sábado, 9 de janeiro de 2016

A simplicidade de uma massa com atum

A árvore de Natal está arrumada e já não há enfeites pela casa. Apenas um anjinho, pendurado numa porta. Deixei-o ficar. Afinal, precisamos deles todo o ano. Mas há que aceitar o que o calendário nos diz. Mesmo que às vezes custe um bocadinho, tem de ser. E por mais que se goste do Natal, é estranho ter uma árvore no canto da sala em meados de janeiro. Mantêm-se as coisas boas e quentinhas do inverno, mas árvores enfeitadas só ficam bem no Natal. 
Esta semana, retomámos as rotinas dos dias normais. As comidas estão mais leves e já não há doces sobre a mesa. E hoje tive o tal pedido. Tenho-o muitas vezes. Ó mãe, podes fazer massa com atum?  Massa com atum é o prato preferido do meu filho. Não hesita se lhe perguntam. Não é um prato especialmente bonito, não leva ingredientes rebuscados, não tem um nome pomposo. É massa com atum. Assim, simples. De vez em quando, o Manel lembra-se dele. E gosta de me ajudar a prepará-lo.  A massa tem de ser de lacinhos. E a maionese, caseira, com sabor a alho. 
Faço este prato com frequência. E já o fotografei várias vezes, para o publicar. Nunca gostei do resultado. Não é que estas fotos estejam particularmente bonitas, que o dia está feio, com pouca luz. Mas achei que já era hora de publicar aqui o prato preferido do meu filho. Aquele que lhe arranca um sorriso sempre que sabe que vai ser este o seu jantar. E isso é muito mais bonito do que a qualidade de uma fotografia qualquer.









Massa com atum



Ingredientes para 4 doses:
1/2 pacote de farfalle ou outra massa curta
2 latas de atum
2 ovos
1 cenoura
1/2 chávena de ervilhas
brócolos e couve-flor (equivalente a uma chávena)

Para a maionese:
1 ovo
sal e pimenta preta a gosto
1 colher de chá de mostarda
1 colher de chá de vinagre de vinho branco
1 dente de alho
óleo q.b.

Num tacho pequeno, cozer os ovos. Num recipiente de cozer a vapor, cozer os legumes. Noutro tacho, cozer a massa al dente, em água temperada com sal.
Entretanto, abrir as latas de atum, escorrer o óleo e desfazer o atum, com um garfo. 
Descascar os ovos e cortá-los em pedaços.
Misturar a massa, os legumes, os ovos e o atum. 
No copo da varinha mágica, colocar o ovo, o dente de alho, o vinagre e a mostarda e temperar com sal e pimenta. Desfazer tudo, com a varinha, e, sempre com este aparelho em funcionamento, ir adicionando óleo, em fio, até que a maionese tenha a consistência desejada.
Misturar a maionese com o resto dos ingredientes, envolver bem e servir.


Continuação de um bom fim de semana :)



12 comentários:

  1. Bem minha querida, estamos em sintonia! Hoje foi o pedido dos meus filhos para o almoço, não tive como recusar! Sei que eles gostam tanto que fiz a mais para o jantar! Já há alguns dias que não fazia e soube-me tão bem fazê-los felizes com algo estupidamente facil e simples! Também já arrumei todas as decoraçoes de natal. Faltava arrumar o presepio, fui prolongando a sua estadia pois ainda estava verdinho e bonito, mas teve mesmo de ser. As decoraçoes de natal só fazem sentido quando é mesmo natal. Gosto da parte de decorar mas não gosto da parte de arrumar, porque me apetece que o natal se prolongue e porque a casa fica subitamente vazia e fria, e porque a magia e o encanto se vao! Neste aspeto parece que nunca cresci! Pois entao, serei eternamente criança! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As crianças gostam muito destes pratos simples. Principalmente se forem feitos com carinho, pelas mães :)
      Também acho que me mantenho muito criança em relação ao Natal. Vibro com a época como poucos adultos que conheço :) Agora, na Terceira, o que já se sente bem é o Carnaval. Afinal, este ano, está quase colado ao Natal.

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Uma sugestão muito simpática. Porque não para o jantar de domingo?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma sugestão que fica bem em qualquer refeição. E o melhor: simples, simples :)

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Uma massa simples mas cheia de sabor. Cá em casa também já arrumámos tudo o que estava relacionado com o natal e não concordo contigo, a foto do prato convida a umas garfadas ;)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Carla. Mas as fotos deixaram a desejar. Ando com pouco tempo para me dedicar ao blogue. E, para além disso, cozinho quase sempre à noite, o que se nota na qualidade das fotos. Mas não deixo que isso me demova. O blogue acompanha a minha vida, de forma natural. E hei de continuar a fazê-lo. Com fotos mais ou menos bonitas :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  4. Um prato muito simples que sabe sempre bem. Ainda mais com uma maionese caseira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui, maionese caseira é mesmo indispensável. É o "segredo" deste prato :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  5. Gostei muito das fotografias com a comida preferida do teu filho. Tão bonita, a alegria deles por coisas destas assim simples. O princípio da felicidade passa tanto por estas alegrias pequenas e disseminadas. Muito disso. Para ele. Para vocês.
    Até tenho vergonha de dizer que nunca fiz massa com atum, mas tu és boa onda e não pensas mal de mim, que eu sei:)

    Um beijo de boa semana!

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A felicidade passa muito por isso, sim. Se tivermos aquelas coisas básicas, o resto passa muito por sabermos apreciar as coisas pequenas. E nós sabemos :)
      Não tenhas vergonha. Nunca calhou, é só isso. Uma mulher que faz "carpaccio" como tu não se deve envergonhar de nada na cozinha ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  6. bela receita! deve ser óptima!
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós gostamos :) E achei que a devia partilhar convosco. Experimenta!

      Beijinhos,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.