sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ajuda preciosa

Hoje, ia publicar uma receita de lombo assado com figos. Já tenho o post pronto, com fotografias inseridas e tudo. No entanto, este almoço impôs-se. Não que seja uma daquelas invenções brilhantes que temos que registar antes que nos fujam. Nada disso. É do mais simples que há. Nada que interesse a ninguém, senão a nós. Mas tive que deixar registado o dia em que o Manuel participou na confeção do almoço, desde a escolha do peixe. Fui com ele às compras, como acontece muitas vezes. Ele, na peixaria, com a curiosidade que o caracteriza, começou a interessar-se pelo peixe. Ó mãe, quero este. Estávamos mesmo em frente aos cântaros, alinhadinhos e de olhos brilhantes, sinal de frescura. Deixei-o escolher. É para comer? É sim, é para comermos. Já em casa, liguei o grelhador, aqueci-o bem, sequei o peixe, truque que me ensinou a Ana, quando publiquei este peixe imperfeito, e coloquei-o na grelha. Quando fiz a habitual mistura de azeite com orégãos, perguntou-me: Ó mãe, posso ajudar?Deixei-o pincelar o peixe. Pintar o peixe, como ele disse. Na hora da refeição, elogiou: Está muito bom, mãe. Eu ajudei. 
Soube-me (nos) muito bem este almoço de férias. O último em que estaremos os três juntos, se não contarmos os dos fins de semana. Mais uma razão para ficar registado.

P.S.: Amanhã, publico o lombo.



7 comentários:

  1. Sem dúvida que merece registo pela importância que tem para nós querida Ilídia, esses momentos ficam gravados sempre na nossa memória mas porque não partilharmos aqui também...
    Bela refeição e que venham muitas mais...

    beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  2. Parece-me perfeito, o motivo para o adiamento do lombo. Uma última refeição antes de regressarem os dias em que isso é uma coisa de fins-de-semana. E a ajuda preciosa de umas mãos pequeninas. Que querem muito aprender. Acho que fez muito bem. E desejo-lhe um óptimo fim-de-semana. E ao seu menino que é assim. Precioso.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Perfeito amiga e por mais que o lombo esteja bom, este teve outro gosto muito especial ;)...adorei...bjokitass

    ResponderEliminar
  4. Que receita deliciosa, eu amo grelhado .. parece ótimo. UhmmmmbsssMARIMI

    ResponderEliminar
  5. Que rico almoço a trés, desejo que essa cumplicidade se prolongue por toda a vida, momentos assim ficam registados para sempre nas nossas memórias.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Iena, o peixe é cântaro. Tal como a boca negra, é um peixe bastante comum nas águas dos Açores. Penso, no entanto, que não é conhecido no continente. Espero ter ajudado. Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.