quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Mais do que receitas

aqui admiti o meu vício em relação às máquinas para a cozinha. No entanto, tenho outro vício de que nunca falei: livros e revistas de culinária. Cada vez vou acumulando mais. Estas férias, trouxe mais uns quantos, dois dos quais herdados da minha sogra. De alguns, nunca fiz uma única receita. No entanto, adoro folheá-los e ir colhendo inspirações. Muitas vezes, mais do que das receitas, gosto das histórias partilhadas por quem gosta de cozinhar. É o caso deste Cozinha - O coração da casa, da Nigella Lawson. O livro cativa logo pelo título. Somos logo abraçados por uma sensação de aconchego. À medida que o vamos folheando, essa sensação intensifica-se, atingindo o clímax no capítulo "Um sonho de lareira e casa.". Gosto da simplicidade e honestidade com que a autora vai partilhando as suas aventuras e desventuras na cozinha (Há um capítulo intitulado "O muro da vergonha dos meus electrodomésticos", em que enumera as máquinas que comprou por impulso e não usa).
Há algum tempo, o Pedro Rolo Duarte escrevia "Gosto de blogs com pessoas dentro." Eu também. E de livros de receitas com pessoas dentro. Este livro de receitas da Nigella, tal como os seus programas, é muito mais do que um livro de receitas. É um livro com uma pessoa dentro.


Publiquei hoje, no Receitas ao Desafio, uma receita de cheesecake deste livro. Muito calórica e muito saborosa. Se quiserem espreitar, fica já aqui ao lado :)




21 comentários:

  1. TAMBÉM ADORO LIVROS E REVISTAS DE CULINARIA, ACHO QUE ATÉ SOU VICIADA.
    ADOREI ESSE CHEESECAKE.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Ah, como eu te entendo, sofro da mesma" patologia", que dizer? Tenho fases melhores que outras...enfim, vivo muito bem com este meu problema, tem uma natureza simpática!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Eu comprei este livro mal foi editado(aliás tenho todos da Nigella) não podia estar mais de acordo em relação ao seu conteudo!
    Revistas já não tenho onde colocar mais nenhuma e livros já não há estante que os suporte!
    O cheesecake é magnifico!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  4. Tal como tu, também tenho esse vicio. E tenho esse livro também que adoro.
    A única receita que fiz até agora - e que adaptei ligeiramente - foram os Irish Oaten Rolls... se quiseres ver: http://suvellecouisine.blogspot.com/2011/05/oaten-irish-rolls-da-nigela-e-da-su.html
    E já agora se quiseres experimentar para depois compararmos versões, era giro ;)

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Ilídia!!!

    Tb é bimbólica :) Eu tb tenho imensos livros de culinária e revistas... Compra as da bimby?! Trazem sempre coisas muito agradáveis e apetecíveis :)

    A Gui comprou esse livro da Nigella e telefonou-me para eu ver se tb queria comprar... disse que era fantástico... e de facto é... existem dias em que apetece estar no sofá a ouvir música e a folhear livros para nos inspirar-mos para o dia-a-dia ou ainda para dias mais festivos...

    PS: já pensou no que quer que eu leve daqui da FFoz?!! Ontem estiveram a jantar em minha casa amigos que estiveram cmg aí na sua linda Praia... falei em si... disseram logo: "Existem coisas lindas... esta do mundo virtual é surpreendente..."

    Um bom dia para si aí na linda Praia da Vitória.

    ResponderEliminar
  6. Ai os vicios da culinaria, eu tambem adoro livros de culinaria, nesta viagem ao Canada, comprei e foram -me ofercidos ums quantos....Ja tirei uma foto, para esta semana colocar no Blog !!! Jinhos

    ResponderEliminar
  7. Ilídia,
    Também gosto muito desse livro, tem receitas maravilhosas... Na minha casa já não tem espaço para mais revistas e livros (já tenho de por alguns na garagem) O cheesecake esta com um aspecto delicioso : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Já vi a receita e está mesmo uma sobremesa gulosa!

    ResponderEliminar
  9. Olá Ilídia:

    Partilho (mais uma vez) das coisas que escreveu. A propósito de livros de culinária. Não tanto a propósito de revistas. Creio que as nossas edições são demasiado repetitivas. Mas dos livros sim. De cada vez que vou a um lugar diferente, trago um. Que há-de ser sempre o país de onde veio.
    A Nigella escreve muito bem sobre comida. Aliás, ela começou por escrever nas revistas que gostamos de ler:) Na Vogue inglesa, se não estou em erro. Fala maravilhosamente sobre comida. Sobre o sentido de casa. Sobre os filhos. Muito ligeira e despretensiosa. E um dado curioso: é casada com o Charles Saatchi. Acho piada à ideia de imaginar um dos negociantes de arte contemporânea mais temidos do mundo à lareira. Com a mulher voluptuosa que faz comida. Tenho uma única divergência com as receitas dela: exageram nas coisas que fazem mal. Demasiada manteiga. Demasiado açúcar. Faço as minhas adaptações e leio os textos com gosto.

    Um beijo de dia de sol.

