quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Vamos aos figos?

As minhas idas aos figos, com o meu pai, requerem tempo. Acabamos sempre por nos perder no pomar. Os figos são o pretexto para uma visita às outras árvores. Gosto de ver a fruta nas suas várias fases. Quase madura ou ainda jovem, à espera do outono ou do inverno. O ritmo das estações impressiona-me sempre. Olhar para os ouriços que guardam as castanhas até fins de outubro. E ver as laranjas e as tangerinas pequenas e verdes, que havemos de colher lá para o inverno. Há coisas que ainda estão certas. Por enquanto. Lemos as notícias sobre os efeitos das alterações climáticas e apercebemo-nos de que, não tarda muito, começaremos a senti-los. Por isso, os figos, nesta altura, as castanhas, no outono, e os citrinos, no inverno, são uma forma de apaziguar os nossos receios. É como se esta normalidade nos dissesse que ainda está tudo bem. Vamos fazendo a nossa parte, que sabemos que de pouco vale, e esperamos que quem manda no planeta ganhe juízo e faça alguma coisa por nós. 

Este ano, os figos estão atrasados. Ainda estão duros e enfezaditos. Pelo menos os nossos. Ainda assim, ontem, eu e o meu pai fomos tentar a nossa sorte. Entre duas figueiras, colhemos os primeiros. A safra não foi abundante, mas deu para matar o desconsolo. O primeiro foi comido ao pé da figueira, descascado à mão, tradição de que não prescindo. Alguns foram partilhados com amigas, à beira-mar, onde sabem ainda melhor. Os que restaram serão transformados em bolo. Nunca fiz bolo de figo fresco e pretendo experimentar. 











Entretanto, lembrei-me de pôr figos a adornar uma salada de fim de verão. O contraste entre o doce do figo e o salgado do queijo halloumi resultou na perfeição. Para um pouco de proteína e de cor, dois ovos cozidos, com a gema encruada. A acompanhar, um copo de vinho branco. 


Salada de verão 
com figos grelhados, ovo e queijo halloumi

Ingredientes para uma pessoa:
Alface ou mistura de folhas (usei alface roxa + folhas de manjericão)
2 ovos
3 fatias finas de queijo halloumi
2 figos 
nozes a gosto
orégãos e azeite q.b.

Para o vinagrete de mel: 1 colher de sopa de azeite; 1 colher de chá de vinagre balsâmico; 1 colher de chá de mel de rosmaninho; flor de sal e pimenta preta q.b.; cebolinho picado (opcional).





Preparação:
Comecei por cozer os ovos, segundo o seguinte método: cobri os ovos com água e deixei ferver; desliguei o fogão, tapei o tacho e deixei que os ovos cozessem durante 4 minutos (cf.  imagem abaixo); por fim, transferi-os para uma taça com água gelada, para parar a cozedura.
Entretanto, coloquei a alface e o manjericão numa taça.
Levei ao lume um grelhador, com um fio de azeite. Cortei os figos ao meio e coloquei-os no grelhador, com a parte cortada voltada para baixo. Grelhei ainda o queijo halloumi, polvilhado com um pouco de orégãos. Virei tanto os figos como o queijo e deixei que grelhassem do outro lado. 
Descasquei os ovos, cortei-os ao meio, e coloquei-os sobre a salada, bem como os figos e o queijo. Polvilhei com um pouco de nozes e verti com o molho vinagrete (para o fazer, é apenas misturar num frasco todos os ingredientes e agitá-lo bem). Finalizei com um pouco de pimenta preta, moída sobre os ovos. Simples, não?


                                                                                                           Imagem daqui

6 comentários:

  1. Tem um aspeto delicioso e fácil😋

    Vou tentar fazer😉😙

    ResponderEliminar
  2. Faz, Carlinha. É fácil, fácil!

    Beijinhos,

    Ilídia

    ResponderEliminar
  3. Muito bom aspecto! Acerca dos ovos, gosto do dois ao dez! :)

    ResponderEliminar
  4. É, de facto uma combinação muito feliz, essa variante de acre e doce com o Halloumi e os figos 😊

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.