Depois de quase quatro meses de pausa, estou de volta. A verdade é que, passado pouco tempo depois de ter escrito o último post, comecei a sentir saudades.
Em maio, fotografei uma lasanha que ficou particularmente saborosa. E o Manel perguntou-me: "Ó mãe, não vais partilhar com as pessoas?" E eu, que nem sabia que o meu filho sabia disto de eu partilhar fotos de comida com as pessoas, pus-me a pensar que o Manel cresceu com este blogue. Por isso, para ele, fotografar comida é uma coisa natural. Mesmo que nunca tenha falado com ele sobre o blogue, ou lhe tenha explicado para que servia, a verdade é que ele foi percebendo a razão de tantas fotografias à comida enquanto ele e o pai esperavam que eu terminasse, não sem alguma impaciência, para começarem a comer. Depois deste comentário do Manel, percebi que aquela lasanha tinha de ser partilhada. Não sabia quando. Mesmo assim, guardei a foto e repeti a receita, anotando os ingredientes e o modo de fazer.
Chegou o momento. Depois deste tempo sem escrever aqui, apeteceu-me voltar. Não sei por quanto tempo. Enquanto achar que faz sentido. Não sei com que periodicidade. Aquela que a vontade e a azáfama dos dias forem ditando. Só sei que estou feliz por regressar e por voltar a partilhar convosco bocadinhos dos meus dias.
Ficam imagens das flores. Sempre as flores. A primeira, de frésias, numa fotografia de abril, em casa da minha amiga Helena, em S. Miguel. Ao lado das flores que nos receberam, a fotografia do meu filho com seis meses, tirada numa das escalas na ilha, a meio de uma viagem. A segunda, muito especial, foi tirada no Porto e simboliza o fim de tempos difíceis para o meu pai. Lembro-me que quando a tirei sentia um alívio enorme por tudo se estar, finalmente, a recompor. Por isso, mesmo que a qualidade não seja a melhor, tinha de estar aqui, neste post. As restantes são das flores que abundam sempre por aqui, seja no jardim ou em casa, em jarras a sério ou improvisadas de garrafas, copos de iogurte ou outros artefactos do dia a dia. O que interessa é que haja cor e alegria. Em forma de flores ou outra qualquer.
E agora, a receita da lasanha. A fotografia foi tirada em maio, mas desde então já a fiz inúmeras vezes, com massa fresca e comprada, dependendo do tempo e da preguiça.
Lasanha de cogumelos pleurotus, queijo e cebola caramelizada
(Receita adaptada desta)
Ingredientes:
1 pacote de massa de lasanha fresca (ou feita em casa, se tiverem tempo e paciência - receita aqui)
7 colheres (de sopa) de azeite
3 cebolas grandes, cortadas em rodelas finas
1 colher (de chá) de orégãos secos
1 kg de cogumelos laminados (usei pleurotus)
8 dentes de alho, picados
2 1/2 chávenas almoçadeiras de leite
1 1/2 chávena almoçadeira de caldo de galinha
15 g de cogumelos shiitake secos
200 g de queijo mozzarella, ralado
1 chávena de queijo parmesão, ralado
4 colheres (de sopa) de farinha
Preparação:
Num tacho largo, levar ao lume 2 colheres de azeite. Juntar as cebolas e cozinhá-las, em lume brando, até começarem a dourar. Reduzir o lume, temperar com um pouco de sal, pimenta e 1/2 colher de orégãos e continuar a cozinhar até estarem douradas. Retirar do lume e reservar.
No mesmo tacho, aquecer mais 2 colheres de azeite, juntar os cogumelos e 2 dentes de alhos, picados. Deixar cozinhar, mexendo de vez em quando, até o líquido evaporar e os cogumelos dourarem. Temperar com sal, pimenta e os restantes orégãos e reservar.
Numa caçarola pequena, levar ao lume o leite, o caldo de galinha e os cogumelos secos, picadinhos, até estes estarem macios.
