Ainda que fosse só por esta dica, já teria valido a pena comprar o livro Brunch, da Joana Limão. De facto, estes são os melhores ovos mexidos que já provámos. E o truque é simples: separar as claras das gemas e juntar estas apenas no fim. Assim, consegue-se uns ovos húmidos e cremosos, perfeitos para um pequeno-almoço preguiçoso ou para um jantar leve, quando há pouco tempo ou pouca vontade para a cozinha.
Ingredientes para três:
6 ovos
1 colher de sopa de azeite
sal e pimenta preta a gosto
cebolinho e salsa a gosto
Separar as gemas das claras e reservar as gemas, tapadas.
Aquecer o azeite numa frigideira. Bater as claras ligeiramente (na receita original, não é pedido, mas pareceu-me melhor) e começar a mexer, envolvendo-as com uma espátula até estarem cozinhadas. Reservar até 5 minutos antes de servir.
No último minuto, juntar as gemas, mexendo, deixando-as ao lume apenas o tempo suficiente para cozerem ligeiramente, mantendo-se húmidas e cremosas. Temperar com sal e pimenta.
Servir sobre fatias de pão torrado e finalizar com ervas frescas (cebolinho ou salsa, por exemplo).
A foto não é de um pequeno-almoço nem brunch, mas sim de um jantar tardio de domingo, por isso enriqueci o prato com cogumelos salteados.
Estamos sempre a aprender:) Nunca tinha visto esta possibilidade. E sim, vou experimentar. E com a tua adaptação de bater as claras um bocadinho. É isso que marca a diferença. Há as receitas puras e simples. Dos livros, das revistas. E há as receitas com vida(s) dentro. Experimentadas, adaptadas, vividas. Bom assim.
ResponderEliminarUm beijo grande de bom fim-de-semana. Tão bom pensar na possibilidade de dias bons, depois da tempestade interior das últimas semanas. Obrigada a ti. Foi bom ter falado contigo e pensar em coisas boas a haver.
Mar
Pois, também nunca me tinha ocorrido. Mas faz todo o sentido pôr as gemas no fim. É muito mais fácil controlar o ponto, sem nos preocuparmos com as claras :)
EliminarQuanto a isso das receitas dos livros e das revistas, confesso que às vezes não mexo. Se me parecem perfeitas, não ouso mudar nada. Mas isso, de certa forma, também reflete espírito crítico, não é verdade? ;)
Um bom fim de semana para vocês. Com comida (ainda de dieta) saborosa. Não tarda nada, comem o tal cabrito e bebem o tal vinho, para comemorar :)
Também gostei de falar contigo :)
Um beijo,
Ilídia
Os ovos, adoro, mas do que gostei mesmo foram das imagens.
ResponderEliminarBeijo
Obrigada, Nina :)
EliminarUm beijo,
Ilídia
Querida Ilídia,
ResponderEliminarhá tanto tempo que não deixo rasto de passar por aqui, ainda que continue a passar sempre. Porém, hoje tive vontade. Não só porque gostei da sugestão culinária, mas porque reparei que também andas às voltas com o Karl. Eu vou no 3º, depois da saga da Ferrante de que li o primeiro quando ainda não se falava desta «misteriosa« escritora. O norueguês é muito sem filtros e deixa-me arrasada mas, ainda assim não resisto.
Um abraço de saudades,
Guida
Querida Guida,
Eliminarhá muito que não falamos. Temos de tratar disso :)
Estou apaixonada pelo Karl Ove. E um bocadinho frustrada também. Acabei o primeiro volume, já encomendei os outros, mas a greve dos estivadores (não me lembrei dela e não paguei portes de avião) está a atrasar a entrega. Gostei tanto, tanto do primeiro. Aquele homem tanto fala de literatura e de morte como de marcas de detergente. E é de uma honestidade desconcertante. Quanto à Elena Ferrante, também vem a caminho. Chega no fim de semana, pela filha de uma amiga minha. Coisas que só um insular percebe, creio ;)
Um abraço para ti também,
Ilídia
Gosto muito de ovos mexidos. Humm..
ResponderEliminarTão bom!!
Bjinhos!!
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
Experimente estes, então. Super cremosos!
EliminarTudo de bom para si também :)
Beijinhos,
Ilídia