domingo, 11 de março de 2012

Uma manhã na cozinha

Hoje, o Manuel acordou às 7:30. Durante a semana, temos de o arrancar da cama, muito contrariado, para o levar ao colégio. Ao fim de semana, acorda fresquíssimo, a estas horas. Cheio de energia. Enquanto toma o pequeno-almoço, a pergunta: Mãe, o que vamos fazer? Àquela hora, com ele constipado e com um tempo pouco apetecível, as opções não eram muitas. Depois de pensar um pouco, sugeri-lhe que fôssemos para a cozinha. Siiiiiim! Vai ser divetido!
Tenho a fruteira cheia de limões, pois o limoeiro do meu pai está bastante generoso, este ano. Pensei num pão que tinha marcado há algum tempo. Os dois de pijama e robe, dirigimo-nos à cozinha. Ele quis ajudar. Espremeu os limões (tarefa que eu tive de finalizar, claro) e pôs os ingredientes na Bimby. Enquanto a massa levedava, de vez em quando, ia espreitar. Em vez de fazer o pão numa forma de bolo inglês, como é sugerido na revista de onde retirei a receita, formámos uma flor. Deixei-o pincelar a massa com leite e polvilhar o pão com as sementes. Insistiu para provar o bolo, mal este saiu do forno. Apesar do sabor ácido, aprovou: Hum, que bom!



Pão de limão e sementes de papoila (feito a quatro mãos)
Ingredientes:
30 g de sementes de papoila
raspa de 1 limão
130 g de sumo de limão
120 g de água
30 g de manteiga
60 g de açúcar amarelo
25 g de fermento de padeiro fresco
530 g de farinha de trigo, tipo 65
1/2 colher de chá de sal
1 ovo
Leite para pincelar
manteiga ou spray de cozinha para untar a forma
papel vegetal

Preparação na Bimby:
Numa frigideira, torre as sementes de papoila, juntamente com a raspa de limão. Reserve.
Coloque no copo, o sumo de limão, a água, a manteiga, o açúcar, o fermento e programe 2 minutos, 37 graus, velocidade 2. Adicione 230 g de farinha, o sal e o ovo. Envolva 5 segundos, velocidade 6.
Adicione os restantes 300 g de farinha, reserve uma colher de sopa de sementes de papoila para polvilhar o pão e adicione as restantes à massa. De seguida, amasse 2 minutos, velocidade espiga.
Retire a massa, forme uma bola e deixe levedar num local morno, até que dobre de volume.
Unte uma forma redonda (sem buraco). Forre-a com papel vegetal (costumo humedecê-lo, para que se adapte com maior facilidade à forma) e unte-o.
Faça um rolo com a massa e corte em fatias, com cerca de 3 dedos de espessura. Disponha-nos em forma de flor, como podem ver na foto. Pincele com leite e polvilhe com as sementes reservadas.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus.
Sirva com compotas.

Fonte: Inspirada numa receita de Pão com sementes de papoila, laranja e figos, da revista Bimby - Momentos de Partilha, de fevereiro de 2012.

Preparação tradicional (não testada):
Numa frigideira, torre as sementes de papoila, juntamente com a raspa de limão. Reserve.
Numa tigela, coloque o sumo de limão, a água (morna), o açúcar, o fermento e bata, com uma batedeira, até estar tudo bem misturado. Adicione 230 g de farinha, o sal e o ovo e amasse, com as mãos. Adicione os restantes 300 g de farinha, reserve uma colher de sopa de sementes de papoila para polvilhar o pão e adicione as restantes à massa. Amasse bem, até obter uma massa fofa.

Retire a massa, forme uma bola e deixe levedar num local morno, até que dobre de volume.
Unte uma forma redonda (sem buraco). Forre-a com papel vegetal (costumo humedecê-lo, para que se adapte com maior facilidade à forma) e unte-o.
Faça um rolo com a massa e corte em fatias, com cerca de 3 dedos de espessura. Disponha-nos em forma de flor, como podem ver na foto. Pincele com leite e polvilhe com as sementes reservadas.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus.

Comemo-lo ao lanche, com compota e cappucino, cuja receita podem consultar aqui.


