Hello, my name is Ilídia and I have an addiction. I am addicted to kitchen gadgets. I am sober for one day.
Sinto-me tão mais aliviada. Admiti o meu problema. Tal como as pessoas dos filmes. Só me falta estar cercada por pessoas com um ar complacente, que me vêm abraçar depois da minha confissão.
Não há máquina para a cozinha que eu não cobice. O último desejo foi a sorveteira. Andei a resistir durante algum tempo. Mas sou uma fraca. Ontem, olhei para ela e não resisti. Trouxe-a comigo. Assim, posso fazer gelados mais saudáveis, com iogurte, e tal (a saúde é sempre uma boa desculpa, não vos parece?). Assim, era imperativo que o meu primeiro gelado fosse saudável. Far-me-ia sentir menos hipócrita. Porém, o meu marido pediu-me um gelado especial (para o meu marido, um gelado especial jamais poderia ser light). E há que agradar ao esposo, não?
Gelado de mascarpone com canela e Frangelico
Ingredientes:
250 g de mascarpone
1/2 chávena de água
1/2 chávena de açúcar (usei amarelo)
1 pau de canela
3 colheres de sopa de licor Frangelico (licor de avelã)
1 colher de chá de canela
1/3 chávena de natas espessas
Misturar o açúcar com a água, juntar 1 pau de canela e levar ao lume até que o açúcar dissolva. Ferver cerca de 3 minutos, juntar 1 1/2 colheres de sopa de Frangelico e deixar evaporar. Apagar o lume e juntar a canela em pó e o restante licor (1 1/2 colheres de sopa). Deixar arrefecer.
Numa tigela, misturar o mascarpone com as natas. Por fim, acrescentar a calda de açúcar, previamente coada (o objetivo não é eliminar completamente a canela, mas sim tirar um pouco para não se sentir demasiado a sua textura). Colocar na máquina de gelados.
Procedimento sem máquina: para obter um gelado cremoso e evitar a formação de cristais de gelo, colocar o creme no congelador e, quando este começar a dar sinais de que está a congelar, retirá-lo e batê-lo na batedeira, levando-o novamente ao congelador. Esta operação deve ser repetida 3 ou 4 vezes.
Fonte: Receita copiada ipsis verbis de http://threefatladies.blogspot.com/2008/09/gelado-de-mascarpone-com-canela-e.html
Servi o gelado com peras em conserva, cuja receita publicarei brevemente.
Hoje decidimos as duas publicar receitas do blog Three Fat Ladies :P No dia que esse grupo de auto-ajuda se tornar oficial avisa-me, porque eu quero-me juntar a ti. É a esse e de compra compulsiva de sapatos. Que delícia de gelado! Beijinhos
ResponderEliminarEu também ando com uma vontade de comprar essa maquina que nem imaginas... e depois só gelados maravilhosos ai,ai...
ResponderEliminarBjs.
Mesmo assim resisitiste por bastante tempo!lol
ResponderEliminarE para estrear a máquina nova saiste muito bem... agora tens que te conter, afinal o objetivo era fazer elados mais saudáveis e lights!!!
Fiqui curiosa com esses ingredientes... tenho mascarpone no frigorífico!:)
E parece que andamos em sintonia acabei agora mesmo de publicar um gelado... mas mais light que o teu!lol
Beijinhos e parabens pela aquisição.
Olha olha mas as meninas da ilha andam a tentar aqui o pessoal do continente com o pecado??? isso não se faz, ainda para mais que não encontro sorveteiras em condições ai ai ai
ResponderEliminarA confissão fica sempre bem hehehehe
O gelado ficou com um aspecto delicioso, os ingredientes deixaram-me com vontade de fazer já um, só que tal como tu tenho resistido à compra da sorveteira só n sei por quanto tempo :)
ResponderEliminarBeijinho
Eu confesso que também tenho esse problema... também ando atrás de uma sorveteira, mas as que encontrei na minha cidade não são nada baratas, por isso ainda não comprei, a seguir à compra da máquina de gelados quero uma actifry, o problema é convencer o meu marido de que é necessário estas máquinas todas aqui em casa!!
ResponderEliminarO gelado parece bem gostoso.
Beijinhos
Ilídia,
ResponderEliminarÉ uma honra ver aqui este gelado, sobretudo sabendo que gostou.
beijocas
Ilidia, as máquinas também são a minha perdição, máquinas e todos os acessórios de cozinha. Quanto aos gelados eu prefiro comer menos vezes, mas quando como, tem que ser especial, tal como este
ResponderEliminarUm beijinho
Que delicioso gelado.
ResponderEliminarAgora ia bem um!!!
Bjs
Ilídia, fizeste muito bem em cair na tentação. Não te esqueças que comprar a sorveteira foi só o primeiro pecado. Os outros seguir-se-ão na figura de gelados deliciosos e aromáticos, como este.
ResponderEliminarAdorei as fotos, como sempre.
Um beijinho
Patrícia
Olá Ilídia!
ResponderEliminarApesar do teu problema, assumido, és uma sortuda porque conseguiste comprar a máquina de gelados. A semana passada havia no Lidl máquinas a 25,00 € e nem assim consegui convencer o marido, disse que já tenho máquinas a mais.:)
Mas sei que mais cedo ou mais tarde vou conseguir convencê-lo a comprar essa e a de fazer iogurtes.
Ficou uma delícia de gelado mas aguardo pelos ligths.
Beijinhos da Formiguinha
Gosto do seu sentido de humor, sabia? Eu sou mais ao contrário: não sou assim muito de máquinas na cozinha. Tanto, que há uma série de acessórios que nem tenho. Coisas mais ou menos de idiossincrasias. Mas acho linda a sua dependência:) E ainda mais a maneira como a assumiu. Fica um daqueles abraços que diz que está tudo bem. Que não importa se se tem um vício:)
ResponderEliminarE um beijo.
Da Mar
Olá!
ResponderEliminarObrigada pela visita e tb por me teres dado a conhecer o teu blog do qual estou a gostar imenso.
Eu tenho o mesmo problema... mas n me fico pelos gadgets, n há garfo, prato ou pano de cozinha que eu n queira, já tive de comprar mais um armário de cozinha para tanto prop. talvez esteja na altura de criarmos um grupinho de ajuda, eu bem preciso...
beijinhos e boa semana
Isto é o que tu chamas de light? Imagino o que não é light para ti! Mesmo assim, parece muito bom.
ResponderEliminarrosa
Se confessaste estás perdoada. Até porque temos de agradar o marido. Adorei o geladinho e o texto bem humorado. bjs
ResponderEliminarMeninas, obrigada pela compreensão. E por aceitaram o meu vício. Mais, obrigada por me confessarem os vossos, pois assim já não me sinto tão só :)
ResponderEliminarAna, neste post falo sobre o vício das máquinas, mas também tenho todos os outros (texteis, louças, talheres, copos...). Se calhar é mesmo melhor juntarmo-nos à Denise e formarmos o tal grupo. Ou não, porque eu até gosto deste vício. Sabe-me bem. :)
Mar (pelos vistos, a única "não viciada"), obrigada pelo abraço "que diz que está tudo bem".
Beijos para todas