domingo, 1 de julho de 2012

Um jantar inesperado

Na sexta-feira, um telefonema e a pergunta Tens planos para amanhã? Mesmo que tivesse, tê-los-ia cancelado. A pergunta foi feita pela M., a minha amiga das pipocas de canela. Perante a minha alegria efusiva, corrigiu, cautelosamente: Ainda não temos a certeza. Só se o mar estiver bom. Amanhã, confirmo. 
Ontem, pouco antes do almoço, a confirmação. Enquanto os meus amigos faziam a viagem Graciosa-Terceira, comecei por preparar o quarto com os lençóis de renda que sei que a minha amiga aprecia. Fiz alguns telefonemas a convocar os amigos comuns para o jantar. Fui ao talho. Temperei as carnes para o churrasco. Fui à horta, colher alfaces e ervas aromáticas. 
À hora combinada, estava no cais, à espera dos meus amigos (agora, com o pequeno F.). Descarregada a bagagem, começámos a preparar o jantar. Entretanto, os outros convidados começaram a chegar. Acendeu-se o lume para o churrasco. Serviu-se vinho. Fizeram-se mojitos. Enquanto a criançada brincava, no jardim, nós conversávamos e ríamos e recordávamos outros tempos. E matávamos saudades. E o jantar foi daqueles bons, prolongados. Mesa na rua, como o verão pede. Apesar da temperatura baixa para a época, o jantar tinha de ser na rua. No fim da noite, as mantas pelos ombros foram a salvação. Afinal, o que há mais acolhedor do que amigos reunidos, um jantar no jardim, um copo de vinho e o aconchego de uma manta?

Com tantos afazeres e a confirmação um pouco em cima da hora, não houve tempo para receitas elaboradas, muito menos para fotografar os pratos de forma satisfatória. Apenas merecem registo estes vols-au-vent, com recheios improvisados, que agradaram a todos: 


Vols-au-vent de morcela e maçã
Recheei 6 vols-au-vent com um resto do recheio destes folhadinhos (que tinha congelado) e levei ao forno.

Vols-au-vent de espinafres, alheira e ovos de codorniz
6 vols-au-vent
1/2 embalagem de espinafres salteados com alho, congelados
1 alheira, sem a pele
6 ovos de codorniz

Levei ao lume os espinafres e deixei-os descongelar. Juntei a alheira, mexi e deixei cozinhar. Recheei os vol-au-vents e sobre cada um pus um ovo de codorniz. Levei ao forno, até o ovo estar cozido.

Para sobremesa, as típicas queijadas da Graciosa, fresquíssimas. Que saudades que eu tinha!

Nota: Obrigada, N., pelas fotos. E já viste como o teu desenho com chocolate ficou catita? ;)

19 comentários:

  1. Nós também adorámos! Não tenhas dúvidas! Já tinha saudades de falarmos ao vivo e a cores e darmos as nossas gaitadas!:) agora numa versão diferente, é certo, com as vozes dos miúdos ao fundo, mas sempre com enorme prazer e boa disposição! E tão boa que foi a noite!:)))) realmente foi curtinha, mas foi tão boa!!!!:) e tão lindas que estão as fotos!!!!! Estão ambos os fotógrafos de parabéns! Acho q vos vou contratar para nos tirarem umas fotos pras paredes da casa nova...looooolllll!:) acredita: adorámos! É sp ótimo estar convosco! Beijinho mt Gd Amiga!!!
    M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, vê lá se "apanhas boleia" mais vezes. Foram uma noite de sábado e um pedacinho de domingo perfeitos. Só foi pena a constipação do F. Que fique bem depressa.
      Um beijo,
      Ilídia

      Eliminar
  2. P.S. Os lençóis são, de facto, uma obra de arte:)))))
    M.

    ResponderEliminar
  3. como é delicioso receber amigos em casa!! não importa se a comida é elaborada ou não...seu cuidado e carinho valem muito!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isadora, é o melhor, sem dúvida. E amigos que não vemos há muito, como foi o caso, melhor ainda.

      Eliminar
  4. Para um jantar inesperado digamos que esteve recheado de coisas boas!
    Para não falar da companhia, que nestes casos é o melhor acompanhamento!
    Viva a amizade!

    ResponderEliminar
  5. Sábado à noite foi assim, também. Um jantar com e para amigos. A celebrar um momento importante na vida da minha irmã Ina. Adoro estas reuniões. Com "convocatórias" inesperadas. Momentos prolongados no tempo. Que habitam a nossa memória afectiva de maneiras que nem sempre conseguimos antecipar. Voltamos a estes momentos uma e outra vez. Por termos sido felizes daquela maneira fugaz, mas muito cheia do que somos.
    Registo o teu registo, minha Ilídia. A tua felicidade por receberes quem te quer bem.

    Uma boa semana. E um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fins de semana parecidos, então :) Foi mesmo especial este jantar. É tão raro tê-los cá. Encontrámo-nos no verão, em S. Miguel. Mas assim, na minha casa, sabe de forma diferente. E sim, permanecerá. Tal como outros permaneceram e foram recordados no sábado. Ser feliz é tão fácil, não é?
      Uma boa semana para ti também.
      Um beijo

      Eliminar
  6. Como calculas, gostava muito de ter estado nesse jantar - por todos os motivos que conheces. Mas sei que se divertiram e se deliciaram com os teus acepipes; e isso, por agora, é o mais importante para mim. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, Luís. Haverá outros jantares.
      Um beijo
      P.S.: Que estejas bem.

      Eliminar
  7. Sabem bem estes jantares movidos pela amizade, o bom tempo e o petisco.
    Adorei os petisquinhos folhados :)) Super tentadores.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São os melhores, Ginja. E no verão têm um sabor tão especial.
      Beijinho

      Eliminar
  8. Que descrição deliciosa... Quase que imaginamos como foi. O melhor de tudo: foi vivido. E guardado na memória das amizades.
    Uma boa semana para ti!
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Babette. Foi muito bom. Muito vivido, sim. Apesar de não ter havido tempo para planear tudo como era suposto, o mais importante não faltou.
      Uma boa semana para ti também.
      Beijo

      Eliminar
  9. Ilidia, para um jantar feito á pressa ficou tudo perfeito.
    Gostei muito do recheio de morcela e maçã, e essas queijadas...hummm, provei ai nos Açores e adorei. A receita é segredo?
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gisela, infelizmente não conheço a receita. Por isso, creio que é segredo de lá. Mas vou perguntar à minha amiga se ela tem. E depois digo-te, claro :) Mas sabes, agora temos uma empresa de laticínios que vai lançar gelados com sabor a queijadas da Graciosa e a D. Amélia. Estou curiosíssima :)
      Beijos

      Eliminar
  10. Que belo jantar! Senti a brisa da Terceira aqui deste lado ;)
    Beijos
    Teresa

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.