segunda-feira, 2 de maio de 2011

Iogurtes com compota de mirtilos


Há algum tempo que faço os meus iogurtes em casa. E o meu pão. E as minhas compotas. E os meus caldos. E, mais recentemente, as minhas massas. Já falei aqui do quanto me relaxam estes hábitos "à moda antiga".
Gosto de ir variando os sabores, pois, ao contrário do que encontramos nas prateleiras dos supermercados, os sabores dos iogurtes que fazemos em casa são ilimitados. Desta vez, usei uma compota de mirtilos (temos que admitir que o nome em inglês tem muito mais charme, porque, para além de foneticamente mais agradável, evoca automaticamente a cor do fruto - blueberry). O resultado foram uns iogurtes saborosos e azulados. Porque os olhos também comem.

Ingredientes:
900 g de leite
50 g de açúcar
1 iogurte natural
1 copinho Bimby de leite em pó
1 colher (de sopa) de compota de mirtilos + 1 colherzinha para pôr no fundo de cada copinho

Preparação:
Colocar no copo 450 g de leite com uma colher de compota e bater uns segundos na velocidade 7
Juntar o restante leite, o leite em pó, o açúcar e programar 4 minutos/ 50 graus/ velocidade 4.
Adicionar o iogurte e bater uns segundos na velocidade 4.
Pôr, no fundo de cada copinho, um pouco de compota, seguido da mistura de iogurte.
Ligar a iogurteira durante 11 horas.


9 comentários:

  1. Ena ena, e estão perfeitos :) Com mirtilios nunca fiz que os danados são caros, mas já provei dos de compra e são bons. Imagino que os caseiros sejam bem melhores.

    ResponderEliminar
  2. Tal como tu, ando fascinada com o " faça você mesmo" começamos devagarinho por uma ou duas coisas, no meu caso foram os iogurtes, depois o pão e neste momento dou por mim a fazer imensas coisas que antigamente comprava:))) a familia, a saúde e a bolsa agradecem.
    Estão fantásticos os teus iogurtes, mais um aroma que irei experimentar.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Ficou com um aspecto delicioso, os teus iogurtes.
    Por acaso gosto muito de mirtilos : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto delicioso!!!
    Agora é só variar.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. QUE DELICIA QUE DEVE TER FICADO...ADOREI O ASPECTO.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. tambem adoro fazer, as minhas cosinhas em casa " a moda antiga ".....tão simples por vezes, mas tão gratificante :)o meu proximo investimento vai ser uma maquina para fazer iogurtes.....e sem duvida "blueberry" é bem alegre :)

    ResponderEliminar
  7. Ilídia,
    Adorei completamente esta tua "nova casa". A começar nas fotografias de excelente gosto e qualidade, passando pelo poema de Eugénio de Andrade sobre a mãe e a terminar com o bolo para o teu irmão, tenho mesmo de te dar os parabéns. Fabuloso! Incrível! Único!
    Já agora... também imprimi umas receitas.
    Beijos grandes
    Mariana Corvelo

    ResponderEliminar
  8. Obrigada a todas.
    Mariana, bem-vinda à minha "nova casa". Espero ver-te por cá muitas vezes. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Finalmente cá cheguei!!!heheh Que coisa dificil... as horas passam a correr e quando parece que temos tempo acontece sempre alguma coisa que impede!
    Como já disse esse iogurte ficou com uma cor muito elegante apetece mesmo abrir a boca para levar essa colher à boca.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.