quarta-feira, 15 de junho de 2011

Coisa de filme

Na passada quinta-feira aconteceu-me uma situação muito estranha. Daquelas coisas que nos deixam a pensar. Que nos intrigam. Para perceberem a singularidade do que me ocorreu, tenho que recuar quase uma década.
Aconteceu há 8 ou 9 anos. Não sei precisar a data. Mas sei que dava aulas há poucos anos. Fui vigiar um exame nacional, com uma colega que havia sido minha professora de História no 8º ano. O que era suposto ser uma tarefa simples revelou-se uma situação bastante delicada. Pela primeira vez na minha carreira (e única, pois, desde então, não voltou a acontecer), vi uma aluna a copiar num exame nacional. Descaradamente. A minha colega e eu cumprimos o nosso dever e avisámos o orgão responsável pelos exames nacionais da nossa escola. A aluna desculpou-se, chorou, implorou. Lembro-me de olhar para ela e de sentir pena. Não me arrependi, claro. Fiz o que era certo. Mas não pude deixar de ter pena daquela miúda de 17, 18 anos. Não a voltei a ver. Até à passada quinta-feira, 9 de Junho.
Andava no centro de Angra, às compras. Já tinha saudades de comprar uns sapatinhos :). Vi passar um carro amarelo, pequeno. Reparei que quem o conduzia era a aluna que denunciara, há anos atrás. Como mudou, que ar adulto. - pensei. Quem conhece a nossa cidade, sabe como andar de carro no centro pode ser difícil, dado a estreiteza das ruas. A rapariga, ao fazer a curva, para ir para outra rua, bateu num carro que estava estacionado. Eu parei, à espera de a ver sair, para avaliar os estragos e resolver a situação. Honestamente. Mas, perante o meu olhar de estupefação, ela arrancou. Decorei a matrícula do carro e entrei a correr numa loja, a pedir um papel e uma caneta. Deixei um bilhetinho com o meu contacto e a matrícula do carro da rapariga, colado no vidro do carro onde ela batera. Cumpri o meu dever. E pensei: Ou quando ela infringe a lei estou sempre por perto, ou ela infringe a lei muitas vezes.

E, agora, uma receita : LOMBINHOS DE PORCO COM MOSTARDA


Ingredientes:
2 lombinhos de porco
100 g de cebola
4 dentes de alho
100 g de mostarda antiga
30 g de azeite
40 g de vinho branco
Alecrim
2 folhas de louro
sal q.b.
pimenta q.b.

Preparação:
Coloquei no copo da Bimby a cebola, o alho, a mostarda, o azeite, o vinho e triturei 15 segundos/ velocidade 9.
Num tabuleiro, coloquei os lombinhos, reguei com a marinada, por cima, dispus o alecrim e o louro e temperei com sal e pimenta.Cobri com película aderente e levei ao frigorífico cerca de 12 horas.
Retirei a película, cobri com papel de alumínio e levei ao forno pré-aquecido a 200 graus, cerca de 30 minutos. Retirei o papel de alumínio e deixei no forno mais cerca de 40 minutos.
Retirei os lombinhos e fatiei-os. Servi com arroz selvagem de legumes.

Fonte: Receita adaptada de revista Bimby Momentos de Partilha, Maio de 2011

13 comentários:

  1. Bem, isso realmente é mesmo da miúda andar á margem do que é correcto, heim!
    A Carne ficou fantástica, com aquele molho.

    ResponderEliminar
  2. Que coisa de estranha. A vida tem coincidências assim. No outro dia também me aconteceu algo, mas o oposto total. Deixei o meu telemóvel abandonado numa mesa do Parque Atlântico (tinha a cabeça numas sandálias lindas). Quando dei por mim, já com o saco das sandálias, não tinha o telemóvel. Fui, sem esperança nenhuma, perguntar aos seguranças. Um senhor tinha entregue o telemóvel às empregadas de limpezas, que o entregaram aos seguranças. Passou por tantas mãos, tantas mãos que o podiam ter roubado, mas decidiram ser honestos. Surpreendente, a meu ver.
    Já me esquecia da receita! Tem um aspecto tão suculento e o molho deve estar uma maravilha! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Célia, obrigada pelo elogio à receita. Tem razão, o que mais terá feito esta miúda? Sim, porque não acredito que só tenha cometido estas duas infrações.

    Denise, não referi no post, mas, felizmente, também conheço pessoas honestas. Há algum tempo, uma senhora bateu no meu carro, no parque de estacionamento do Continente. A senhora pediu que me avisassem, pelo altifalante. Foi honesta. Escrevi este texto sobre esta miúda pelo facto de só ter tido que denunciar alguém duas vezes na minha vida e de ambas as vezes ter sido a mesma pessoa. Insólito, não?

    ResponderEliminar
  4. Mas que pontaria! Insólito mesmo. Que será que se segue...

    ResponderEliminar
  5. Ele há coisas do arco da velha hehehe, mas que história Ilídia e que grande coincidência. Fizeste e tiveste a atitude certa, eu faria o mesmo.
    Quanto à receita parece ser deliciosa pois estão com um aspecto bem tentador esses lombinhos.

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  6. Acho que essa moça, não deve ser flor que se cheire !!! Confesso que ao ler o teu texto, pensei que ela , tambem te fosse ver, gostaria de ver a cara dele tipo " tu outra vez não " ;)..estes lombinhos, com esse molho.....mmmm deve ser cinco estrelas !! bjo

    ResponderEliminar
  7. Uma daquelas coisas insólitas, realmente. Mas sintomática. Quem dá aulas percebe as ressonâncias do que escreveu. Muitas vezes, pressentimos coisas menos boas nos alunos. Que nos fazem pensar no tipo de adultos que virão a ser. A aluna que copiou no exame parece ter sido um desses casos. Deu continuidade ao que se adivinhava por essa atitude indigna.
    Bom ter temperado esta história com uma receita que dá vontade de fazer. E de comer:)

    Um beijo para si.

    Mar

    ResponderEliminar
  8. Nem quero pensar que essa miúda passa a vida a prevaricar e a fugir às responsabilidades. Ainda bem que estavas lá.
    Um beijinho
    patrícia

    ResponderEliminar
  9. Que situação bizarra!!! Mas isto só prova que a menina não era flor que se cheirasse em novinha e não melhorou!!
    A carne, essa melhorou o meu ânimo e de que maneira... Que aspecto excelente!!!~

    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. ESSES LOMBINHOS FICARAM MARAVILHOSOS, DE DEIXAR ÁGUA NA BOCA.
    BJS

    ResponderEliminar
  11. Tu tens histórias de encantar e de desencantar, como esta!
    A receita claro que é encantadora!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Acontecem coisas muito estranhas na nossa vida, realmente! Se eu fosse essa moça denunciava-te pelo motivo de perceguição!lol Possa é que estás sempre lá,lol. Estou a brincar como podes adivinhar!lol

    A carne de aspeto ficou bem tenrinha, acredito que tenha ficado bem saborosa.

    Beijinhos e bons cozinhados!

    ResponderEliminar
  13. EU já fiz esssa receita e adorei o resultado.
    Ficou com um ar magnífico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.