quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Truta salmonada no forno e falta de tempo

Há dias assim. Dias em que não há tempo. Dias em que o que apetece é sair e comprar comida feita. Não digo que nunca optei por esta solução fácil, no entanto, evito-a. Quando tenho pouco tempo para fazer o jantar, peixe assado é uma opção sensata. Basta temperar o peixe e colocá-lo no forno, juntamente com umas batatas e temos comida na mesa. Comida caseira, saborosa e, sem dúvida, mais saudável do que uma pizza comprada. 

Truta salmonada no forno com alho, salsa e La Chinata
1 truta salmonada, de tamanho médio
1 cabeça de alho
1/2 colher de café de paprika picante La Chinata (ou outra pimenta, a gosto)
1 ramo de salsa pequeno
azeite q.b.
vinho branco q.b.
sal q.b.
batatas pequenas próprias para assar

Na peixaria, pedi que cortassem a truta a meio, no sentido longitudinal. 
No fundo de uma assadeira, coloquei um pouco de azeite e o peixe. Temperei-o com os dentes de alho, esmagados, a salsa, picadinha, um pouco de sal e a paprika. Reguei-o com um fio de azeite e um pouco de vinho branco. Levei ao forno. Servi com batatas assadas.

15 comentários:

  1. Que belo peixinho!!!Ficou com um aspecto delicioso...

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Sem duvida nenhuma que um bom peixe assado vale mais que mil pizas, pelo menos para mim que adoro peixinho e não sou fã de pizas, como, gosto, mas não morro de amores por elas. Já este prato gosto e muito
    Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Por mim podia comer peixe todos os dias, porque acho que nunca me iria fartar! Quanto não vale um peixinho assado comparado com uma refeição pré cozinhada!
    O teu peixinho ficou com muito bom aspeto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro truta, e teu prato ficou lindo !!! JInhos

    ResponderEliminar
  5. Cá em casa, e para o chefe de família, truta que é truta tem de ser de escabeche e feita por ele, coisas de pessoal transmontano habituado a peixe do rio. Pessoalmente, e por esta razão, nunca provei a truta de outra forma. Acredito, no entanto, que quando ele vir estas imagens vai, de certeza, render-se aos encantos desta receita.
    Gostei muito.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  6. Ilídia,
    Que belo peixinho... Uma refeição saudável e bem equilibrada : ) Alem de ser uma delicia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Por aqui também se evita o facilitismo de mandar vir comida. Acho sempre que consigo preparar uma refeição express ( como diz a Nigella).
    A sua truta tem o melhor aspecto do mundo!
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Ilídia sem dúvida bem melhor que uma pizza, eu gosto imenso de truta salmonada e já não como à uns tempos por cá não é muito fácil encontrar.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Olá Ilídia:

    Voltámos a coincidir na escrita. Embora eu tenha acabado de escrever que vou parar um bocadinho. Não por ser uma coisa de férias ou isso. Sabe bem que quem dá aulas não tira férias nesta altura. Queria muito contar-lhe porquê parar. Mas não posso aqui. Mas posso dizer-lhe que gosto muito de vir aqui. E entender as rotinas e os códigos. Coisas que as mulheres partilham sem que seja necessário verbalizar tudo. Creio que é por aí.

    Um beijo de boa noite. Espero que os seus dias deixem de ser longos. E coisas boas. Muitas, que merece.

    Mar

    PS: Gosto muito de truta salmonada. Um peixe delicado. Ideal para o fim de um dia longo. E sim. Muito melhor que outras versões rápidas.

    ResponderEliminar
  10. Mas que bem Ilídia...bem diferente e uma delicia...bjokitass

    ResponderEliminar
  11. A tua refeição está um luxo, dá gosto olhar para o aspecto com que ficou, também eu pertenço ao grupo dos que apreciam um bom peixinho;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Sem dúvida uma refeição magnífica e bem saudavel.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Nada melhor que a comida caseira ao fim de um longo dia de trabalho. E prova disso são as receitas práticas como esta que nos permite satisfazer o paladar sem perder muito tempo.
    É a primeira vez que visito o seu blogue e adorei por isso vou adicioná-la nos meus favoritos, espero que não se importe.
    Bjinhos*

    ResponderEliminar
  14. Nem mais, comida caseira e peixe é sempre a melhor opção. Quando estive nos Açores tive a oportunidade de pescar trutas na lagoa do fogo, uma experiência única, que depois pudemos degustar.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.