domingo, 28 de agosto de 2011

Waffles e sumo de laranja e ananás para um pequeno-almoço demorado

Se há refeição que me dá prazer é o pequeno-almoço. Nada como o barulho e o cheiro de um jarro de café a fazer. Panquecas. Pão quente. Sumo de laranja acabado de fazer. O colorido das compotas. Gosto de tudo o que envolve a preparação desta refeição, normalmente ainda de pijama. Gosto ainda mais do momento em que finalmente digo: "Está pronto!" e eles vêm para a mesa, onde ficamos, sem pressas. Agora, nas férias, o pequeno-almoço é quase sempre tomado no exterior. Ainda sabe melhor, acompanhado pelo fresquinho matinal.

Waffles de buttermilk (Mark Bittman)

250 g de farinha
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar (usei amarelo)
1 1/2 colher de chá de bicarbonato
4 dl de buttermilk* ou 1 1/2 chávena de sour cream (325 ml) ou 1 iogurte, dissolvido em 0,6 dl de leite  - usei o iogurte, dissolvido em leite
2 ovos
55 g de manteiga derretida, arrefecida
1/2 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
óleo ou spray de cozinha para untar a máquina de waffles

* misturar 1 colher de sumo de limão ou vinagre no leite e deixar repousar 10 minutos. 

Numa tigela grande, misturei os ingredientes secos. Noutra tigela, bati o iogurte com as gemas. Misturei a manteiga e o extrato de baunilha.
Aqueci a máquina de waffles, untada com spray de cozinha. Misturei os ingredientes secos com os líquidos. Bati as claras em castelo e misturei-as suavemente na mistura.
Fui colocando pequenas porções de massa na máquina, que cozeram durante cerca de 3 minutos. Servi com compotas. A que veem na foto é de ameixa com vinho do Porto, cuja receita publicarei brevemente. Para beber, sumo de laranja e ananás e o café da praxe. Nestes pequenos-almoços caseiros, gosto do café de jarro. Assim, podemos ir repetindo sempre que nos apetecer.

FonteHow to cook everything, de Mark Bittman

Sumo de ananás e laranja (na Bimby):
No copo da Bimby, coloquei 2 laranjas, 1 limão, sem as sementes e as partes brancas, 1/2 ananás pequeno e 50 g de açúcar. Triturei 2 minutos na velocidade 9. Adicionei 700 g de água e envolvi 30 segundos, na velocidade 4. 


15 comentários:

  1. Ilídia! Este pequeno almoço encheu-me as medidas! Calmo. Sereno. Lento. E saber que consegues, em pequenos pormenores do quotidano, dar valor aos momentos em família, muitas vezes centrados à volta da mesa, como é este o caso.
    Fico, agora, pacientemente a aguardar a receita do doce de ameixa com vinho do Porto.

    Bom domingo!
    Patrícia

    ResponderEliminar
  2. Mas que bom aspecto Ilídia...ficaram fabulosas...bjokitas

    ResponderEliminar
  3. Nas férias esta refeição ao ar livre para se sentir o dia a começar é tão bom...adoro.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Mais uma convergência. É a minha refeição rainha! Adoro! E se durante o dia-a-dia as rotinas e os horários ditam uma cadência simples e rápida, o fim-de-semana traz panquecas, bolo, pão quente, café fresco, muitas vezes de balão, e (sempre) sumo de laranja natural. Manteiga, queijo e fiambre. Os doces caseiros que houver na altura e ... huuummmm fico no céu! (e de pijama!...)
    Beijinhos
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Patrícia, a receita sai um dia destes. Tenho só a fotografia. Falta-me o resto do post. Prometo ser breve:)

    Belinha e São, obrigada.

    Ana, pois é. Sabe mesmo bem. Pena é que as férias estejam a acabar. Ficam os fins de semana :)

    Babette, agora, nas férias, tenho abusado destes pequenos-almoços. Pena é que sejam bem mais calóricos do que o pequeno-almoço em tempo de trabalho, normalmente uma torrada e café com leite :) Mas sabem mesmo bem.

    Beijos para todas.

    ResponderEliminar
  6. Assim é que é bom, férias e tempo para estes pequenos-almoços maravilhosos! Adorei as waffles. E com compotas caseiras e suminhos naturais que bem que ficam! Quero :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Olá, Ilídia!O pequeno-almoço também é a minha refeição preferida e adoro café de jarro, que aliás, tomo sempre ao pequeno almoço.Este pequeno almoço está divino!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ginja e Lina, obrigada pelos vossos comentários. Beijos

    ResponderEliminar
  9. Um belíssimo pequeno-almoço, sem dúvida! Ficaram lindas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Voltamos a estar em sintonia! A refeição do dia que melhor me sabe é o pequeno almoço! Os meus amigos estranham que me levante mais cedo para esse ritual que envolve panquecas, sumo natural, granôla com fruta, café fresco e tudo o que a vontade ditar.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  11. Sandra, obrigada.

    Guida, os meus amigos também não entendem algumas das minhas manias. Principalmente as que envolvem cozinha :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Como me sabem bem esses pequenos almoços em familia, sem pressas e de pijama, hummmm que maravilha. As ferias estão a chegar e esta receita vai sair numa dessas manhãs
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  13. Adoro tudo. A sequência descritiva. As imagens. O imaginário de cada um dos pequenos-almoços demorados em que há vontade de tudo. O meu marido adora bacon e ovos mexidos. Sumo de laranja fresco. E iogurtes com doces de frutas. E eu adoro fazê-lo feliz um bocadinho. Com coisas que estão ao meu alcance. Bom reencontrar-me aqui. Na evocação feliz de um dos seus pequenos-almoços.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  14. Gisela, espero que as experimentes e, acima de tudo, que gostes.

    Mar, o meu marido também gosta desses pequenos-almoços de bacon e ovos mexidos. E já não lhe faço há algum tempo. Vou ver se lhe faço um dia destes :)
    Beijos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.