sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Outono em Braunschweig

Para mim, não há estação como o outono. Aquelas cores mornas têm uma doçura muito especial. Gosto do sol suave do princípio e do fim do dia, das temperaturas pouco agrestes e das folhas que caem das árvores e atapetam o chão. Para além da paisagem, outono significa recolhimento, regresso a casa, à toca. Depois do verão e dos jantares alfresco, apetece fechar portas e passar serões à lareira, cobertos por mantas fofas. 
Durante a viagem a Braunschweig, dei por mim a pensar que visitei a cidade na altura certa. Nunca vi um outono tão lindo, com uma paleta tão variada. Ruas cobertas de folhas verdes, douradas, amarelas, ocre, castanhas, púrpura. Ruas multicolores, atravessadas por pessoas e bicicletas mais ou menos apressadas, dependendo da hora. Alunos a estacionar as bicicletas à porta da escola. E senhoras idosas, que faziam o mesmo, à entrada dos supermercados. Encantava-me, no fim de um dia de trabalho, ver os meus colegas alemães saltarem para a bicicleta, arrumarem os livros no cestinho, e pedalarem para casa. Formas de viver tão diferentes, aqui tão perto.
Braunschweig é uma cidade pequena (para os padrões alemães) cheia de cores e de História. Foi um privilégio visitá-la pela mão da minha anfitriã, a Steffi, uma professora de História que nos falou das origens, das histórias e das lendas desta cidade antiga, que tem como símbolo o leão. 
As temperaturas baixas, que convidaram a gorros, luvas e lenços de lã, não impediram longos passeios pela cidade e pelos parques. Apesar de a viagem ter sido de trabalho, houve tempo para um bocadinho de lazer. E para registar fragmentos deste outono tão especial.




















7 comentários:

  1. Que fotos lindas! Parece ser uma cidade encantadora! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma cidade encantadora. De postal :)

      Beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Lindas. Tão bonitas, estas imagens. O Outono e todas as suas cores (im)possíveis nessa geografia por onde andaste. Cheguei há pouco e tinha de ver o teu post no computador, que o telemóvel não faz justiça a tanta cor. E foi bom falar contigo em Serralves:)

    Um beijo grande!

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas cores, mesmo. O meu lado infantil despertou completamente com este outono. Dei por mim a pisar folhas secas de propósito e tudo :)
      Foi bom falar contigo. E Serralves é muito especial :)

      Um beijo grande,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Olá Ilídia,

    É o que transparece: o seu gosto pelo Outono. As fotografias estão lindas!

    Até eu gostei deste Outono das suas fotografias. Do que está pelo Algarve nestes dias nem por isso.

    E gostei de mais esta referência.

    A Alemanha (também) está na nossa lista de países a conhecer.

    Um beijo do Algarve, muito outonal mas sem estas côres. Só cinzento.

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito do outono. Mesmo dos nossos, mais cinzentos. Ainda hoje estava nevoeiro bonito, quando ia a caminho da escola. Eu acho o nevoeiro bonito :)

      Gostei da Alemanha. E dos meus colegas alemães :)

      Um beijo para si,

      Ilídia

      Eliminar
  4. Meu Deus, que lugar lindo! Nem parece que existe um lugar assim... É um sonho? Mesmo morando em uma metrópole com 11 milhões de habitantes, também para mim não há estação como o outono. É especial... Uma estação romântica!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.