Nestas férias, entre muitos almoços e jantares com a família, passeios a pé, banhos de piscina e outras diversões estivais, houve uma visita à quinta da minha cunhada. Um lugar silencioso, com galinhas, vegetais variados e uma coleção interessante de árvores de fruto. Peras, maçãs, pêssegos, ameixas, laranjas... até uma nogueira. Agora que a minha horta está em pausa, andei a matar saudades de sujar as mãos na terra. Levei a máquina. E fotografei muito. E ao olhar para os cachos de peras pouco maduras, achei que uma boa forma de as consumir seria num bolo. De pera e chocolate. O forno há de amolecê-las, pensei. Enganei-me. Na tentativa de tornar as peras comestíveis, deixei o bolo no forno mais tempo do que era suposto. Resultado: peras duras e bolo seco. Todos comeram, coitados. Afinal não quiseram desiludir a hóspede dos Açores :) Mas tive pena, pois pareceu-me que aquele bolo, com peras menos duras, deveria ser bem bom. Assim, repeti-o, na noite de domingo, já em casa. E percebi que tinha razão. É um bolo muito bom. Com peras maduras :)
(As peras manhosas)
Bolo de pera e chocolate
(Ligeiramente adaptado deste)
Ingredientes para a base:
60 g de manteiga
140 g de farinha
50 g de açúcar
1 colher (de chá) de cacau
2 gemas
Ingredientes para o bolo:
3 peras maduras (como já devem ter percebido pela introdução, o adjetivo é muito importante)
1 ovo
75 g de manteiga
75 g de açúcar amarelo
20 g de amêndoas moídas
75 g de farinha
1/2 colher (de chá) de fermento para bolos
25 g de cacau em pó
50 ml de leite magro
Preparação:
Misturar todos os ingredientes para a base, até formar uma massa homogénea. Embrulhá-la em película aderente e levar ao frigorífico meia hora (se não tiverem meia hora, menos tempo não põe em causa o sucesso do bolo - já as peras pouco maduras, sim ;).
Pré-aquecer o bolo a 190 graus. Untar e enfarinhar uma forma de mola.
Esticar a massa com o rolo e forrar o fundo da forma (ou fazer batota, como eu fiz, e, com os dedos, esticá-la, até cobrir o fundo).
Descascar as peras, retirar-lhes os caroços e cortá-las em quartos.
Bater a manteiga com o açúcar, até obter uma massa esbranquiçada. Juntar o ovo e bater. Misturar a farinha, a farinha de amêndoa, o fermento, o cacau e o leite. Mexer bem, até estar tudo bem incorporado. Verter esta mistura sobre a base. Dispor as peras no topo, fazendo pressão para que toquem na base do bolo.
Levar o bolo ao forno cerca de 30 minutos ou até o palito sair limpo. Deixar arrefecer e desenformar. Polvilhar com açúcar confeiteiro.
Servir simples ou com gelado de baunilha.
Nada que 'bata' o poder de um bolo caseiro! E ver essas arvores da quinta carregadinhas de frutos é verdadeiramente inspirador! Beijinhos
ResponderEliminarQuando vi estas peras lindas, pensei logo num bolo com estes ingredientes. Gosto muito de bolos de fruta. Foi uma desilusão, mas ainda bem que sou teimosa e o repeti. É mesmo bom :)
EliminarUm beijinho,
Ilídia
Obrigada, Susana.
ResponderEliminarBeijinho,
Ilídia
Lugar belíssimo! Quanta fartura de frutas. Sente-se a alegria das plantas e animais neste lugar. Até a joaninha parece tão feliz e farta!
ResponderEliminar