terça-feira, 30 de agosto de 2011

Doce de ameixa com vinho do Porto

Gosto de ouvir uma compota a borbulhar. A "ferver de pulo", como dizia a minha avó. Gosto desta expressão, um tanto ou quanto metafórica. E faz sentido. Realmente, parece querer saltar do tacho. No caso das minhas compotas, das máquinas. A compota a saltar da máquina. (Ao escrever esta frase, lembrei-me de Álvaro de Campos :) Pulos de alegria por saber que vai fazer alguém feliz. Esta tem alegrado as minhas manhãs, a barrar pão, panquecas ou waffles. 


Ingredientes:
500 g de ameixas
250 g de açúcar
1 colher de sopa de vinho do Porto

Preparação (na MFP):
Comecei por descaroçar as ameixas. Coloquei-as, juntamente com os restantes ingredientes, na MFP e selecionei o programa compotas.

Confesso que nunca fiz doces no tacho (Shame on me!), mas, segundo o que tenho lido, é relativamente simples: colocar os ingredientes, mexer até fazer ponto estrada.




14 comentários:

  1. Perfeita!!!Imagino-a correr por um requeijão abaixo!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Nem pensar utilizares "Shame on you". A nossa geração é a geração dos "gadgets" e dominamos todos os "kitchen appliances" que aparecerem no mercado. Todos servem para facilitar a nossa vida.
    Saiste-te muito bem com este doce na tua MFP! Receita anotada!
    BJ
    Patrícia

    ResponderEliminar
  3. Está lindo Ilídia, ficou mesmo bem!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Está linda a tua compota, Ilídia!Eu gosto muito de compotas e desde que começaram a calhar-me bem nunca mais comprei. Vou fazendo com os frutos da época e também ofereço. Eu faço sempre os doces no tacho, só fiz uma vez na máquina de pão...Acho que ficam mais no "ponto" no tacho e depois pasteurizo os frascos para durarem bastante tempo.É uma forma muito boa de aproveitarmos as frutas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que cor fantástica tem esta compota. Adorei
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. ESSE DOCE FICOU MAIS QUE PERFEITO...ADOREI.
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Ilídia,
    Esse doce deve ser uma maravilha... O vinho do Porto deve ter dado um sabor delicioso : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adoro compotas e o processo de as fazer da forma tradicional. Pelo que me dizem, as máquinas tornam tudo mais rápido e prático. Acredito e vejo vantagens. Mas para mim, fazer uma compota é quase uma terapia. Ver lentamente a fruta a transformar-se noutra coisa, igualmente boa, mas inteiramente diferente. Ter um compromisso de tempo e atenção com aquele alimento torna-me mais serena... Mas esta compota deve ser deliciosa. A imagem é digna de livro.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Ontem à tarde foi dia de compotas por aqui.
    Também fiz de ameixa vermelha mas ficou rosada;) A tua ficou com uma cor magnifica!!!!!
    Curiosamente nunca fiz na mfp meti na cabeça que deve fazer uma sujeira...
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  10. Nham nham finalmente mostras a receita da compota e pela foto e pela cor dá vontade de pedir para enviares um frasquinho pelo correio. Quanto ao Álvaro... bem já algum tempo que não o via. E sim, será sempre o homem das máquinas, O Futurista. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Linda que ficou! Cor maravilhosa!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Que linda cor ficou o teu doce! Apetecível!
    Tenho que começar a pensar (devagarinho) em preparar os meus doces para os cabazes de natal!!! Bela sugestão.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Belo doce. Gostei imenso do seu blog.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.