O meu marido é um carnívoro assumido. Logo, para ele, lasanha que se preze tem que ser de carne. Normalmente, coloco legumes na lasanha (cenouras, courgette), mas ele queixa-se sempre. Uma vez disse-me até que a lasanha parecia sopa disfarçada de lasanha (admito que nesse dia exagerei na cenoura, mas eu só queria uma lasanha saudável...) Pede-me sempre para lhe fazer lasanha SÓ de carne. Este fim-de-semana, fiz-lhe a vontade. Inspirei-me em várias que vi por aí, incluindo a da minha amiga Maria. Juntei uns elementos de cada uma e saiu esta. Ele adorou! E eu adorei que ele tivesse adorado!
Ingredientes (para 4 pessoas):
800 g de carne moída (metade porco e metade vaca)
1/2 linguiça caseira, moída
1 cebola grande
4 dentes de alho
1 talo de aipo
50 g de azeite
Alguns pés de salsa
1 lata de tomate pelado (das pequenas)
200 g de polpa de tomate
50 g de vinho branco
sal e pimenta q.b.
Queijo para polvilhar (usei uma mistura de quatro queijos: mozzarella, emmental, parmesão e um pouco de queijo azul)
orégãos
Ingredientes para a massa:
100 g de farinha de trigo T35
100 g de farinha de espelta (se quiserem saber mais sobre os benefícios da mesma, cliquem aqui)
2 ovos
orégãos q.b.
Ingredientes para o molho Béchamel:
75o g de leite
75 g de farinha
40 g de manteiga
sal, pimenta e noz moscada q.b.
Preparação da massa:
Coloquei todos os ingredientes na Bimby e programei 2 minutos, na velocidade espiga. Moldei uma bola, embrulhei-a em película aderente e deixei repousar 15 minutos, à temperatura ambiente.
Coloquei todos os ingredientes na Bimby e programei 2 minutos, na velocidade espiga. Moldei uma bola, embrulhei-a em película aderente e deixei repousar 15 minutos, à temperatura ambiente.
Coloquei os rolos da massa na posição mais larga. Dividi a massa ao meio e formei duas bolas. Polvilhei com farinha e espalmei cada uma delas com as mãos. Passei a massa pelos rolos da máquina. Coloquei a tira de massa sobre a mesa e dobrei-a ao meio. Passei de novo a massa dobrada pelos rolos da máquina. Coloquei os rolos nos números seguintes e passei a massa pela máquina, até obter a espessura desejada. No fim, cortei as placas com a medida da assadeira onde montei a lasanha.
Preparação do recheio:
Na Bimby, triturei a cebola, os alhos, o aipo e a salsa e refoguei no azeite 5 minutos, 100 graus, velocidade 1. Adicionei o vinho branco, o tomate pelado, picado (com o molho), e a polpa de tomate e programei mais 5 minutos, na mesma temperatura e velocidade. Adicionei as carnes e o chouriço, temperei com sal e pimenta (usei massa malagueta) e programei 10 minutos, 100 graus, velocidade colher inversa. Reservei.
Preparação do molho Béchamel:
Preparação do molho Béchamel:
Com o copo sujo, preparei o Béchamel (receita do livro-base da Bimby): coloquei os ingredientes no copo e programei 8 minutos, 90 graus, velocidade 4.
Montagem da lasanha:
No fundo de uma assadeira, fui fazendo camadas alternadas de molho Béchamel, massa e recheio (a última camada tem que ser de Béchamel). Polvilhei com queijo e orégãos secos e levei ao forno a 200 graus, até o queijo estar dourado, e regozijei-me por ter feito a minha primeira lasanha totalmente home made.
Caso tenham achado a refeição "pesada", podem passar por Receitas ao Desafio, pois a ementa lá é mais "leve".
Caso tenham achado a refeição "pesada", podem passar por Receitas ao Desafio, pois a ementa lá é mais "leve".
QUE BELA LASANHA, EU ADORO LASANHA A TUA FICOU MESMO AO MEU GOSTO.
ResponderEliminarBJS
Ai esse "home" dá-lhe carne bastanta!!!heheh
ResponderEliminarAproveita a máquina da massa para fazeres muitas lazanhas de carne e congela para quando quizeres fazer aquelas comidinhas agridoces deliciosas todos ficarem felizes,lol.
O aspeto ficou delicioso!
Beijinhos
Que bonita "talhada" - à moda da Terceira - de lasanha. E a foto está tão realista que consegui sentir o cheirinho da lasanha...Bjs
ResponderEliminarPatrícia
Que óptimo aspecto!
ResponderEliminarFicou com as camadas bem definidas como eu gosto.
Que lasanha fantástica!!! Ficou com um aspecto bem delicioso
ResponderEliminarUm beijinho