Férias de verão. Promessa de descanso, diversão, dias felizes, tempo sem horas marcadas. Nos próximos dias, quero sestas na rede, banhos de mar, horta ao fim da tarde. E jantares prolongados, no jardim. E livros devorados, pela tarde dentro. E filmes, ao serão. Nos próximos tempos, quero mimos dados e recebidos, risos e passeios. Quero dias calmos e simples. E quero chegar ao fim das férias com vontade de voltar ao trabalho, com a sensação de estar como nova. Feliz por ter descansado e pronta para mais um ano.
Deixo-vos imagens do meu primeiro dia de férias:
Algures entre a Terceira e S. Jorge, este grupo de golfinhos brincalhões ofereceu-nos este espetáculo.
S. Jorge
Fajã do Santo Cristo - S. Jorge
Lusco-fusco em Angra do Heroísmo
E agora, o jantar de hoje, depois de uma voltinha na horta, a ver o que havia :) Tão bom!
Creme de beterraba e pastinaca
1 beterraba média
3 pastinacas grandes
1 batata média
1 cebola grande
1 alho francês pequeno
3 colheres de sopa de azeite
água q.b.
sal q.b.
Preparação na Bimby:
Cortar a cebola e o alho francês em pedaços, colocá-los no copo, juntamente com o azeite e programar 5 minutos/ 100 graus/ velocidade 1.
Cortar a beterraba, as pastinacas e a batata em pedaços e juntar ao refogado. Cobrir os legumes com água, temperar com sal e programar 25 minutos, varoma, velocidade 1. No fim, triturar, na velocidade 7.
Preparação tradicional:
Cortar a cebola e o alho francês em pedaços e refogá-los no azeite.
Cortar a beterraba, as pastinacas e a batata em pedaços e juntar ao refogado. Cobrir os legumes com água, temperar com sal e deixar cozer. No fim, triturar.
Cortar a beterraba, as pastinacas e a batata em pedaços e juntar ao refogado. Cobrir os legumes com água, temperar com sal e deixar cozer. No fim, triturar.
Legumes assados
Cozer ligeiramente cenouras baby e beterrabas, cortadas em pedaços (cozi-as a vapor, na varoma, enquanto fazia a sopa).
Misturar 3 colheres de azeite e folhinhas de manjericão canela e regar as cenouras.
Misturar 3 colheres de azeite e tominho e regar as beterrabas.
Num tabuleiro, dispor os legumes, sem os misturar (juntamente com as cenouras e beterrabas, assei cebolinhas, cortadas a meio, e pedaços de funcho - deste, semeado por mim -, regados com azeite de orégãos). Temperei os legumes com sal e pimenta preta e levei ao forno, a assar.
Desejo umas boas férias, com o melhor que possa usufruir! Cada vez mais aprecio ir à horta colher o fruto do que se semeou/plantou. Infelizmente este ano a horta foi pouco produtiva.
ResponderEliminarMuito obrigada, Graça. Colher o que semeámos ou plantámos é uma sensação muito, muito boa. Sinto-me sempre orgulhosa quando colho o fruto do trabalho de meses. Este ano, as colheitas foram tardias, mas, tendo em conta o inverno rigoroso que tivemos, esperava pior.
EliminarUm beijinho,
Ilídia
Um início de férias muito apetecível! Espero que continuem assim :)
ResponderEliminarE tens pastinaca na horta? Que maravilha!
Um beijinho
Teresa
Teresa, estou a acabar a pastinaca, infelizmente. Fiz um canteiro pequeno, só para experimentar. Da próxima vez, tenho de semear mais.
EliminarUm beijinho,
Ilídia
Aproveita bem as férias e descansa.
ResponderEliminarPelas fotos, o início parece ter sido excelente!
Beijinhos
Tenho descansado tanto, Ivone. Dormido, lido, passeado. Tão bom estar de férias :)
EliminarBeijos,
Ilídia
Boas Férias. Esse espectáculo dos golfinhos deve ter sido indescritível...BJNS
ResponderEliminarÉ, realmente. Vê-los no seu ambiente natural, livres, não tem nada a ver com os espetáculos que vemos no jardim zoológico. Muito, muito mais bonito :)
EliminarBeijinhos,
Ilídia
Olá Ilídia:
ResponderEliminarSó para dizer isto: MUITA FELICIDADE:) E dias tranquilos. E comida feita com tempo. E risos leves, cheios de sol.
Um beijo.
Mar
Muito obrigada pelas tuas palavras, querida. Têm sido feitas disso tudo, as minhas férias :) Sol, hoje nem por isso. Aproveitei para ir ao vulcão de que te falei. E foi um dia bonito. Nem só os dias de sol são bonitos :)
EliminarUm beijo,
Ilídia
Querida Ilídia
ResponderEliminarQue sorte a tua viveres num lugar tão bonito como os Açores! As fotos parecem de catálogo de agência de viagens :)
A minha mãe também teve sorte este ano com as pastinacas. Entrarão nas receitas dos próximos dias, antes das férias.
Dias bons para aí, ainda que eu gostasse que viesses ao continente!
Um abraço até ao telefonema.
Guida
Olá, Guida.
EliminarRealmente, vivo numa terra muito bonita. Às vezes, não queria que ficasse tão afastada/ isolada. Mas não se pode ter tudo, não é verdade?
Fico à espera das tuas receitas com pastinacas :) E do telefonema :)
Também gostava de ir ao continente, mas "valores mais altos se alevantam". Este ano, as férias vão ser mesmo por cá.
Um abraço,
Ilídia
Boas férias, Ilídia! Um dia destes levo os meus três rapazes aos Açores :) Eu já estive aí e gostei muito, mas eles não, foi há muitos, muitos anos. Andava na universidade e fui numa viagem com professores de geologia (São Miguel, Faial e Terceira). Ainda hoje guardo com carinho o álbum de fotografias desses dias.
ResponderEliminarUm beijinho
Teresa
Se vieres, estarei cá, para te receber :) As nossas ilhas são muito especiais. Quem cá vem, não esquece. Da próxima, tenta conhecer outras ilhas(com a passagem obrigatória pela Terceira, claro ;), pois são todas muito bonitas e muito diferentes umas das outras.
EliminarOutro beijinho,
Ilídia
Que vontade de estar aí, nesse sítio lindo, e na tua companhia!
ResponderEliminarPreciso de férias e de ver paisagens assim, inspiradoras.
Como os legumes da tua horta, perfeito o creme.
Um beijinho.
Adoraria, querida. Quando quiseres dar-me a honra da tua presença, estarei aqui para te receber. E ofereço-te um creme com coisas da minha horta :)
EliminarUm beijinho,
Ilídia