segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Uma massa num domingo chuvoso

Ontem, o dia esteve mesmo como eu gosto. Reformulo, ontem, o domingo esteve mesmo como eu gosto. Se durante a semana, quando somos obrigados a sair de casa, não é muito agradável acordar e ver, através dos vidros, a chuva e o vento, ao domingo, sabe muito bem. É bom saber que podemos passar o dia em casa, longe de tudo (sou uma adepta fervorosa de cocooning).
Ontem, já apeteceu mantinha e sofá. Houve trabalho, é certo, no entanto, foi saboroso. Foi o tal trabalho de que gosto, não burocrático. Preparar aulas sobre Fernando Pessoa não é um trabalho árduo como fazer atas e planificações e relatórios... Até os gatos procuraram aconchego. O Gaspar não saiu da manta a tarde toda. Quanto à Micas, fui encontrá-la bem refastelada na nossa cama, com um ar muito feliz.
Para comer, apeteceu-me algo condizente com o dia. Comida outonal, daquela que perfuma a casa. Que a deixa a cheirar a especiarias. Escolhi ingredientes outonais (a abóbora, que comprei, no sábado, na Biofontinhas, e cogumelos) e fui improvisando. E saiu uma massa com as cores do outono, as minhas preferidas, cuja receita pode ser consultada no Receitas ao Desafio.


A Micas

e o Gaspar


Gato que brincas na rua
Como se fosse na cama,
Invejo a sorte que é tua
Porque nem sorte se chama.

Bom servo das leis fatais
Que regem pedras e gentes,
Que tens instintos gerais
E sentes só o que sentes.

És feliz porque és assim,
Todo o nada que és é teu
Eu vejo-me e estou sem mim.
Conheço-me e não sou eu.
   
                   Fernando Pessoa




16 comentários:

  1. Também sou de massas assim. Que são de casa. E do resto, também. Mas aqui há muito calor, Ilídia. Mais do que no Verão. E a minha vocação é solar e tudo o mais, mas hoje apeteceu-me chuva. Queria água a cair do céu.
    Os seus gatos são lindos. Inspirações poéticas para o intangível que há nos poemas. Gosto muito de a imaginar, ainda que sem rosto, a preparar aulas num dia de chuva. Com gatos plácidos. E poesia.

    Um beijo de início de semana. Que seja boa.

    Mar

    ResponderEliminar
  2. Ontem esteve mesmo um dia bem chuvoso que apetecia estar estatalada no sofá todos o dia. Não estive todo o dia porque não pude, mas terminei a tarde com todos esses regalos :).
    Os teus gatinhos ficaram muito fotogéticos, eles sim gosaram bem o domingo.
    Agora vou espreitar a receita que me perece bem outonal e deliciosa.

    Beijinhos e até amanhã

    ResponderEliminar
  3. Ilídia,
    Ficou uma massinha muito apurada... Mesmo como eu gosto : ) Ja tinha visto no outro blog. O Micas e o Gaspar são uns fofos, só apetece agarrar e dar muitas festinhas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ilídia,
    Como te disse, já tinha ido espreitar a receita no receitas ao desafio e adorei as fotos. A fotografia que selecionaste para este post é sem dúvida a minha favorita porque transpira lar, calor, comida caseira... Quase me convenceste a gostar do Outono. Mas eu pertenço ao Verão e um pratinho desta massa fabulosa integrar-se-ia também perfeitamente na minha estação.
    beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  5. Ilídia as massinhas cá por casa também são sempre bem vindas, que bom aspecto estas...

    as fotos deliciosas..bjs

    ResponderEliminar
  6. ADORO MASSAS E ESSA ESTA MESMO AO MEU GOSTO.
    OS GATOS SÃO LINDOS.
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Deliciei-me com o início do texto mas o poema conseguiu arrancar-me um sorriso rasgado :) é dos meus preferidos, ou não fosse Pessoa um grande Mestre. Por mim ficava aqui a manhã toda a falar de Pessoa. Boa semana, vou ali espreitar a massinha. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Por aqui reina o calor o que na minha cozinha não invalida os pratos de forno.
    Também fiz um macarrão gratinado no forno (por publicar).
    Os seus gatos são lindos e ler os seus posts faz-me sempre lembrar que adoro poesia, os nossos poetas, a nossa literatura!
    Um abrço

    ResponderEliminar
  9. Ilídia, adorei as fotos dos teus gatos, são tão lindos :).. São uma perdição mesmo..
    Quanto à massinha, já te tinha dito no receitas ao desafio que está fenomenal..
    beijo

    ResponderEliminar
  10. Ilídia por aqui ainda tem feito muito calor, ainda mais do que em Agosto, mas um massinha dessas sabe-me bem em qualquer altura do ano :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Olá Ilídia!
    São tão lindos os teus gatinhos! Muito fofos, estão com aquele ar consolado!
    Os meus também são muito carentes, adoram os dias de outono/inverno em que passamos o dia inteiro no sofá em frente à lareira!!
    Por aqui está um calor como não tivemos durante todo o Verão, a nossa lareira ainda vai descansar mais um pouco!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Já estive e ver a massa no receitas ao desafio, receita mais que aprovada para o outono. Adorei conhecer os teus gatos, muito fofos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Já falámos no que de bom pode ter o Outono, ou as rotinas. Apesar de aqui no Continente o Verão estar ainda bem presente... Os pratos de massa são, como diz a nossa Mar, pratos de casa. Por isso use e abuse, quando estiver por casa em dias de tempo agreste. E vá-nos dando as receitas ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  14. Mulher caseira! :D
    Adorei o poema, não o conhecia.
    Bela massa, vou espreitar a receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Que saudades que eu tenho de um dia assim. Por aqui o calor não desaparece, mas esse prato podia estar por cá que mesmo com calor sabia muito bem.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  16. Por aqui o calor aperta!! Mas ainda assim adorei a tua sugestão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.