domingo, 27 de janeiro de 2019

Citrinos. E uma receita de ervilhas.




Tu agora pões laranja em tudo?, perguntou o meu marido, depois de ter levado com comida temperada com laranja pela terceira ou quarta vez numa semana. De facto, tenho abusado um bocadinho. Laranjas, tangerinas, limões. Para além do sabor, são lindos! Na árvore ou numa taça, como decoração. Não há nada mais bonito no centro de uma mesa. 
Há dias li que o cheiro dos citrinos tem propriedades calmantes, que basta uma inalação rápida para despertar em nós sensações de bem-estar. Acho até que vou começar a levar taças com limões para aquelas reuniões demoradas. De vez em quando, uma snifadela no limão. Não me parece mal. Quando alguém se exaltasse, oferecíamos-lhe delicadamente uma rodelinha de limão. Olha, cheira lá isso um bocadinho que passa! Ou quando fôssemos nós os exaltados. Quando nos sentíssemos à beira do ataque de nervos, recorreríamos à fiel rodelinha de limão. Pensando bem, talvez seja meio estranho andarmos a cheirar limão. Mas podemos sempre recorrer ao correto chá. Acho que vou experimentar um destes dias.
O que trago hoje é daquelas receitas simples, que faço imensas vezes, à qual acrescentei ontem o twist da laranja. Gostei imenso do contraste. Convém irmos provando, à medida que vamos raspando, para adaptarmos a quantidade ao nosso gosto. É um acompanhamento fácil e muito rápido. Havendo um saco de ervilhas no congelador, em 15 minutos, está feito. Estas acompanharam uma coxa de pato confitado, juntamente com puré de batata. 

Ervilhas com laranja


1 kg de ervilhas congeladas
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola média, picada
2 dentes de alho, picados
1 colher de sopa de pasta de tomate
1 colher de sopa de molho inglês
1/2 dl de vinho branco
sal e pimenta preta a gosto
raspas de laranja (opcional) - quando não uso, tempero com uma folha de louro

Refogar a cebola e o alho no azeite até a cebola estar translúcida. Juntar a pasta de tomate e o molho inglês. Mexer e deixar apurar cerca de 1 a 2 minutos (dependendo da pressa). Acrescentar as ervilhas,  o louro (se usarmos), regar com o vinho, tapar o tacho e deixar cozinhar cerca de 10 minutos, em lume brando. Temperar com sal e pimenta. No fim, acrescentar as raspas de laranja e servir.




Ficam ainda fotografias do meu fim de semana. Um sábado de sol, que me pôs a sonhar com a primavera. Um dia dedicado aos pequenos prazeres. Portas abertas, gatos na relva, flores frescas na jarra e comida boa na mesa. What else? 









Desejo uma boa semana a quem por aqui passa!


7 comentários:

  1. Pode também partilhar a receita da coxa de pato?
    🌸🌼
    Fatima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Fátima, o pato confitado é uma especialidade francesa e vem já pronto, normalmente em lata. É só levar ao forno. Consegue encontrá-lo em lojas gourmet. Na Terceira, encontro-o congelado na loja Frimário. É muito saboroso é adequado a dias de preguiça ☺️

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
    3. Vou procurar no Corte Inglês. Fiquei com vontade de fazer as ervilhas 🌸
      Fátima

      Eliminar
  2. Adoro o seu testemunho de vida. Adoro. É tão inspirador. Bem haja.

    ResponderEliminar
  3. E eu adorei as suas palavras! Obrigada :)

    Beijinho,

    Ilídia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.