    Mar

    ResponderEliminar
  10. Confesso sofrer da mesma doença, hehehe, também colecciono livros e revistas de culinária, não consigo resistir. E esse Kitchen veio ter às minhas mãos no Natal, adoro, aprecio bastante a Nigella e a sua cozinha. Vou já espreitar o cheesecake!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Do que a Ilidia foi falar... livros e revistas de culinária :0) Tb tenho uma forte paixão por eles... só tenho um livro da Nigella (Nigella Bites)e gosto muito, tenho vontade de comprar os outros, um dia destes... Para além da simplicidade e da honestidade na cozinha da Nigella, aprecio "a relação" que ela tem com a comida, sem reservas nem complexos (tenho pena de não conseguir ser assim :0()

    Beijinhos Ilidia, gostei de ler o teu post

    ResponderEliminar
  12. Fiz um post recentemente com o mesmo topico:revistas e a mania de as comprar!!

    Sou "doida" por revistas , livros de culinaria, mas sou contida senão era lindo era!!!De vez em quando da me para me sentar ás tardes no chão da sala e entregar me a uns quantos de livros!!!


    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  13. Partilho dessa compulsão por livros de culinária! Que leio, releio e estimo. Curiosamente não tenho nenhum livro da Nigella, um pouco por causa do que a Mar diz: muita manteiga e muito açúcar ;^) Mas adoro vê-la na sua relação sensual com a comida e a cozinha. Desconhecia que é casada com o Saatchi! Beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  14. Está mesmo um brinco de bolo!
    Muito bonito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. São, Duxa, Cinha, Catarina, Ginja, Ana Rita e Gabriela, parece que temos todas a mesma doença :) Esta não é das piores, não é verdade?

    Su, vou espreitar a tua versão. E, quem sabe, um dia vês a minha por aqui :)

    Sophy, sim, tenho uma Bimby e adoro. Facilita-me muito a vida, principalmente durante o ano. Quando chego a casa tarde e com pouca vontade de cozinhar (mesmo quem gosta tem dias assim), ela faz quase tudo sozinha. E que bem que sabe :) Sim, sou assinante da revista. Gosto bastante. Quanto à sua vinda cá, chega-me a sua presença. Mas não digo que não a uma Brisa. Em troca, apresento-lhe as Donas Amélias ;)

    Luísa, muito obrigada.

    Mar, concordo quando diz que as nossas revistas são repetitivas. Muitas vezes, depois de as comprar, pergunto-me: "Por que comprei isto?" Mas os vícios são mesmo assim, irracionais. E arrependemo-nos logo a seguir a consumirmos :) Em relação à Nigella e comida pouco saudável, é verdade. A senhora exagera um bocado. Uma vez, via-a fritar chocolates Bounty e a fazer sandes de manteiga de amendoim panadas:) Fiquei estarrecida. Mas gosto imenso de a ler e de a ver. Sabia que tinha começado a carreira pela Vogue Inglesa. Bela maneira de começar :) Quanto ao marido, li algures que era casada com um magnata ligado às artes, mas não sabia quem. Obrigada pela partilha :)

    Babette, apesar de tudo, há algumas receitas no livro que não são assim tão calóricas. Outras, como esta, são autênticas bombas :)
    Este cheesecake foi feito para levar para um jantar em casa do meu amigo mais guloso, professor de Educação Física (ele pode dar-se ao luxo, pois faz exercício todos os dias:)

    Tixa, obrigada.

    Beijos para todas

    ResponderEliminar
  16. Olá

    Sou mais uma que se junta neste vício de revistas e livros. Adoro. Nem sempre faço as receitas mas adoro ler e inspirar-me...o pior é arranjar espaço para por tudo.
    Adoro a forma como a Nigella nos envolve tanto na escrita como nos programas que faz.
    A tua sobremesa fica com um aspecto suberbo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Ilídia, este post ampliou-me a ansiedade de rapidamente descobrir em qual dos caixotes é que tenho todos os meus livros e revistas de culinária. Em breve, com a mudança para a casa nova, vou voltar a folheá-los. Um desporto que nunca me cansa. De momento, vou vasculhando os que tenho da Bimby, do jamie Oliver e as outras aquisições mais recentes. Os vícios servem o propósito de serem alimentados, mas também para além deste acho que não tenho mais nenhum.:) Quando referiste que tinhas trazido uns livros da tua sogra apreciei o facto de também gostares de livros de culinária antigos. Já pedi à minha mãe uns quantos. Ela acedeu. Disse-me que se quisesse podia levar todos!!!!
    Ñão gosta nada de cozinhar. Diz-me que já foi assim como eu, em outros tempos, e que quando eu chegar à idade dela também vou acalmar e preferir ir ao "take away" todos os dias.Será?

    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  18. Ai ai a desencaminhar uma pessoa... lá terei que ir ver :)

    ResponderEliminar
  19. Fraldinha, eu sou um demoniozinho, admito :)

    ResponderEliminar
  20. Ilídia, também como sabes gosto muito de livros de culinária. Nem a propósito falei-te da minha última aquisição no Canadá :). Mas confesso que consigo resistir quando quero! É preciso ter espaço para os arrumar e como sabes agora não o tenho, ainda tenho umas quantas revistas arrumadas no sótão, porque não tenho espaço na cozinha para elas. Gosto muito dos programas da Nigella, mas livros ainda não tenho nenhum (tenho resistido!). É pena as receitas dela serem tanto calóricas!
    Gostei imenso da apresentação dessa tarte, só agora vou ao receitas ver!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá.
    Como te compreendo...
    Adoro livros de receitas, destes com alma!
    Gosto de ao serão me sentar no sofá e voltar a folheá-los... E quando se trata da Nigella... o meu encanto quadruplica :) !
    E ver os filmes da Nigella, sobretudo os do Natal... que maravilha!
    Adorei este blog, a apresentação, as receitas, as fotos! Muitos muitos parabéns!
    Voltarei :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.