Aquecer as restantes 3 colheres de azeite e o resto do alho. Quando este começar a dourar, juntar a farinha e mexer bem, com uma vara de arames. Juntar a mistura de leite, caldo e cogumelos, mexendo bem, até obter um creme espesso. Retirar do lume, misturar o parmesão e temperar com sal e pimenta.
Pré-aquecer o forno a 210 graus.
Untar uma assadeira e, no fundo, colocar um pouco de molho. Sobre este, montar a lasanha pela ordem que se segue: massa, molho, cebolas, cogumelos e queijo mozzarella ralado. Repetir até acabarem os ingredientes (fiz três camadas de cada). Terminar com massa, molho e queijo ralado.
Levar ao forno, coberta com papel de alumínio, cerca de 35 minutos. Findo este tempo, destapar e deixar dourar mais 10 a 15 minutos. Deixar arrefecer um pouco e servir, com uma salada verde.
É bom estar de volta. Obrigada por não terem desistido de vir aqui :)
Olá Ilídia!
ResponderEliminarTão bom! Desistir de vir aqui? NUNCA!
Já tinha saudades. Até lhe enviei um e-mail hoje. Deve ter sido transmissão de pensamento!
Fiquei logo muito emocionada, que é o que me costuma acontecer. Pelo regresso e pelas palavras, que entendo e sinto de outra maneira agora.
As flores são todas lindas. Sim, haja côr e alegria!
A lasanha parece-me muito apetitosa, mesmo com o calor que está por aqui. Fica na lista, para fazer e saborear quando estiver frio.
Um beijo do Algarve,
Sandra Martins
PS - Como vão os felinos aí de casa? A Rita?
Olá, Sandra.
EliminarJá li a sua resposta à minha resposta ;)
Fico muito feliz que goste de vir aqui :)
As flores estão sempre por aqui. Em todas as estações. As de hoje são do arbusto da terceira fotografia :)
A lasanha é saborosa. Até o meu marido, bem carnívoro, gosta dela e nem dá pela falta da carne. Por aqui, mesmo com o calor, o forno trabalha. Tenho, neste momento, um tabuleiro de bacalhau com natas no forno. Eles pediram e eu fiz-lhes a vontade ;)
Um beijo para si,
Ilídia
PS: Os felinos vão bem. A Micas está velhinha, com muitas idas ao veterinário, mas tem-se aguentado e está feliz, a ronronar. A Rita continua maluca, importunar o descanso dos outros :)
Já estava com saudades! Vou experimentar a lasanha. Tem um ótimo aspeto. Beijinhos para todos.
ResponderEliminarOlá, Ritinha.
EliminarSempre tão bom ver-te por aqui :) Experimenta, sim. É bem boa ;)
Beijos para vocês. Um especial ao teu Manuel :)
Ilídia
Olá!!
ResponderEliminarQue bom teres voltado.:))
Embora em silêncio, vinha sempre visitar-te!!
Beijos e felicidades ..
Muito obrigada pelas suas palavras. E pelas visitas, mesmo silenciosas :)
EliminarBeijinhos,
Ilídia
Olá!!
ResponderEliminarQue bom teres voltado.:))
Embora em silêncio, vinha sempre visitar-te!!
Beijos e felicidades ..
Nem de propósito! Ainda ontem pensava em ti e nas saudades que tenho dos teus posts! Que bom que voltaste! Fico muito contente! Este é daqueles blogs dos quais sentimos saudades! E que proposta deliciosa nos trazes! E que flores lindas! Adoro flores e ultimamente comecei também a tê-las cá em casa! Beijinhos
ResponderEliminarMuito obrigada pelo carinho :) É muito bom estar de volta.
EliminarAs flores fazem-nos bem, não é? Alegram-nos os dias. Ainda bem que integrou as flores no seu quotidiano. É um hábito bom :)
Beijinho,
Ilídia
Fazes falta. Aqui encontramos sempre pedaços de coisas boas, boa comida, os teus textos sempre inspiradores e um sentimento bom, de verdade, de que estamos a comer contigo e com a tua família à mesa. De que aqui há amor e uma família feliz.
