domingo, 31 de janeiro de 2016

Uma receita para um livro

Não conheço a Figueira da Foz assim tão bem. Apenas de passagem, com pouca demora. O mesmo posso dizer dos hábitos gastronómicos da cidade. Tinha conhecimento de um doce com o nome poético de Brisa da Figueira e pouco mais. E habituei-me a ver as publicações de receitas com salicórnia da Guida. Foi com o Panela Sem Depressão desta minha amiga que fui aprendendo alguma coisa sobre os hábitos alimentares da zona. Mas estava longe de imaginar uma receita minha publicada num livro sobre gastronomia da Figueira da Foz. Ainda assim, foi com muito orgulho que vi o meu prato incluído n' A nossa mesa: receituário gastronómico da Figueira da Foz. Este é um daqueles livros que nem todas as regiões se orgulham de ter. Um trabalho de recolha de um património que acredito se perderia se não fossem pessoas persistentes como a Guida. Uma obra que impõe respeito, a começar pela dimensão. Um número respeitável de receitas, organizadas por temas e por ingredientes como o porco, a raia, o arroz ou a salicórnia. 




Apesar de algumas peripécias com a viagem da salicórnia até aos Açores, que, pela demora e o estado em que  chegou, parece ter dado a volta ao mundo, ainda consegui aproveitar alguma e incluí-la na minha receita de raia.


"Esta receita junta a salicórnia da zona da Figueira ao inhame dos Açores. A estes ingredientes, um peixe que é de ambas as regiões: raia. A salicórnia é aqui utilizada juntamente com o pão e o atrevimento do piripíri para formar uma crosta saborosa, que envolve este peixe de sabor delicado." (p.322)  

Raia com crosta picante de salicórnia





Ingredientes para duas pessoas:
4 pedaços de raia
4 dentes de alho, esmagados
sal a gosto
sumo de meio limão
um ovo batido
um inhame pequeno por pessoa
tomate groselha e planta do gelo para guarnecer

Para a crosta picante:
1 pedaço de pão duro
salicórnia a gosto
piripíri seco a gosto (não exagerar, caso contrário, o sabor dominará)

Preparação:
Começa-se por temperar a raia com o alho, o sal e o sumo de limão. Reserva-se, de preferência  não menos de duas horas. Entretanto, coze-se o inhame. Num robot de cozinha, coloca-se o pão, a salicórnia e o piripíri e tritura-se tudo. Escorre-se a raia, passa-se por ovo e, depois, pela mistura de pão ralado. Unta-se com azeite uma assadeira, onde se colocam os pedaços de raia. Regam-se com mais azeite e levam-se ao forno, a 200 graus, 15 a 20 minutos. Caso a raia seja muito alta, pode haver necessidade de a deixar no forno mais algum tempo.
Enquanto o peixe assa, descasca-se o inhame e corta-se em rodelas finas, com as quais se cobre o fundo do prato. Sobre estas, dispõe-se a raia e finaliza-se com o tomate e a planta do gelo (ou salada).



Parabéns, Guida, pela qualidade deste trabalho e pela persistência. E obrigada pelo convite. É uma honra :)


9 comentários:

  1. Muitos parabéns Ilídia! A Guida não podia ter escolhido melhor! O prato ficou lindo e tenho a certeza que de sabor é maravilhoso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) O livro vale muito a pena. É um testemunho muito rico da gastronomia daquela zona. E tem receitas maravilhosas. Umas tradicionais e outras mais "modernas", algumas de outras bloggers de culinária como nós.

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Ilídia, Passo para te dar um beijinho, já tinha visto a tua receita, eu ainda devo este post à Guida, que vergonha.
    O teu menino? O gatinho? Todos grandes e valentes?
    Boa semana, muitos beijinhos e saudades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana.

      Que bom ver-te por aqui :) Vais sempre a tempo. Eu também andava há imenso tempo para fazer este post, mas ainda não tinha conseguido.
      Sim, todos grandes e valentes, tanto o menino como os três gatos :)

      Um beijo grande,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Querida Ilídia,
    (depois do mail mais pessoal), fica registada para o «mundo» o meu agradecimento pela tua participação neste projeto e pela generosidade com que a partilhas. Que a «nossa mesa» seja inspiradora e te leve a experimentar algumas das receitas que já selecionaste.
    Um abraço,
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Guida.

      Não precisas de agradecer. Como já te disse, foi uma honra participar com a minha humilde receita neste livro. A "vossa" mesa é inspiradora, sim. Tenho, como te disse, algumas receitas marcadas. Este fim de semana quis fazer as lulas recheadas, mas as que tinha em casa não eram suficientemente grandes para rechear. Fica para uma próxima. Depois conto/ mostro :)

      Um abraço,

      Ilídia

      Eliminar
  4. Parabéns - e que receita original que tão bem ficou na foto. Fico com curiosidade em ver o livro. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana. Nós gostamos muito de raia. Principalmente o meu filho.
      O livro tem receitas muito boas. Vale a pena.

      Um abraço,

      Ilídia

      Eliminar
    2. Raia também é dos meus peixes preferidos :-)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.