sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Chegaram os figos!

Creio que o fruto proibido de que se fala no Génesis não era a maçã. Teria de ser um fruto bem mais luxuriante. Teria de ser figo. Uma tradução mal feita, com certeza, fez com que a verdadeira história fosse adulterada. Só o figo seria capaz de levar Eva à perdição.
Para mim, é sempre uma emoção o dia em que o meu pai me traz os primeiros figos do ano. Essa primeira remessa é sempre degustada (a expressão mais apropriada seria "sofregamente devorada") simples. Em todo o seu esplendor. À medida que se vão tornando mais abundantes, começam as experiências culinárias.
Ontem, fui aos figos, com o meu pai. Apanhar figos é trabalhoso. Alcançar alguns exemplares é uma tarefa quase perigosa. Requer alguma perícia. Coragem, até. Mas é impossível deixar na figueira um figo maduro. A visão de um fiozinho de mel a escorrer de um destes frutos é quase hipnótica. É uma espécie de tesouro que não pode ficar atrás. Assim, cuidadosamente, vai-se trepando à figueira, afastando um ramo daqui, puxando outro dali, até que se alcança o tão desejado fruto. Não sei se será a luta que nos dá que torna o figo tão apetecido. De uma coisa tenho a certeza: estes, apanhados por nós, da figueira do meu pai que, segundo ele, tem quase a minha idade, sabem-me muito melhor do que os que se compram no mercado.

Nota: Nos Açores, os figos só começam a aparecer por esta altura. No meu caso, esta espera só faz com que me saibam ainda melhor.



Pizza de presunto, feta e figos grelhados

A massa usada para a base foi esta. Pincelei-a com um pouco de molho pesto e coloquei sobre este algumas fatias de presunto, cortadas em pedaços, cubinhos de queijo feta, cebola roxa, cortada em rodelas finas, e mini-tomates, cortados a meio. Levei-a ao forno. Enquanto cozia, grelhei os figos: aqueci um grelhador, untado com um pouco de spray de cozinha, e pus os figos, com a parte cortada voltada para baixo. Coloquei-os sobre a pizza e servi.



Receita inspirada nesta, da Gasparzinha.

11 comentários:

  1. Nunca tinha pensado nessa questão do fruto proibido ser o figo e não a inofensiva maçã. Mas faz todo o sentido questionar esse dogma. Quanto aos figos... quem lhes resiste? Para mim, como já sabe, no topo das preferências!

    ResponderEliminar
  2. Para mim havia figuinhos o ano todo, pena serem das frutas que mais indice calorico tem, mas no Verão eu não me importo nada de dar conta de uns quantos.
    Essa pizza está divinal!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Guida, também sou completamente apaixonada por este fruto.


    Rita, realmente é uma pena serem tão calóricos. Deve ser por isso que são tão bons. Como diz o meu marido, as calorias é que dão sabor à comida :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá, Ilídia!Também sou fã deste fruto, é dos meus preferidos! E adoro colhe-los da árvore, embora seja trabalhoso e até perigoso...a figueira tem uma madeira muito frágil, pode-se partir facilmente e o leite que escorre dos figos mancha tudo, mas o resultado compensa tudo e esta receita está divina!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. ADORO FIGOS E TENHO COMIDO BASTANTES.
    ADOREI ESSA PIZZA FICOU BEM ORIGINAL.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Vamos esperando, esperando e quando eles chegam fazemos a festa! Que delícia, eu tb adorei os figos na pizza. :))
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Que delícia! Concordo plenamente com o primeiro parágrafo. Também adoro figos de paixão. Ainda ontem fiz um gelado inspirada num da gasparzinha. Essa pizza deve estar um mimo :)
    Um beijinho e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  8. Que pizza maravilhosa! Com figos, essa delícia de fruto e com a curiosidade de ser um pizza biancha, que não leva molho de tomate.
    Tenho de experimentar
    Babette

    ResponderEliminar
  9. Olá Ilídia, as imagens falam por si, que cores tão belas.
    A minha paixão pelo figos apesar de ser muito recente é francamente intensa, eu que sempre os recusei, agora dou comigo a pensar neles:)))
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. que maravilha, adoro esses figos verdes, e assim na pizza nunca experimentei. um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Olá Ilídia,
    eu também me perco por figos. Este ano não tive muita sorte com as figueiras do quintal dos meus pais.
    A essa pizza de figos eu também não resistiria! Oh, doce tentação!
    Um beijinho aqui do continente!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.