domingo, 7 de outubro de 2018

Sabores de outono: maçã e canela

´

Nunca sinto falta da estação que finda. Ou pelo menos, o sentimento nunca dura muito. Mesmo quando se trata do verão. Aproveito-o até ao fim. Mas recebo sempre com agrado o outono. Antes, dizia que era esta a minha estação preferida. Agora não sei, que com a idade fui-me tornando mais solar. Não importa. Afinal, nem tudo tem de estar rotulado por ordem de preferência. Sei que continuo a gostar muito desta estação de aconchego. Das flores, das primeiras folhas que caem, da primeira noite em que apetece cobertor, de gatos ronronantes, que começam a preferir sofá a jardim. Este ano, uma surpresa: a minha macieira deu fruto. Fui colher, com o Manel, as maçãs pequeninas e pouco doces, pouco  apropriadas a serem comidas ao natural. Entre mais uma compota ou uma tarte, optei pela segunda. Como não queria nada trabalhoso nem pesado - foi feita num dia de semana -, escolhi uma receita básica do livro da Bimby.
Há quem adapte receitas de família à Bimby. Eu costumo fazer o contrário. Adapto receitas da Bimby ao método tradicional, para partilhar com quem não tem a máquina. Algumas valem muito a pena. Esta tarte de maçã é uma delas. Saborosa e muito fácil de fazer, já que não envolve rolo nem tarteiras revestidas a massa. Quanto a mim, falta apenas um pormenor à receita original: canela. Não concebo uma tarte de maçã sem canela. É das minhas combinações preferidas. Aqui está, então, a receita, com as maçãs pequeninas e acres do meu jardim e o toque quente da canela.

Tarte de maçã 

  • 6 maçãs (usei 8, pequeninas)
  • Sumo de 1 limão 
  • 1 ovo 
  • 2 gemas 
  • 150 g açúcar 
  • 130 g manteiga 
  • 170 g farinha 
  • 2,5 colheres de chá de fermento para bolos 
  • 1 pitada de sal 
  • Canela q.b.

Pré-aquecer o forno a 180 graus.
Descascar as maçãs, cortá-las em quartos e de seguida laminá-las finamente sem chegar até abaixo, regar com o sumo do limão, polvilhar com canela a gosto e reservar.
Bater vigorosamente o ovo, as gemas, o açúcar e canela (opcional). Adicionar a manteiga e continuar a bater, até estar  bem incorporada.
Envolver a farinha, o fermento e o sal e a canela, sem bater.
Verter o preparado para uma forma de fundo amovível. Colocar por cima os quartos de maçã laminada, com a parte cortada voltada para cima.
Levar ao forno cerca de 30 minutos (testar a cozedura com um palito). 

Retirar do forno, deixar arrefecer, desenformar e polvilhar com açúcar em pó, através de um passador.

Deixo ainda uma descoberta deste fim de semana. Uma menina talentosa que encantou ontem à noite no AngraJazz, um festival que acontece todos os anos por esta altura em Angra do Heroísmo.


Para terminar, quero pedir desculpa a quem tem deixado comentários e não tem obtido resposta. Não sei o que se passa, mas não consigo responder aos comentários neste blogue. Já andei a ler sobre o assunto, mas não consigo resolver o problema sozinha. Já aconteceu a alguém? Alguém sabe como resolver? Obrigada!

2 comentários:

  1. Que bom que está de volta 🌷
    Vou fazer esta tarte
    Fátima

    ResponderEliminar
  2. Mais uma receita para apontar e fazer :) Bjinhos e obrigada!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.