Gosto de ter a casa cheia de gente. Gosto do barulho, da confusão. Sabe-me bem ouvir as vozes das crianças. A excitação por estarem juntos. Gargalhadas. Durante todo o dia, a impaciência: Ó mãe, o A.? Quero brincar com o A.. Como estão crescidos, os nossos meninos. E a C., não tarda nada, anda a correr com eles pela casa.
Uma das vantagens da minha profissão é fazer amigos pelas escolas por onde vou passando. Alguns ficam para a vida. É o caso da R. e da M.. Já lá vão uns anos. Primeiro, eu e a R.. Pouco depois, juntou-se-nos a M.. E os nossos homens. Depois, as crianças. A C. foi a última, há apenas sete meses.
Estes jantares são frequentes. Antes eram mais calmos. Agora, com os pequenos a correr pela casa, são bem mais agitados. Mas igualmente agradáveis. No sábado, fizemos pizza. As três na cozinha, com a mão na massa. Algumas tiveram sabores mais tradicionais. Mais consensuais.* Decidi arriscar e juntar dois sabores muito nossos, a morcela e o ananás, a um que veio de fora, o do queijo Roquefort. Quem provou, gostou. Apesar de a R. ter sugerido menos queijo. Eu gostei assim. A enfeitar a mesa, o azul das nossas hortênsias.
Pizza de morcela e ananás com Roquefort
Fiz a base a partir da massa do artisan bread: Coloquei, num recipiente grande, 700 ml de água, 20 g de fermento de padeiro e 1 colher de sopa de sal grosso. Mexi e adicionei 1 kg de farinha, mexendo bem, até a massa estar uniforme. Tapei e deixei levedar 2 horas. Retirei uma porção de massa e coloquei no prato de pizza, untado com spray de cozinha, alisando com os dedos. **
Pincelei a massa com azeite. Tirei a pele à morcela, desfi-la com as mãos e coloquei sobre a massa. Coloquei ananás, picado, e queijo Roquefort, esfarelado. Levei ao forno a cozer.
* Podem ver outra receita em Receitas ao Desafio.
** Na blogosfera, este método é bastante conhecido. No entanto, se desejarem, podem saber mais aqui, onde há uma explicação bastante minuciosa.
UMA PIZZA DIFERENTE MAS QUE ME AGRADOU, UMA DELICIA ....
ResponderEliminarBJS
Tem um aspecto óptimo essa pizza. Esses jantares são uma maravilha. Não há nada como bons amigos. Beijinhos e boa semana
ResponderEliminarQue fantástica pizza! mesmo inovadora na combinação de sabores...Fiquei curiosa !
ResponderEliminarbjoka
Rita
Boa comida, e bons amigos, em nossa casa, é mesmo fantastico. Esta tua pizza, tem um aspecto, tão bom. Estamos de novo em sintonia, fiz tambem pizza nestes dias, com molho BBQ e galinha !!! Vou colocar esta seman no BLOG, jinhos,
ResponderEliminarEstá excelente!
ResponderEliminarO elemento comum das nossas mesas dos dias sem pressa:) Hortênsias. E a evocação da amizade toda reunida. Com vozes de crianças à mistura. Felizes daquela maneira declarativa, as crianças. Coisas que não estão na imagem. Que são de imaginar. De recriar.
ResponderEliminarUm beijo aí para a ilha verde.
Mar
Que bela pizza!
ResponderEliminarAi que saudades de comer pizza.:)
Boa semana!
Beijinhos da Formiguinha
Estes ingredientes combinados são fantásticos:os sabores regionais trazidos pela morcela e pelo ananás e o sabor Francês do queijo Roquefort. Uma inovadora conjugação. Parabéns, once again.
ResponderEliminarPatrícia
Não tem nada melhor que uma boa pizza!! Boa semana. Marta
ResponderEliminar