domingo, 16 de dezembro de 2018

Para a mesa. Uma refeição de raclette.

Este domingo, houve raclette para o almoço. Ao som dos Queen, ainda no rescaldo do Bohemian Rhapsody, que vimos ontem à noite, preparei tudo. 
Gosto destas refeições livres. Ingredientes pela mesa, em tábuas e taças. Cada um compõe o seu prato, conforme o que preferir. É assim com os churrascos, no verão. E com o fondue e a raclette, no inverno. São a solução para dias de preguiça ou de cansaço, quando não se quer perder horas na cozinha. Temperar a carne, descascar as batatas, fazer um ou outro molho (que até se podiam comprar feitos) e abrir frascos. Nada que saber. 
Hoje apeteceu-me inovar um pouco. Para além do queijo próprio para raclette, usei também outros como cheddarmozzarella e roquefort. Muito bom, este último, misturado com nozes e arandos secos, sobre a batata cozida. Quanto a molhos, usei tzatziki, maionese de alho e pesto. Numa taça, coloquei ainda mostarda à antiga. Dispostos pela mesa, frutos secos (nozes, arandos e tâmaras), cornichons e cebolinhas em conserva. Apeteceu-me ainda dar um ar mediterrânico (e mais saudável) à refeição, e pus na mesa tomates, cebolas e beringelas, tudo cortado às rodelas. Carne, pão quentinho, azeite, orégãos e flor de sal na mesa. 
Durante o almoço, aquela animação própria das refeições ruidosas, com muita gente a servir-se e a pedir passa-me o tomate ou passa-me o pão ou serves-me mais vinho? Aquela alegria boa de comida saborosa e descomplicada, de conversas que se esticam pela tarde, sem pressas. 

 
 

O que deixo não é bem uma receita. É mais uma lista do que havia sobre a mesa, e que foi combinado ao gosto de cada um:

Vazia, cortada em bifes finos e pequenos, temperada com flor de sal e pimenta preta
Enchidos a gosto
Batatas cozidas
Baguetes, cortadas em pedaços
Queijos próprios para derreter 
Manteiga aromatizada com cebolinho e pimenta
Cornichons
Cebolinhas em conserva
Frutos secos: tâmaras, nozes e arandos
Molhos variados: tzatziki, maionese caseira com alho, pesto, mostarda à antiga
Rodelas de tomate, cebola roxa e beringela (depois de meia hora polvilhada com sal, para perder humidade)
azeite, flor de sal e orégãos

Depois de aquecer a pedra da raclette e de a untar com papel de cozinha embebido em óleo neutro, a festa pode começar! 

Fica o trailer do filme. Um filme-concerto que me soube especialmente bem nesta altura. A música intemporal dos Queen e uma interpretação belíssima do Rami Malek. 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.