quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

"Baby, it's cold outside."

Já lusco-fusco, agasalho-me e saio à rua. Lá fora, sinto o cheiro a lenha queimada que vem da chaminé.  Aconchego o casado e o gorro, que o frio aperta. Corro à horta e colho espinafres para o jantar. Vejo as silhuetas no limoeiro embalado pelo vento. E as luzes da nossa árvore de Natal. Encantam-me mais ainda, vistas assim, ao longe. Aproximo-me e ouço a música do filme que os meus rapazes estão a ver. A saga Star Wars, a nova preferida do filho. Paro alguns segundos e vejo-os, de fora, naquela cumplicidade muito deles.  Entro em casa e sou recebida pelo calor e pelo cheiro da sopa que está a fazer. E continuo na cozinha, a preparar o jantar, ao som das músicas que me aquecem nesta altura.


Rolinhos de frango com requeijão e espinafres
com molho tzatziki



Ingredientes para seis doses:
6 bifes de frango
12 fatias de bacon (cortadas finas)
1 requeijão
1 molho pequeno de espinafres
frutos secos (ameixa, alperce...) - opcional
1 raminho de salsa, picada
tomilho a gosto
sumo de 1/2 limão
sal e pimenta preta
azeite 

Preparação:
Temperar os bifes com o sumo de limão, o tomilho, o sal e a pimenta e reservar.
Escaldar os espinafres e misturá-los com o requeijão e a salsa, até obter uma pasta.
Sobre a tábua de cozinha, estender duas fatias de bacon, sobre estas, o bife de frango. Colocar uma colher de pasta de requeijão (se quisermos, podemos acrescentar os frutos secos) e enrolar, prendendo com palitos. Repetir até acabarem os ingredientes. 
Levar os rolinhos ao forno aquecido a 200 graus 35 a 40 minutos, num pirex untado com azeite.
Servi com arroz de açafrão, brócolos cozidos e o molho tzatziki:




Descascar 1/2 pepino pequeno, retirar-lhe as sementes, ralá-lo e colocá-lo numa taça. Juntar-lhe 2 dentes de alho, picados, 1 iogurte grego, 1 colher de chá de sumo de limão, uma de raspa e temperar com sal e pimenta. 









8 comentários:

  1. Quase que sentia essa atmosfera e esse calor Ilidia. e que sugestão tão apetitosa.
    Beijinho e boas festas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Mariana.

      Boas festas para ti e para os teus :)

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Estes momentos mágicos da vida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vida está cheia deles, Ana. É só parar e aprecia-los :)

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Conheci o seu blog por acaso, pesquisando receitas, fiquei fã, todas as semanas venho ver os seus posts, além das receitas que publica gosto da maneira como descreve a vida com palavras tão bonitas e simples.
    Feliz Natal para si e Família. Bibiana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Bibiana. Por me visitar e por me deixar estas palavras tão bonitas :)
      Volte sempre!
      Boas festas para si também.

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.