domingo, 3 de julho de 2011

Muffins de morango para um piquenique na terra dos toiros

Não gosto de acampamentos. Nem de piqueniques. Sempre preferi o conforto. Dormir numa cama e comer numa mesa bem posta. Sem poeira nem insetos.Também nunca gostei da festa brava. Apesar de esta fazer parte integrante da cultura terceirense, nunca apreciei. Com a idade, tornei-me até contra. Tento não ser fundamentalista e compreender. Respeitar. Porém, não consigo entender como alguém pode rejubilar quando se crava um ferro num animal. Na Terceira, embora também se cultivem as touradas de praça, as mais apreciadas são mesmo as touradas à corda. Apesar de eu achar que o animal sofre, ao ser obrigado a correr, preso a uma corda, sob um calor abrasador, são muito menos violentas do que as primeiras. 
O meu filho, aos três anos, adora touradas. Assim como os seus amiguinhos. Adoram brincar "aos toiros". Agarram-se todos a uma corda e gritam "Eh toiro!". Enquanto a mania não lhe passa (tenho esperança de que passe), vou-me rindo, fotografando e alinhando nas brincadeiras. 
Ontem, passámos grande parte do dia "no mato", a zona interior da ilha, onde vivem os toiros. Sabendo da aficion das crianças, o local escolhido para o piquenique de final de ano do colégio do meu filho foi um tentadero, onde as crianças puderam conviver com os toiros. Puderam ver os capinhas a tourear e puderam eles próprios brincar "aos toiros". Sem toiro, claro. Na brincadeira, o toiro teve que ser imaginado. Afinal eles estão na idade ideal para isso.
E foi um dia agradável. Vê-lo feliz, com os seus amigos, a brincar, satisfeito, foi o suficiente para que nos esquecêssemos por um dia de que não gostamos de piqueniques nem de touradas.






Aqui fica a receita de uma das iguarias que fiz para levar para o piquenique.

Muffins de morango com crosta de açúcar


Ingredientes:
2 chávenas de farinha (240 g)
2 colheres de chá de fermento para bolos
1/2 colher de chá de sal
1 chávena de açúcar + açúcar para polvilhar 
1 chávena e meia de morangos picados
2 ovos
1 chávena e meia de manteiga sem sal, derretida
1/2 chávena de leite
1 colher de chá de extrato de baunilha

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180 graus.
Numa tigela, misturar a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. Juntar os morangos, mexer e reservar.
Noutro recipiente, bater os ovos, a manteiga, o leite e o extrato de baunilha.
Misturar os ingredientes secos com os húmidos, sem bater.
Distribuir pelas forminhas de papel, colocadas dentro de formas de queques, até 2/3. Polvilhar os muffins com açúcar e levá-los ao forno durante cerca de 20 minutos, ou até o palito sair seco.
Ficam muito bons, fofos por dentro e crocantes no topo, devido ao açúcar com que são polvilhados, que os torna crocantes.


13 comentários:

  1. Ilídia, ainda te convertes e vais acabar por gostar de touradas!
    Eu tambem não gosto de touradas de praça pelo mesmo motivo que tu, mas uma tourada à corda até se vê bem logo que o toiro não seje "malão"! lol
    Os teus muffins como sempre ficaram bonitos e com um aspeto delicioso... por acaso não soubrou nenhum?!lol
    E tiveram sorte com o tempo porque teve uma tarde linda, eu aprpveitei para me ir refrescar à água salgada!lol Bem preciso de sol!!!

    Beijinhos e até amanhã.

    ResponderEliminar
  2. FINALMENTE ENCONTRO ALGUÉM QUE COMO EU NÃO GOSTA DE PIQUENIQUES,NEM FESTA BRAVA.
    ADOREI OS TEUS MUFFINS FICARAM LINDOS E COM MORANGOS É GARANTIDO SEREM UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Olá, Ilídia! Acampar e touradas também não são a minha praia! Mas um belo piquenique, sim!Adoro sair ao domingo pela manhã e levar um cestinho, nada de muito complicado, e quando quisermos parar é só encontrar um sítio bonito, sem pressas, sem filas de restaurantes, barulho e confusões e com as crianças super felizes! Aproveitar bem o dia!Vê por essa perspectiva, quem sabe não te convences que afinal "piquenicar" é bom! Para o próximo, levo os teus muffins deliciosos!