Nota: O pão fica muito fofo. É ideal para o pequeno-almoço ou lanche. Tem um sabor intenso a limão, por isso, se desejarem um pão mais suave, podem aumentar a quantidade de açúcar e substituir uma parte do sumo de limão por água. Eu gosto assim, servido com uma compota docinha, a contrastar. Acre e Doce, portanto :)

E a primavera está a chegar. As minhas orquídeas começaram a florir. E é uma excitação sempre que há mais uma flor. O Manel adora assistir ao fenómeno. Mãe, olha, mais uma! Se, pelo contrário, uma flor murcha e cai, Coitadinha de ti, mãe! A tua flor morreu! 



13 comentários:

  1. Mais que belo ajudante de cozinha =) O meu Tomás também ajuda a avó na cozinha, e diz que já sabe fazer bolo de abacaxi... O pão ficou com um aspecto delicioso. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O teu Manuel e o meu António devem ser assim como nós as duas: cheios de convergências:) Também é matinal, o meu filho. Não é que demore muito a acordar nos dias de escola. Mas tenho de o chamar. Nos dias de ficar em casa, não. Parece que acorda para um ofício ou isso. E estão certos, o ofício deles é o de brincar. No fundo, estão só a ser pontuais:)
    Fiquei com imensa vontade de experimentar o teu pão acre e doce. Talvez reduza um bocadinho a quantidade de limão, mas quero tentar. Para fazer o pleno, talvez o António desse uma ajuda:)
    Lindas, as tuas fotografias. Rituais, todas elas. De celebração.

    Uma boa semana para ti.

    PS: A Babette esteve cá em casa, no sábado. Lembrámo-nos de ti. Como não podia deixar de ser. O mar, de vez em quando, só atrapalha:)

    ResponderEliminar
  3. Ai... como eu conheço essa história... repete-se todo o santo sábado e domingo... será que é uma coisa que está no código genético e desaparece com a idade??? É desesperante :s
    Mas devo confessar que desta vez valeu a pena só para sermos brindadas com esse pão de aspeto maravilhoso! Vou levar a receita comigo para o próximo sábado (já sei que tb vou ter um galito a fazer cócórócócó ás 7h30 da manhã...)
    Bjinhos e boa semana (a lutar para o arrancar da cama!)
    P.S.: As fotografias estão lindas ☺

    ResponderEliminar
  4. Os meus são iguais! Mas com um ajudante a altura só podia ter saido um delicioso pãozinho!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Os meus filhos só ao sabado é que acordam cedissimo... durante a semana (para ir para a escola) e ao domingo (para irem para a catequese) se os deixarmos dormem ate ao meio dia...

    Geralmente eles também gostam de me ajudar na cozinha ehehehehehe...entao quando é massas de pao ou rissois é uma maravilha, andam sempre com os rolinhos da massa pequeninos a tende-la!!!

    Quanto ao paozinho... delicia, vou levar a receita porque eu adoro o sabor citrico!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Que lindo pão acho que iria gostar. Servido com uma compota como tu sugeres deve ser delicioso. E o teu ajudante foi 5 estrelas ;)
    O meu domingo foi parecido com o teu, não vi um, mas dois filmes :)Fui para cozinha de tarde e caprichei no jantar :)

    Beijinhos

    P.S- As tuas orquidias estão lindas!

    ResponderEliminar
  7. Lá está, pãozinho maravilhoso. Adoro pão ou bolos com a combinação limão + sementes de papoila :)
    E essas orquídeas? lindas lindas! Em casa tenho um vaso com orquídeas rosa bem forte. São uma flor que gosto muito, especialmente por terem o nome da minha mãe :p

    ResponderEliminar
  8. Que engraçado! Uma manhã cheia de energia e em família. Sempre é bom ir para a cozinha a quatro mãos.
    Ando tentado a fazer esse pão desde que o vi na revista (não tenho bimby, mas adoro as ideias da revista!) e adorei o formato que deste ao teu. Lindo!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Ficou uma flôr linda e bem perfumada de limão!

    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  10. E que bela manhã passaram...ficou lindo o pãozinho, super fofo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Adorei as fotos. Adorei o relato do acordar cedo. Cá por casa é o mesmo, e, se antes era eu que o fazia agora são os mais pequenos :) Nada como saborear estes pequenos momentos de ternura.

    ResponderEliminar
  12. Um pão a 4 mãos tem logo outro sabor, e o teu parece delicioso.
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.