ResponderEliminarEstou contente por estares aqui! É bom ter saudades, sentir que faz sentido e querer.
Espero que esteja tudo bem contigo e com o teu pai, que estejas bem.
Essa lasanha só pode ser deliciosa, um beijinho e festinhas aos gatinhos.
Querida Inês,
Eliminarfico muito feliz por o meu blogue te fazer bem. Sinto o mesmo em relação ao teu Ananás e Hortelã. Gostamos do que fazemos e acho que isso se nota.
Andava com saudades há muito tempo, mas resolvi descansar e regressar apenas depois das férias. E cá estou eu. De volta à ilha, ao trabalho e ao blogue. O meu pai está bem :)
Um beijinho,
Ilídia
PS: Por acaso, acabei de ralhar com a Rita. Fez mais uma das asneiras dela :) Mas faço-lhe festinhas mais tarde ;)
Ainda bem que voltaste!
ResponderEliminarJá tínhamos saudades dos teus textos e fotos.
Parabéns e continua.
beijos
Obrigada, Ivone. Estou motivada. Andarei cá mais algum tempo ;)
EliminarBeijos para os quatro,
Ilídia
Welcome back, dear friend!
ResponderEliminarRosa
Thanks, darling :)
EliminarIlídia
Fiquei tão feliz ao ler a tua mensagem de hoje:) E só há pouco é que pude vir ler o post e ver a lasagna e as flores todas. Tempo de transições e de trânsitos é assim mesmo. Seja como for, isso não me impede de vir aqui no dia, a dizer da minha alegria pelo teu regresso.
ResponderEliminarBem-vinda de volta! Haja mais comida e mais flores e mais de tudo o que tu quiseres.
Um beijo grande.
Mar
Tinha de te informar :) Afinal, acompanhaste todo o processo e encorajaste-me a publicar a lasanha no primeiro post ;)
EliminarObrigada pelo teu carinho. Continuação de dias bons no Algarve.
Beijos,
Ilídia
Belo regresso!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt
Obrigada, Susana :)
EliminarBeijinhos,
Ilídia
O teu blog é daqueles que guardamos no coração e que estimamos por ser uma referência para quem tem também um blog. Obrigada pelo regresso e pelo post cheio de luz e de boas noticias! Beijinho!
ResponderEliminarMuito obrigada pelo teu carinho, Mariana :)
EliminarUm beijo grande,
Ilídia
Como disse no post de Julho, fico feliz com este seu retorno. Ainda por cima com estes posts luminosos!. Um abraço.
ResponderEliminarE eu fico feliz com as suas palavras e o seu carinho. Obrigada :)
EliminarUm abraço,
Ilídia
Obrigada por estar de volta!
ResponderEliminarDescobri o seu blogue pouco tempo antes de o suspender e lembro-me de ter lido todo o seu arquivo na mesma semana, com um misto de identificação e encantamento, partilhando da sensação de paz e bem-estar que tudo neste recanto nos inspira.
Espero que a vida lhe esteja a retribuir a generosidade que tem para com o mundo!
Um abraço.
Obrigada, eu, pelo comentário tão simpático. Deixou-me muito feliz :)
EliminarContinue por aqui :)
Um abraço,
Ilídia
Querida Ilídia, há 4 meses lembro-me de vibrar com seu retorno ao blog. Como de hábito, recebi a notícia por e-mail porque assino o Feed. Desde então, com o habitual deleite, venho acompanhando as postagens das receitas, viagens e histórias com Manel. Neste post, particularmente, alegrei-me em personificar o Manel - ainda que bebezinho. Que olhos atentos ele tem! Escrevo-lhe para dizer que mesmo no silêncio, é com muita satisfação que acompanho as postagens. São como poesia para mim... poesia perfumada porque sempre estão enriquecidas com belos pratos e flores! Beijos!
ResponderEliminar