Uma das vantagens de ter um irmão e uma cunhada a morar mesmo ao meu lado é este intercâmbio, a qualquer momento. Um telefonema e encontramo-nos no muro que divide as duas propriedades e fazemos a troca. Ora é uma que precisa de ovos, ora é a outra que liga a pedir um livro ou um acessório de moda.
Esta receita veio do livro Refeições em 15 minutos, do Jamie Oliver, que foi "passado por cima do muro", depois de a minha cunhada a ter experimentado e me ter falado bem dela. Muito saborosa e fácil de fazer, apesar de eu ter demorado muito mais de 15 minutos a confecioná-la :)
Peru dourado
(adaptado da receita de frango dourado, do livro supracitado)
Ingredientes para as batatas gratinadas:
800 de batatas
3 cebolas
azeite
1 cubo de caldo de galinha
1/2 ramo de salva
100 ml de natas
30 g de queijo parmesão
Peru:
500 g de bifes de peru
alguns pés de alecrim
2 fatias de bacon
Ervilhas:
4 cebolas de rama
300 g de ervilhas congeladas
2 colheres de sopa de polpa de tomate
2 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta
Corte no robô de cozinha as batatas em rodelas finas e depois coloque-as num tacho, cubra-as com água a ferver e tape. Descasque as cebolas, corte-as em rodelas finas e coloque-as na assadeira, adicionando 2 colheres de sopa de azeite, o cubo de caldo esmagado e tempere com sal e pimenta. Espalhe por cima as folhas de salva e leve ao forno, a 200 graus. Mexa com frequência e acrescente um gole de água se começar a pegar.
Tempere o peru com sal, pimenta e as folhas de alecrim. Coloque-o na frigideira, adicionando uma colher de sopa de azeite, e vire-o ao fim de 3 ou 4 minutos, ou até ficar dourado e completamente cozinhado. Corte o bacon em tirinhas, coloque-o na frigideira, juntamente com o peru, e vá virando, durante mais alguns minutos.
Com o auxílio de um coador, escorra bem as batatas e coloque-as na assadeira com as cebolas, misture bem e dispunha numa camada uniforme. Deite por cima as natas, cubra com o parmesão ralado e coloque na grelha superior, sob o grill.
Corte as cebolas de rama em rodelas finas e refogue-as, no azeite. Acrescente a polpa de tomate e deixe cozinhar cerca de um minuto. Junte as ervilhas, tempere com sal e pimenta, e deixe cozinhar mais alguns minutos, em lume brando. Se necessário, acrescente um pouco de água ou vinho branco.
Sirva o peru com as batatas gratinadas e as ervilhas.
Fica certamente uma refeição deliciosa!
ResponderEliminarQue refeição deliciosa...
ResponderEliminarbeijinhos
Olá, Llídia!
ResponderEliminarQue aspecto delicioso ;)... Adorei :)... Bjokas..
http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/
Pois é! Não tenho irmãos mas já tive uma vizinha assim! Era só abrir a porta e plimm! Agora mudou-se :(
ResponderEliminarUma refeição perfeita!
Bom domingo!
Também não sei se levaria apenas 15 minutos para preparar essa refeição. Mas sei que vale a pena pelo aspeto que tem, nem que demore meia hora!
ResponderEliminarBeijinhos e boa semana de trabalho.