Dizem que quando se cozinha com amor, a comida fica mais saborosa. Acredito que sim. Sei que sim.
Adoro cozinhar para as pessoas de quem gosto. De todo o ritual. Prender o cabelo. Pôr o avental. Servir-me um copo de vinho. Pôr uma música agradável. Mais animada ou mais suave. Depende. Reunir os ingredientes. Acender o fogão ou ligar a Bimby. Depende. Seguir a receita à risca ou improvisar um bocadinho. Depende. Começar a adicionar, a misturar, a temperar, a provar, a deixar apurar. Enquanto espero, pôr a mesa. Mais neutra ou mais colorida. Depende. Vigiar a comida. Está quase. Ir ao jardim apanhar jarros. Fazer um ramo. Acender as velas. Está pronto. A campainha toca. São eles.
Ingredientes (para 4 pessoas):
1 frango
350 g de cebolas
1 raminho de salsa
1 dente de alho
1 colher (de chá) de pimenta preta em grão
30 g de margarina
3 colheres (de sopa) de azeite
sal e pimenta q.b.
125 g de natas (usei light)
Para acompanhamento: batatas fritas às rodelas (com a casca) e arroz branco
Preparação:
Corta-se o frango em pedaços, limpam-se muito bem, enxugam-se e temperam-se com sal, pimenta e o dente de alho, esmagado. Descascam-se as cebolas e cortam-se em meias-luas.
Num tacho, colocam-se os pedaços de frango e as cebolas cortadas, em camadas ou tudo misturado; junta-se a pimenta em grão, um raminho de salsa, a margarina, o azeite e uma chávena de água. Tapa-se e deixa-se cozer em lume moderado, cerca de 40 minutos. Passado esse tempo, juntam-se as natas e deixa-se ferver mais 10 minutos. Depois, verifica-se se o frango está cozido e retira-se do tacho para um passador. Passa-se o molho por um passe-vite, ou liquidificador , até ficar com um aspeto aveludado (usei a Bimby). Depois, leva-se novamente ao lume até ferver, retira-se a gordura em excesso que vem à superfície. Junta-se de novo o frango e o molho e conserva-se num lugar quente até ao momento de servir. Entretanto, prepara-se as batatas fritas em rodelas (em média, 250 g de batatas por pessoa). Fritei-as com a casca, na Actifry. Faz-se também o arroz (aproximadamente 500 g).
Serve-se o arroz em coroa, com o frango ao centro, regado com o molho e polvilhado com salsa picada. Em volta do arroz, dispõe-se as batatas fritas.
Fonte: Caderno de receitas da minha mãe. A receita está com o nome de Frango na Púcara à Francesa mas, como foi feita num tacho, decidi mudar-lhe o nome. Está entre as muitas escrevinhadas, com origem desconhecida.
Que excelente jantar o franguinho assim deve ser bem tenrinho! O prato ficou muito bonito.
ResponderEliminarBeijinhos
Também tenho cadernos desses, e muito amarelos... mas quase não lhes pego, é que eu sou daquelas que gosta de ler livros ilustrados, pelo menos os de culinária. Bem mas falando do franguinho, pelas fotos percebe-se que é daquele que fica bem tenro, e com aquele molho delicios... ai a minha dieta.
ResponderEliminarOlá.
ResponderEliminarTem óptimo aspecto. Continua assim :)
Essas receitas dos caderninhos das mães e das avós são uma verdadeira relíquia! A receita tem um óptimo aspecto!
ResponderEliminarAdorei o "tempero" do texto introdutório! Adorei a decoração do prato emforma de coroa, o prato em si e ... a toalha!!! ihihih Bjs, PMT.
ResponderEliminarGostei muito da disposição do prato, espectacular :) Obrigada pela visita ao blog!
ResponderEliminarUma deliciosa sugestão, obrigado por partilhares,
ResponderEliminarbeijinhos e bom fim de semana!!
Um frango deveras coroado! Muito apetitoso!Bjs patrícia
ResponderEliminarSeja bem-vinda à blogosfera, votos de muito sucesso :)
ResponderEliminarVou adicioná-la à minha lista de blogs, espero que não se importe.
Esta é uma excelente receita para o fim-de-semana!
bjinhos
Adorei o texto... e o frango também! Até porque eu fui uma das que tocou à campainha. Bjs e parabéns pelo blog, está lindo!
ResponderEliminarConfesso que também apareci, mas entrei pela porta de trás!!!!
ResponderEliminarEstava uma delícia.
Rosa