terça-feira, 11 de agosto de 2015

Pera e chocolate

Nestas férias, entre muitos almoços e jantares com a família, passeios a pé, banhos de piscina e outras diversões estivais, houve uma visita à quinta da minha cunhada.  Um lugar silencioso, com galinhas, vegetais variados e uma coleção interessante de árvores de fruto. Peras, maçãs, pêssegos, ameixas, laranjas... até uma nogueira. Agora que a minha horta está em pausa, andei a matar saudades de sujar as mãos na terra. Levei a máquina. E fotografei muito. E ao olhar para os cachos de peras pouco maduras, achei que uma boa forma de as consumir seria num bolo. De pera e chocolate. O forno há de amolecê-las, pensei. Enganei-me. Na tentativa de tornar as peras comestíveis, deixei o bolo no forno mais tempo do que era suposto. Resultado: peras duras e bolo seco. Todos comeram, coitados. Afinal não quiseram desiludir a hóspede dos Açores :) Mas tive pena, pois pareceu-me que aquele bolo, com peras menos duras, deveria ser bem bom. Assim, repeti-o, na noite de domingo, já em casa. E percebi que tinha razão. É um bolo muito bom. Com peras maduras :)











(As peras manhosas)



Bolo de pera e chocolate
(Ligeiramente adaptado deste)


Ingredientes para a base:
60 g de manteiga
140 g de farinha 
50 g de açúcar
1 colher (de chá) de cacau
2 gemas

Ingredientes para o bolo:
3 peras maduras (como já devem ter percebido pela introdução, o adjetivo é muito importante)
1 ovo
75 g de manteiga
75 g de açúcar amarelo
20 g de amêndoas moídas
75 g de farinha
1/2 colher (de chá) de fermento para bolos
25 g de cacau em pó
50 ml de leite magro

Preparação:
Misturar todos os ingredientes para a base, até formar uma massa homogénea. Embrulhá-la em película aderente e levar ao frigorífico meia hora (se não tiverem meia hora, menos tempo não põe em causa o sucesso do bolo - já as peras pouco maduras, sim ;).
Pré-aquecer o bolo a 190 graus. Untar e enfarinhar uma forma de mola.
Esticar a massa com o rolo e forrar o fundo da forma (ou fazer batota, como eu fiz, e, com os dedos, esticá-la, até cobrir o fundo).
Descascar as peras, retirar-lhes os caroços e cortá-las em quartos.
Bater a manteiga com o açúcar, até obter uma massa esbranquiçada. Juntar o ovo e bater. Misturar a farinha, a farinha de amêndoa, o fermento, o cacau e o leite. Mexer bem, até estar tudo bem incorporado. Verter esta mistura sobre a base. Dispor as peras no topo, fazendo pressão para que toquem na base do bolo.
Levar o bolo ao forno cerca de 30 minutos ou até o palito sair limpo. Deixar arrefecer e desenformar. Polvilhar com açúcar confeiteiro. 
Servir simples ou com gelado de baunilha.




4 comentários:

  1. Nada que 'bata' o poder de um bolo caseiro! E ver essas arvores da quinta carregadinhas de frutos é verdadeiramente inspirador! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando vi estas peras lindas, pensei logo num bolo com estes ingredientes. Gosto muito de bolos de fruta. Foi uma desilusão, mas ainda bem que sou teimosa e o repeti. É mesmo bom :)

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Lugar belíssimo! Quanta fartura de frutas. Sente-se a alegria das plantas e animais neste lugar. Até a joaninha parece tão feliz e farta!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.