sexta-feira, 15 de abril de 2011

Frango em molho de natas aveludado



Dizem que quando se cozinha com amor, a comida fica mais saborosa. Acredito que sim. Sei que sim.
Adoro cozinhar para as pessoas de quem gosto. De todo o ritual. Prender o cabelo. Pôr o avental. Servir-me um copo de vinho. Pôr uma música agradável. Mais animada ou mais suave. Depende. Reunir os ingredientes. Acender o fogão ou ligar a Bimby. Depende. Seguir a receita à risca ou improvisar um bocadinho. Depende. Começar a adicionar, a misturar, a temperar, a provar, a deixar apurar. Enquanto espero, pôr a mesa. Mais neutra ou mais colorida. Depende. Vigiar a comida. Está quase. Ir ao jardim apanhar jarros. Fazer um ramo. Acender as velas. Está pronto. A campainha toca. São eles.

Ingredientes (para 4 pessoas):
1 frango
350 g de cebolas
1 raminho de salsa
1 dente de alho
1 colher (de chá) de pimenta preta em grão
30 g de margarina
3 colheres (de sopa) de azeite
sal e pimenta q.b.
125 g de natas (usei light)
Para acompanhamento: batatas fritas às rodelas (com a casca) e arroz branco

Preparação:
Corta-se o frango em pedaços, limpam-se muito bem, enxugam-se e temperam-se com sal, pimenta e o dente de alho, esmagado. Descascam-se as cebolas e cortam-se em meias-luas.
Num tacho, colocam-se os pedaços de frango e as cebolas cortadas, em camadas ou tudo misturado; junta-se a pimenta em grão, um raminho de salsa, a margarina, o azeite e uma chávena de água. Tapa-se e deixa-se cozer em lume moderado, cerca de 40 minutos. Passado esse tempo, juntam-se as natas e deixa-se ferver mais 10 minutos. Depois, verifica-se se o frango está cozido e retira-se do tacho para um passador. Passa-se o molho por um passe-vite, ou liquidificador , até ficar com um aspeto aveludado (usei a Bimby). Depois, leva-se novamente ao lume até ferver, retira-se a gordura em excesso que vem à superfície. Junta-se de novo o frango e o molho e conserva-se num lugar quente até ao momento de servir. Entretanto, prepara-se as batatas fritas em rodelas (em média, 250 g de batatas por pessoa). Fritei-as com a casca, na Actifry. Faz-se também o arroz (aproximadamente 500 g).
Serve-se o arroz em coroa, com o frango ao centro, regado com o molho e polvilhado com salsa picada. Em volta do arroz, dispõe-se as batatas fritas.

Fonte: Caderno de receitas da minha mãe. A receita está com o nome de Frango na Púcara à Francesa mas, como foi feita num tacho, decidi mudar-lhe o nome. Está entre as muitas escrevinhadas, com origem desconhecida.


11 comentários:

  1. Que excelente jantar o franguinho assim deve ser bem tenrinho! O prato ficou muito bonito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também tenho cadernos desses, e muito amarelos... mas quase não lhes pego, é que eu sou daquelas que gosta de ler livros ilustrados, pelo menos os de culinária. Bem mas falando do franguinho, pelas fotos percebe-se que é daquele que fica bem tenro, e com aquele molho delicios... ai a minha dieta.

    ResponderEliminar
  3. Olá.

    Tem óptimo aspecto. Continua assim :)

    ResponderEliminar
  4. Essas receitas dos caderninhos das mães e das avós são uma verdadeira relíquia! A receita tem um óptimo aspecto!

    ResponderEliminar
  5. Adorei o "tempero" do texto introdutório! Adorei a decoração do prato emforma de coroa, o prato em si e ... a toalha!!! ihihih Bjs, PMT.

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito da disposição do prato, espectacular :) Obrigada pela visita ao blog!

    ResponderEliminar
  7. Uma deliciosa sugestão, obrigado por partilhares,

    beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  8. Um frango deveras coroado! Muito apetitoso!Bjs patrícia

    ResponderEliminar
  9. Seja bem-vinda à blogosfera, votos de muito sucesso :)
    Vou adicioná-la à minha lista de blogs, espero que não se importe.
    Esta é uma excelente receita para o fim-de-semana!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Adorei o texto... e o frango também! Até porque eu fui uma das que tocou à campainha. Bjs e parabéns pelo blog, está lindo!

    ResponderEliminar
  11. Confesso que também apareci, mas entrei pela porta de trás!!!!
    Estava uma delícia.
    Rosa

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.