Hoje, ia publicar uma receita de lombo assado com figos. Já tenho o post pronto, com fotografias inseridas e tudo. No entanto, este almoço impôs-se. Não que seja uma daquelas invenções brilhantes que temos que registar antes que nos fujam. Nada disso. É do mais simples que há. Nada que interesse a ninguém, senão a nós. Mas tive que deixar registado o dia em que o Manuel participou na confeção do almoço, desde a escolha do peixe. Fui com ele às compras, como acontece muitas vezes. Ele, na peixaria, com a curiosidade que o caracteriza, começou a interessar-se pelo peixe. Ó mãe, quero este. Estávamos mesmo em frente aos cântaros, alinhadinhos e de olhos brilhantes, sinal de frescura. Deixei-o escolher. É para comer? É sim, é para comermos. Já em casa, liguei o grelhador, aqueci-o bem, sequei o peixe, truque que me ensinou a Ana, quando publiquei este peixe imperfeito, e coloquei-o na grelha. Quando fiz a habitual mistura de azeite com orégãos, perguntou-me: Ó mãe, posso ajudar?Deixei-o pincelar o peixe. Pintar o peixe, como ele disse. Na hora da refeição, elogiou: Está muito bom, mãe. Eu ajudei.
Soube-me (nos) muito bem este almoço de férias. O último em que estaremos os três juntos, se não contarmos os dos fins de semana. Mais uma razão para ficar registado.
Sem dúvida que merece registo pela importância que tem para nós querida Ilídia, esses momentos ficam gravados sempre na nossa memória mas porque não partilharmos aqui também...
ResponderEliminarBela refeição e que venham muitas mais...
beijinhos e bom fim de semana!!
Parece-me perfeito, o motivo para o adiamento do lombo. Uma última refeição antes de regressarem os dias em que isso é uma coisa de fins-de-semana. E a ajuda preciosa de umas mãos pequeninas. Que querem muito aprender. Acho que fez muito bem. E desejo-lhe um óptimo fim-de-semana. E ao seu menino que é assim. Precioso.
ResponderEliminarUm beijo.
Mar
Perfeito amiga e por mais que o lombo esteja bom, este teve outro gosto muito especial ;)...adorei...bjokitass
ResponderEliminarQue receita deliciosa, eu amo grelhado .. parece ótimo. UhmmmmbsssMARIMI
ResponderEliminarQue rico almoço a trés, desejo que essa cumplicidade se prolongue por toda a vida, momentos assim ficam registados para sempre nas nossas memórias.
ResponderEliminarUm beijinho.
como se chama esse peixe?
ResponderEliminarOlá, Iena, o peixe é cântaro. Tal como a boca negra, é um peixe bastante comum nas águas dos Açores. Penso, no entanto, que não é conhecido no continente. Espero ter ajudado. Beijinhos
ResponderEliminar