Se há refeição que me dá prazer é o pequeno-almoço. Nada como o barulho e o cheiro de um jarro de café a fazer. Panquecas. Pão quente. Sumo de laranja acabado de fazer. O colorido das compotas. Gosto de tudo o que envolve a preparação desta refeição, normalmente ainda de pijama. Gosto ainda mais do momento em que finalmente digo: "Está pronto!" e eles vêm para a mesa, onde ficamos, sem pressas. Agora, nas férias, o pequeno-almoço é quase sempre tomado no exterior. Ainda sabe melhor, acompanhado pelo fresquinho matinal.
Waffles de buttermilk (Mark Bittman)
250 g de farinha
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar (usei amarelo)
1 1/2 colher de chá de bicarbonato
4 dl de buttermilk* ou 1 1/2 chávena de sour cream (325 ml) ou 1 iogurte, dissolvido em 0,6 dl de leite - usei o iogurte, dissolvido em leite
2 ovos
55 g de manteiga derretida, arrefecida
1/2 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
óleo ou spray de cozinha para untar a máquina de waffles
* misturar 1 colher de sumo de limão ou vinagre no leite e deixar repousar 10 minutos.
Numa tigela grande, misturei os ingredientes secos. Noutra tigela, bati o iogurte com as gemas. Misturei a manteiga e o extrato de baunilha.
Aqueci a máquina de waffles, untada com spray de cozinha. Misturei os ingredientes secos com os líquidos. Bati as claras em castelo e misturei-as suavemente na mistura.
Fui colocando pequenas porções de massa na máquina, que cozeram durante cerca de 3 minutos. Servi com compotas. A que veem na foto é de ameixa com vinho do Porto, cuja receita publicarei brevemente. Para beber, sumo de laranja e ananás e o café da praxe. Nestes pequenos-almoços caseiros, gosto do café de jarro. Assim, podemos ir repetindo sempre que nos apetecer.
Fonte: How to cook everything, de Mark Bittman
Sumo de ananás e laranja (na Bimby):
No copo da Bimby, coloquei 2 laranjas, 1 limão, sem as sementes e as partes brancas, 1/2 ananás pequeno e 50 g de açúcar. Triturei 2 minutos na velocidade 9. Adicionei 700 g de água e envolvi 30 segundos, na velocidade 4.
Ilídia! Este pequeno almoço encheu-me as medidas! Calmo. Sereno. Lento. E saber que consegues, em pequenos pormenores do quotidano, dar valor aos momentos em família, muitas vezes centrados à volta da mesa, como é este o caso.
ResponderEliminarFico, agora, pacientemente a aguardar a receita do doce de ameixa com vinho do Porto.
Bom domingo!
Patrícia
Mas que bom aspecto Ilídia...ficaram fabulosas...bjokitas
ResponderEliminarNas férias esta refeição ao ar livre para se sentir o dia a começar é tão bom...adoro.
ResponderEliminarBeijinhos
ESSE É UM PEQUENO ALMOÇO 5*****.
ResponderEliminarBJS
Mais uma convergência. É a minha refeição rainha! Adoro! E se durante o dia-a-dia as rotinas e os horários ditam uma cadência simples e rápida, o fim-de-semana traz panquecas, bolo, pão quente, café fresco, muitas vezes de balão, e (sempre) sumo de laranja natural. Manteiga, queijo e fiambre. Os doces caseiros que houver na altura e ... huuummmm fico no céu! (e de pijama!...)
ResponderEliminarBeijinhos
Babette
Patrícia, a receita sai um dia destes. Tenho só a fotografia. Falta-me o resto do post. Prometo ser breve:)
ResponderEliminarBelinha e São, obrigada.
Ana, pois é. Sabe mesmo bem. Pena é que as férias estejam a acabar. Ficam os fins de semana :)
Babette, agora, nas férias, tenho abusado destes pequenos-almoços. Pena é que sejam bem mais calóricos do que o pequeno-almoço em tempo de trabalho, normalmente uma torrada e café com leite :) Mas sabem mesmo bem.
Beijos para todas.
Assim é que é bom, férias e tempo para estes pequenos-almoços maravilhosos! Adorei as waffles. E com compotas caseiras e suminhos naturais que bem que ficam! Quero :)
ResponderEliminarUm beijinho.
Olá, Ilídia!O pequeno-almoço também é a minha refeição preferida e adoro café de jarro, que aliás, tomo sempre ao pequeno almoço.Este pequeno almoço está divino!
ResponderEliminarBeijinhos
Ginja e Lina, obrigada pelos vossos comentários. Beijos
ResponderEliminarUm belíssimo pequeno-almoço, sem dúvida! Ficaram lindas! Beijinhos
ResponderEliminarVoltamos a estar em sintonia! A refeição do dia que melhor me sabe é o pequeno almoço! Os meus amigos estranham que me levante mais cedo para esse ritual que envolve panquecas, sumo natural, granôla com fruta, café fresco e tudo o que a vontade ditar.
ResponderEliminarBoa semana!
Sandra, obrigada.
ResponderEliminarGuida, os meus amigos também não entendem algumas das minhas manias. Principalmente as que envolvem cozinha :)
Beijos
Como me sabem bem esses pequenos almoços em familia, sem pressas e de pijama, hummmm que maravilha. As ferias estão a chegar e esta receita vai sair numa dessas manhãs
ResponderEliminarUm beijinho e boa semana
Adoro tudo. A sequência descritiva. As imagens. O imaginário de cada um dos pequenos-almoços demorados em que há vontade de tudo. O meu marido adora bacon e ovos mexidos. Sumo de laranja fresco. E iogurtes com doces de frutas. E eu adoro fazê-lo feliz um bocadinho. Com coisas que estão ao meu alcance. Bom reencontrar-me aqui. Na evocação feliz de um dos seus pequenos-almoços.
ResponderEliminarUm beijo.
Mar
Gisela, espero que as experimentes e, acima de tudo, que gostes.
ResponderEliminarMar, o meu marido também gosta desses pequenos-almoços de bacon e ovos mexidos. E já não lhe faço há algum tempo. Vou ver se lhe faço um dia destes :)
Beijos