terça-feira, 3 de maio de 2011

Lasanha para um carnívoro


O meu marido é um carnívoro assumido. Logo, para ele, lasanha que se preze tem que ser de carne. Normalmente, coloco legumes na lasanha (cenouras, courgette), mas ele queixa-se sempre. Uma vez disse-me até que a lasanha parecia sopa disfarçada de lasanha (admito que nesse dia exagerei na cenoura, mas eu só queria uma lasanha saudável...) Pede-me sempre para lhe fazer lasanha SÓ de carne. Este fim-de-semana, fiz-lhe a vontade. Inspirei-me em várias que vi por aí, incluindo a da minha amiga Maria. Juntei uns elementos de cada uma e saiu esta. Ele adorou! E eu adorei que ele tivesse adorado!

Ingredientes (para 4 pessoas):
800 g de carne moída (metade porco e metade vaca)
1/2 linguiça caseira, moída
1 cebola grande
4 dentes de alho
1 talo de aipo
50 g de azeite
Alguns pés de salsa
1 lata de tomate pelado (das pequenas)
200 g de polpa de tomate
50 g de vinho branco
sal e pimenta q.b.
Queijo para polvilhar (usei uma mistura de quatro queijos: mozzarella, emmental, parmesão e um pouco de queijo azul)
orégãos

Ingredientes para a massa:
100 g de farinha de trigo T35
100 g de farinha de espelta (se quiserem saber mais sobre os benefícios da mesma, cliquem aqui)
2 ovos
orégãos q.b.

Ingredientes para o molho Béchamel:
75o g de leite
75 g de farinha
40 g de manteiga
sal, pimenta e noz moscada q.b.

Preparação da massa:
Coloquei todos os ingredientes na Bimby e programei 2 minutos, na velocidade espiga. Moldei uma bola, embrulhei-a em película aderente e deixei repousar 15 minutos, à temperatura ambiente.
Coloquei os rolos da massa na posição mais larga. Dividi a massa ao meio e formei duas bolas. Polvilhei com farinha e espalmei cada uma delas com as mãos. Passei a massa pelos rolos da máquina. Coloquei a tira de massa sobre a mesa e dobrei-a ao meio. Passei de novo a massa dobrada pelos rolos da máquina. Coloquei os rolos nos números seguintes e passei a massa pela máquina, até obter a espessura desejada. No fim, cortei as placas com a medida da assadeira onde montei a lasanha. 

Preparação do recheio:
Na Bimby, triturei a cebola, os alhos, o aipo e a salsa e refoguei no azeite 5 minutos, 100 graus, velocidade 1. Adicionei o vinho branco, o tomate pelado, picado (com o molho), e a polpa de tomate e programei mais 5 minutos, na mesma temperatura e velocidade. Adicionei as carnes e o chouriço, temperei com sal e pimenta (usei massa malagueta) e programei 10 minutos, 100 graus, velocidade colher inversa. Reservei.

Preparação do molho Béchamel:
Com o copo sujo, preparei o Béchamel (receita do livro-base da Bimby): coloquei os ingredientes no copo e programei 8 minutos, 90 graus, velocidade 4.

Montagem da lasanha:
No fundo de uma assadeira, fui fazendo camadas alternadas de molho Béchamel, massa e recheio (a última camada tem que ser de Béchamel). Polvilhei com queijo e orégãos secos e levei ao forno a 200 graus, até o queijo estar dourado, e regozijei-me por ter feito a minha primeira lasanha totalmente home made.

Caso tenham achado a refeição "pesada", podem passar por Receitas ao Desafio, pois a ementa lá é mais "leve".

5 comentários:

  1. QUE BELA LASANHA, EU ADORO LASANHA A TUA FICOU MESMO AO MEU GOSTO.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Ai esse "home" dá-lhe carne bastanta!!!heheh
    Aproveita a máquina da massa para fazeres muitas lazanhas de carne e congela para quando quizeres fazer aquelas comidinhas agridoces deliciosas todos ficarem felizes,lol.

    O aspeto ficou delicioso!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que bonita "talhada" - à moda da Terceira - de lasanha. E a foto está tão realista que consegui sentir o cheirinho da lasanha...Bjs
    Patrícia

    ResponderEliminar
  4. Que óptimo aspecto!
    Ficou com as camadas bem definidas como eu gosto.

    ResponderEliminar
  5. Que lasanha fantástica!!! Ficou com um aspecto bem delicioso
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.