    ResponderEliminar
  4. Associado às touradas está o mais importante: o convívio. E o piquenique com o Manuel e com todos os pais e amiguinhos do colégio dele deve ter sido um divertimento. E tiveram sorte com o tempo.Mas os teus muffins fizeram inveja ao sol. De certeza. Que nesse dia mostrou todo o seu esplendor, sempre a tentar medir forças com os muffins de morango, para ver quem brilhava mais.
    Um beijinho
    patrícia

    ResponderEliminar
  5. Por incrível que pareça nunca acampei mas adoro piqueniques. É das minhas recordações de infância preferidas: dormir numa manta, à sobra dos pinheiros dos parques florestais. Em relação à tourada: nunca gostei, nem gosto, especialmente quando me ia matando a fugir de um touro, quando só estava a tentar chegar à piscina.
    Sim, já conheço o Pedro: uma simpatia de pessoa. E depois acabei por descobrir que o pai do V. também o conhece. Coincidências :). Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Susana, não me parece. Se depois de 34 anos a viver na Terceira nunca me converti, não me parece que isso vá acontecer. Em relação aos muffins, por acaso até sobrou. Mas hoje, em casa dos meus pais, devoraram os que restaram. Nem um para amostra.

    São, devemos ser das poucas pessoas que não gostam de piqueninques. Mas, por incrível que pareça, ontem, diverti-me imenso.

    Lina, sabes que goatei imenso do piquenique de ontem. Ver o meu filho felicíssimo fez-me gostar um bocadinho mais de piqueniques. Se fizeres os muffins, diz-me se gostaste. Nós adorámos.

    Denise, o Pedro é, realmente, um amor. Ele e a mulher são daqueles amigos que já são família. É curioso que o pai do V. o conheça. Mais uma amostra de que as nossas ilhas são mesmo pequeninas.

    Beijos para todas!

    ResponderEliminar
  7. Que delicia!! Ficaram com tao bom aspecto que da vontade de dar uma trinca pelo ecra ;)


    estou a fazer uma onda de solidariedade no meu blog onde ofereço uma paleta de 48 sombras e 4 blushs, para ajudar uma familia(inclui uma criança de 4 anos) com necessidades. Se puderes ajuda ;)

    ResponderEliminar
  8. Ilídia estou pela primeira vez no teu blog e já fiquei tua seguidora, tanta coisas boas :)
    Eu tal como tu n gosto de touradas nem o que quer que seja que se faça mal aos animais, os piqueniques n posso dizer que adoro se fizer um por Verão fico cheia :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Adoro piquenique!
    Esses muffins ficaram especiais, gostei muito.
    Um abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  10. Percebo o que disse. Também me faz confusão. Por mais que leia sobre o assunto. Por mais que procure ser sensível à beleza do ritual (principalmente em Espanha, onde há todo um cerimonial). Uma questão de sensibilidade. Não sei bem. Mas sei que gostei dos seus muffins. Da ideia carinhosa de um dia passado no campo. E de uma mãe se esquecer das suas divergências, em nome de um filho.

    Um beijo, minha querida Ilídia.

    Mar

    ResponderEliminar
  11. Piqueniques eu gosto e muito, de acampar também, agora de douradas não só não gosto, como sou 100% contra. Custa-me imenso ver os animais a sofrerem, enquanto tanta gente se diverte. É contra a minha maneira de pensar, mas o que fazer?
    Agora dos teus muffins já penso de outra maneira, desses gostei e muito.
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  12. Olá Ilídia, o importante foi teres passado uma tarde bem passada e poderes observar a alegria do teu filhote e das outras crianças, é tão bom vê-los crescer!
    Os muffins estavam vestidos para a festa, muito simpáticos, acabaram de me conquistar, virei buscar a receita um dia destes, tenho um fascínio por estes bolinhos;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Olá,
    Os bolinhos ficaram lindos. Devem ser tão bons :)
    Beijinho
    Atitude Zen Receitas
    http://www.atitudezen.com/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.