domingo, 19 de outubro de 2014

Exotismo

Há dias, vi um programa do Nigel Slater dedicado a ingredientes pouco comuns. Entre eles, havia uma receita de morcela com massa folhada e cebola caramelizada que pretendo reproduzir um dia destes. Achei curiosa a presença da morcela num programa cuja temática era ingredientes exóticos. Por cá, morcela é um ingrediente bastante vulgar. Em Inglaterra, porém, a dois passos de Portugal, é considerado estranho. O ruibarbo, por outro lado, uma planta muito consumida no Reino Unido e nos Estados Unidos, é quase desconhecida em Portugal e não muito fácil de encontrar. Nos Açores, se não for cultivada por um amante de horticultura e cozinha, praticamente impossível. 
O ruibarbo que utilizei para confecionar este chutney é o francês, menos conhecido do que o vermelho. Foi-me oferecido por uma amiga com gosto por coisas da terra. O resultado agradou. Um chutney bem aromático, que combina muito bem com queijos fortes e vinho tinto.

Chutney  de ruibarbo
(Receita adaptada desta)


Ingredientes:
500 g de ruibarbo, cortado em pedaços de 1 cm
2 dentes de alho
2 cebolas roxas
3 colheres (de sopa) de azeite
200 g de açúcar amarelo
10 cl de vinagre de cidra
2 colheres (de café) de garam massala
sal e pimenta

Preparação:
Descascar os alhos e as cebolas e cortá-los em fatias finas
Numa panela grande, refogar a cebola, o alho e o azeite, até ficarem translúcidos. Juntar o açúcar amarelo e deixar caramelizar, em lume brando. Juntar o ruibarbo, o garam massala, o vinagre e cobrir com água. Deixar ferver; depois, reduzir o lume, e deixar cozinhar 50 minutos. Temperar com sal e pimenta.
Colocar o chutney em frascos esterilizados e guardar. 
No blogue de onde retirei a receita, sugere-se que este chutney acompanhe magret de pato. A testar um dia destes. Para já, foi comido como entrada, a acompanhar queijo, sobre uma tosta. Muito bom.


18 comentários:

  1. Oi,querida,bom dia!
    Adoro chutney,muito mesmo,mas acho que vai ser um pouco difícil experimentar esse de ruibarbo,pois não o encontro aqui.
    É,mesno,muito engraçado essa questão de alimentos,exóticos para uns,corriqueiros para outros... Fui acostumada com a morcela,gosto bastante,pois minha avó Maria,portuguesa e cozinheira de mão cheia,sempre produzia no sítio para toda a familia. Aliás,ela produzia muitos enchidos e a lembrança de seu fogao a lenha sempre a todo vapor me é muito marcante. Às vezes,você me faz avivar essas lembranças e isso me deixa feliz!
    Quanto a valorização do professor,por aqui tambem não é muito boa,as condiçoes de trabalho e falta de incentivo e reconhecimento deixam muito a desejar. Só muito amor mesmo pela profissão...
    Que você tenha um feliz domingo e otima semana. Beijinhos,Katia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Kátia.

      Por cá também não é fácil encontrar ruibarbos, como escrevi no meu texto. É mesmo uma raridade. Comi-os poucas vezes, sempre oferecidos por alguém que os cultivou. Encontrá-los no mercado é mesmo impossível.
      Fico feliz por a ajudar a recordar a sua avó. Também tinha uma relação muito especial com a minha avó materna. E penso nela muitas vezes quando estou na cozinha.
      Em Portugal, há vários anos que os governos têm prejudicado muito o nosso trabalho. E, inevitavelmente, a falta de reconhecimento e de incentivo matam a motivação. Felizmente, ainda vejo muita gente que, apesar de tudo, continua a dar o melhor de si e faz tudo para minimizar o impacto destas políticas que fazem tudo para prejudicar a Educação.

      Um bom fim de semana.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Adoro a cor desse chutney, ficou mesmo irresistível.
    Provei ruibarbo pela primeira vez este ano e fiquei fã. A primeira receita que fiz foi uma compota de ruibarbo e morango, arrisco-me a dizer que é a melhor compota que comi até hoje.
    Fiquei curioso com esse chutney que tem tudo para me agradar. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca provei ruibarbo em compota, mas parece que é uma das utilizações mais comuns, juntamente com o morango. Andam sempre de mãos dadas, o morango e o ruibarbo.
      Se encontrar ruibarbo, experimente o chutney. Ficou muito aromático, com a adição do garam massala.

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Tem optimo aspecto! Nunca provei ruibarbo!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Nunca provei ruibarbo mas gostei dessa consistência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou bem cremoso e, à medida que o tempo vai passando, vai ficando cada vez melhor.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  5. É tudo relativo, de facto ;) Havias de ver o cuidado com que no Japão serviam Melancia! Uma iguaria tratada com a delicadeza das coisas raras ;)
    Boa semana!
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E as nossas melancias vendidas por cêntimos, nos meses de verão :) Não sabia que era um fruto assim tão raro no Japão :) Mesmo curioso!

      Um bom fim de semana,

      Ilídia

      Eliminar
  6. Que bela ideia para um chutney.

    _________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha



    P.S.: Mal tenho tido tempo para o meu blog, quanto mais comentar os blogs que sigo... Por isso, lamento a minha ausência nos comentários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro chutneys e dá jeito tê-los guardados, para entradas de última hora :)
      Também ando sem tempo, não se preocupe. Andamos todas, pelos vistos :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  7. Minha querida,voltei para agradecer a visita e o carinho,fiquei realmente muito feliz. Que bom que conseguistes comentar,mas preciso melhorar isto. So vai demorar um pouquinho porque quem cuida dessa parte é minha filha e ela está prestando vestibular para Medicina no proximo mês. No momento é só estudar,estudar e estudar. ..
    Que sua semana seja linda,produtiva e muito feliz. Beijinhos para ti e para o teu Manel. Katia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa sorte para a filha, Kátia :)

      A semana foi boa, mas muito preenchida. Só hoje consegui chegar aqui.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  8. O exótico carece mesmo de ser problematizado. Ou matizado. Nunca usei ruibarbo. Vejo-o e acho que é do género lindo, com aquele rosa vibrante a chamar-nos o olhar. Mas confesso que ainda não senti o apelo com aquela urgência boa. Mas há-de acontecer, que eu sei. Nestas coisas, é sempre esperar pelo tempo certo para que aconteçam. Quando acontecer, venho em busca deste chutney:)

    Um beijo. Boa semana.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ruibarbo tem um sabor diferente de tudo. Tem de ser misturado com outros ingredientes. Normalmente, com morango. Popularizou-se nos Estados Unidos, em tartes, juntamente com o morango, por ser mais barato, e se parecer com este fruto. Assim, as tartes ficavam mais económicas (quem me contou a história do ruibarbo foi o Avelino, da Biofontinhas, a minha "enciclopédia" preferida nestas coisas :)

      Um beijo para ti e para os teus homens. E um bom fim de semana.

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.