sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Aconchego. E um bolo invertido de chocolate e pera rocha.


Cocooning. Hygge. Dois termos que se tornaram moda. Estrangeirismos que, no fundo, não acrescentam muito. Designam aquilo que sempre existiu: um gosto pela casa, pelas coisas quentinhas e que nos fazem bem. Uma vela perfumada (ou muitas), uma lareira a crepitar, uma manta fofa, flores numa jarra, gatos a ronronar, um livro aberto no sofá. E um bolo no forno. De preferência com fruta que carameliza lentamente e difunde aromas que tornam a casa ainda mais casa. Nesta altura, a casa sabe melhor do que nunca. E não poder usufruir dela e usá-la quase como restaurante e dormitório é algo que não me faz bem. Faz-me muito mal, até. Preciso disto. De fazer refeições sem ser a correr. De observar as coisas ao meu redor. De fazer festas aos meus gatos e deixar-me contagiar pela sua paz. De ir para a cozinha e cozinhar não apenas para alimentar, mas para mimar. Misturar farinha, chocolate, baunilha e outras coisas perfumadas. Ver o milagre que é um bolo a crescer dentro do forno. Talvez por isso goste tanto de fazer bolos. Porque o encanto de transformar farinha e ovos e mais uma outra coisa num bolo nunca se perde. 
Hoje, apeteceu-me misturar chocolate com pera rocha. Uma combinação clássica, que nunca desilude. Em vez de um bolo grande, fiz dois, mais pequenos. Um para comermos ao lanche e outro para oferecer. Nada como dar um bocadinho de carinho em forma de chocolate a alguém que contribui para aumentar a felicidade de quem vive nesta casa.

Bolo invertido de chocolate e pera rocha




Ingredientes:
1 chávena* de farinha para bolos, com fermento
1/3 de chávena de cacau em pó
1 pitada de sal
1/4 de chávena de manteiga
100 g de chocolate negro (70% cacau), partido em pedaços
3/4 de chávena de açúcar amarelo
3 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha 
1/2 chávena de leite gordo
3 peras rocha, descascadas, cortadas em fatias grossas

Começar por forrar, com papel vegetal, uma forma redonda ou de bolo inglês (fiz dois bolos pequenos, em duas formas de bolo inglês).
Numa tigela de tamanho médio, misturar a farinha, o cacau em pó e o sal. 
Derreter a manteiga e o chocolate (em banho maria ou no micro-ondas). Depois de derretida, verter a mistura para uma taça grande, adicionar o açúcar e bater, com a batedeira, cerca de 3-4 minutos. Juntar os ovos e a baunilha e continuar a bater, até estar tudo bem misturado. Com a batedeira em funcionamento, misturar, alternadamente, o leite e a mistura de farinha e cacau.
Polvilhar o fundo da(s) forma(s) com açúcar e, sobre este, colocar a pera. Cobrir com a massa e levar ao forno, aquecido a 180 graus, durante cerca de 25 minutos (se optarem por fazer um único bolo, maior, deverão aumentar o tempo de cozedura para cerca de 45 minutos - para verificar se está cozido, a melhor forma é fazer o teste do palito).
Desenformar o bolo, com cuidado, e polvilhar com açúcar confeiteiro.

*240 ml




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.