Depois do dia bonito e primaveril de ontem, o inverno voltou. Estou, neste momento, à lareira, enroscada numa manta quentinha. Quase me custa a acreditar que as fotografias do post anterior foram tiradas ontem. Ouço o vento lá fora a soprar com vontade e penso que estou farta de casacos de lã. Tenho saudades de jantares no jardim, de dias na praia e de tardes na esplanada. Quero usar sandálias e vestidos de verão. Acho que, depois do rigor deste inverno, não volto a ver esta estação com os mesmos olhos. Foi demasiado de tudo, este inverno. Demasiado vento, demasiada chuva, demasiadas tempestades. Foi um inverno triste. E os tons baços dos dias refletiram-se nos humores. Se, num dia de sol, tudo parece ter solução, num dia cinzento, o mais pequeno obstáculo parece instransponível. E por mais que a razão nos diga que estamos assim por causa do tempo, que não temos motivos para tristezas, a falta de serotonina torna-nos irritadiças e cabisbaixas.
Mas vou-me deixar de lamúrias, até porque as duas receitas que vos trago não combinam com dias tristes e cinzentos. Combinam com toalhas coloridas, cestas de vime, paisagens verdejantes, crianças a correr e passarinhos a debicar migalhas de bolo.
Trança tricolor
200 g de leite
10 g de azeite
40 g de manteiga
2 colheres de chá de sal
25 g de fermento de padeiro
500 g de farinha T 65
1 ovo grande
30 g de queijo da ilha, em pedaços
20 g de ervas aromáticas frescas (usei salsa, tomilho e orégãos) + 2 dentes de alho
1 pedacinho de chouriço (cerca de 10 cm)
1 gema de ovo para pincelar
Coloque no copo o leite, o azeite, a manteiga, o sal, o açúcar e o fermento e programe 1,30 min/ 37 graus/ velocidade 3.
Adicione 250 g de farinha e o ovo e misture 5 segundos/ velocidade 4. Adicione 250 g de farinha e amasse 2 minutos/ velocidade espiga. Retire para um tabuleiro polvilhado com farinha e deixe levedar num local morno cerca de 30 minutos.
Após este tempo, pré-aqueça o forno a 180 graus.
Numa superfície polvilhada com farinha, e com a ajuda da espátula, divida a massa em três partes iguais. Estenda cada uma no formato de um quadrado.
Coloque o copo no queijo e dê três golpes de turbo. Proceda do mesmo modo com o chouriço. Pique as ervas e o alho 5 segundos/ velocidade 5. Sobre um dos quadrados, coloque o queijo; sobre o outro, o chouriço; sobre o último, a mistura de ervas e alho. Enrole cada quadrado, de modo a formar um rolo e entrelace-os, formando uma trança.
Coloque num tabuleiro, forrado com papel vegetal, pincele com a gema e leve ao forno cerca de 35 a 40 minutos (se a trança começar a tostar demais, cubra-a com papel de alumínio).
Preparação tradicional (não testada):
Aqueça um pouco o leite (até estar morno) e desfaça nele o fermento. Acrescente o azeite, a manteiga, o sal e o ovo.
Coloque a farinha numa superfície plana e abra uma cavidade no centro. Junte a mistura anterior e envolva, até obter uma massa homogéna. Amasse bem, até obter uma massa elástica.
Retire para um tabuleiro polvilhado com farinha e deixe levedar num local morno cerca de 30 minutos.
Após este tempo, pré-aqueça o forno a 180 graus.
Numa superfície polvilhada com farinha, e com a ajuda da espátula, divida a massa em três partes iguais. Estenda cada uma no formato de um quadrado.
Rale o queijo, moa o chouriço e pique as ervas, juntamente com o alho.
Sobre um dos quadrados, coloque o queijo; sobre o outro, o chouriço; sobre o último, a mistura de ervas e alho. Enrole cada quadrado, de modo a formar um rolo e entrelace-os, formando uma trança.
Coloque num tabuleiro, forrado com papel vegetal, pincele com a gema e leve ao forno cerca de 35 a 40 minutos (se a trança começar a tostar demais, cubra-a com papel de alumínio).
Fonte: Adaptado de Bimby - Momentos de Partilha, Julho de 2012
No Receitas ao Desafio, podem encontrar uma receita de muffins salgados. Fica a foto.
Olá...
ResponderEliminarAdorei as fotos e apresentação que está de 5 ***** :).... Beijocas...
http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/
Que óptima sugestão! São estas receitas que nos animam nesses dias mais cinzentos...
ResponderEliminarBeijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/
A trança ficou divinal! Mas não provei os muffins, não os vi!
ResponderEliminarMas pelo aspeto, devem ter ficado maravilhosos ;)
Beijos e boa 6ª feira para vocês.
Maria
que bom aspeto!!!! Parabens
ResponderEliminarQue óptimo aspecto...
ResponderEliminarBeijinhos e um bom fim de semana :)
Melhores dias virão de certeza,mas até lá uma fatia dessa trança e um cházinho reconfortam as tristezas!
ResponderEliminarBjoka
Rita
Seu blog é realmente fantástico. Já sou seguidora, mas toda vez que passo por aqui, me surpreendo muito positivamente. Beijos, Paula
ResponderEliminarPor cá os dias têm estado bons Ilídia!
ResponderEliminarHoje fomos à praia e ontem comprei coisas novas para plantar!
Novas aromáticas no alpendre :) E sol, muito sol :)
Que trança linda, salgadinha, perfeita para um piquenique!
Um beijinho.
Olá, a trança ficou com um aspeto delicioso. Com o aproximar da hora do lanche dá-me vontade de meter a mão no ecrã e tirar uma fatia.
ResponderEliminarParabéns pelo blogue :)
Ficaram mesmo bonitos.
ResponderEliminarKiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html