A árvore de Natal está arrumada e já não há enfeites pela casa. Apenas um anjinho, pendurado numa porta. Deixei-o ficar. Afinal, precisamos deles todo o ano. Mas há que aceitar o que o calendário nos diz. Mesmo que às vezes custe um bocadinho, tem de ser. E por mais que se goste do Natal, é estranho ter uma árvore no canto da sala em meados de janeiro. Mantêm-se as coisas boas e quentinhas do inverno, mas árvores enfeitadas só ficam bem no Natal.
Esta semana, retomámos as rotinas dos dias normais. As comidas estão mais leves e já não há doces sobre a mesa. E hoje tive o tal pedido. Tenho-o muitas vezes. Ó mãe, podes fazer massa com atum? Massa com atum é o prato preferido do meu filho. Não hesita se lhe perguntam. Não é um prato especialmente bonito, não leva ingredientes rebuscados, não tem um nome pomposo. É massa com atum. Assim, simples. De vez em quando, o Manel lembra-se dele. E gosta de me ajudar a prepará-lo. A massa tem de ser de lacinhos. E a maionese, caseira, com sabor a alho.
Faço este prato com frequência. E já o fotografei várias vezes, para o publicar. Nunca gostei do resultado. Não é que estas fotos estejam particularmente bonitas, que o dia está feio, com pouca luz. Mas achei que já era hora de publicar aqui o prato preferido do meu filho. Aquele que lhe arranca um sorriso sempre que sabe que vai ser este o seu jantar. E isso é muito mais bonito do que a qualidade de uma fotografia qualquer.
Faço este prato com frequência. E já o fotografei várias vezes, para o publicar. Nunca gostei do resultado. Não é que estas fotos estejam particularmente bonitas, que o dia está feio, com pouca luz. Mas achei que já era hora de publicar aqui o prato preferido do meu filho. Aquele que lhe arranca um sorriso sempre que sabe que vai ser este o seu jantar. E isso é muito mais bonito do que a qualidade de uma fotografia qualquer.
Massa com atum
Ingredientes para 4 doses:
1/2 pacote de farfalle ou outra massa curta
2 latas de atum
2 ovos
1 cenoura
1/2 chávena de ervilhas
brócolos e couve-flor (equivalente a uma chávena)
Para a maionese:
1 ovo
sal e pimenta preta a gosto
1 colher de chá de mostarda
1 colher de chá de vinagre de vinho branco
1 dente de alho
óleo q.b.
Num tacho pequeno, cozer os ovos. Num recipiente de cozer a vapor, cozer os legumes. Noutro tacho, cozer a massa al dente, em água temperada com sal.
Entretanto, abrir as latas de atum, escorrer o óleo e desfazer o atum, com um garfo.
Descascar os ovos e cortá-los em pedaços.
Misturar a massa, os legumes, os ovos e o atum.
No copo da varinha mágica, colocar o ovo, o dente de alho, o vinagre e a mostarda e temperar com sal e pimenta. Desfazer tudo, com a varinha, e, sempre com este aparelho em funcionamento, ir adicionando óleo, em fio, até que a maionese tenha a consistência desejada.
Misturar a maionese com o resto dos ingredientes, envolver bem e servir.
Continuação de um bom fim de semana :)
Bem minha querida, estamos em sintonia! Hoje foi o pedido dos meus filhos para o almoço, não tive como recusar! Sei que eles gostam tanto que fiz a mais para o jantar! Já há alguns dias que não fazia e soube-me tão bem fazê-los felizes com algo estupidamente facil e simples! Também já arrumei todas as decoraçoes de natal. Faltava arrumar o presepio, fui prolongando a sua estadia pois ainda estava verdinho e bonito, mas teve mesmo de ser. As decoraçoes de natal só fazem sentido quando é mesmo natal. Gosto da parte de decorar mas não gosto da parte de arrumar, porque me apetece que o natal se prolongue e porque a casa fica subitamente vazia e fria, e porque a magia e o encanto se vao! Neste aspeto parece que nunca cresci! Pois entao, serei eternamente criança! Beijinhos
ResponderEliminarAs crianças gostam muito destes pratos simples. Principalmente se forem feitos com carinho, pelas mães :)
EliminarTambém acho que me mantenho muito criança em relação ao Natal. Vibro com a época como poucos adultos que conheço :) Agora, na Terceira, o que já se sente bem é o Carnaval. Afinal, este ano, está quase colado ao Natal.
Um beijinho,
Ilídia
Uma sugestão muito simpática. Porque não para o jantar de domingo?
ResponderEliminarBeijinhos
Uma sugestão que fica bem em qualquer refeição. E o melhor: simples, simples :)
EliminarUm beijinho,
Ilídia
Uma massa simples mas cheia de sabor. Cá em casa também já arrumámos tudo o que estava relacionado com o natal e não concordo contigo, a foto do prato convida a umas garfadas ;)
ResponderEliminarGulosoqb
Obrigada, Carla. Mas as fotos deixaram a desejar. Ando com pouco tempo para me dedicar ao blogue. E, para além disso, cozinho quase sempre à noite, o que se nota na qualidade das fotos. Mas não deixo que isso me demova. O blogue acompanha a minha vida, de forma natural. E hei de continuar a fazê-lo. Com fotos mais ou menos bonitas :)
EliminarUm beijo,
Ilídia
Um prato muito simples que sabe sempre bem. Ainda mais com uma maionese caseira!
ResponderEliminarAqui, maionese caseira é mesmo indispensável. É o "segredo" deste prato :)
EliminarUm beijo,
Ilídia
Gostei muito das fotografias com a comida preferida do teu filho. Tão bonita, a alegria deles por coisas destas assim simples. O princípio da felicidade passa tanto por estas alegrias pequenas e disseminadas. Muito disso. Para ele. Para vocês.
ResponderEliminarAté tenho vergonha de dizer que nunca fiz massa com atum, mas tu és boa onda e não pensas mal de mim, que eu sei:)
Um beijo de boa semana!
Mar
A felicidade passa muito por isso, sim. Se tivermos aquelas coisas básicas, o resto passa muito por sabermos apreciar as coisas pequenas. E nós sabemos :)
EliminarNão tenhas vergonha. Nunca calhou, é só isso. Uma mulher que faz "carpaccio" como tu não se deve envergonhar de nada na cozinha ;)
Um beijo,
Ilídia
bela receita! deve ser óptima!
ResponderEliminarbeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Nós gostamos :) E achei que a devia partilhar convosco. Experimenta!
EliminarBeijinhos,
Ilídia