domingo, 19 de fevereiro de 2017

Domingo. Uma receita de crepes. E um recheio doce.

O domingo começou com a visita a um lugar querido. Desta vez, com um propósito diferente. Nunca tinha levado alunos à Biofontinhas. Hoje, levámos um grupo para conhecer a quinta e o Avelino. O tema de um dos nossos projetos Erasmus+ é alterações climáticas e os nossos alunos foram perceber de que forma as práticas agrícolas podem ajudar a preservar o nosso planeta. Ouviram o Avelino falar sobre agricultura sustentável, permacultura, compostagem e vermicultura e perceberam como a terra pode ser trabalhada com respeito. 
É sempre com alguma nostalgia que volto àquele lugar. Recordo sempre outras visitas, outras conversas, a primeira vez que levei lá o Manel, com dois meses, a D. Durvalina, que lhe ofereceu uma touca de lã, o Tyson, o boxer simpático que costumava passear por entre as estufas. Fotografei os canteiros, as flores, as estufas e a Lua, à janela. E conversei com a Maria João, de quem já tinha saudades. E, aconselhada pelo Avelino, trouxe um raminho de perrejil para fazer um arroz. 
Depois de semanas de muito trabalho, este fim de semana foi de tréguas. Não toquei em papéis. Às vezes é preciso. Amanhã retomo. Procrastinar um pouco não faz mal, de vez em quando. Tenho de me permitir aperfeiçoar esta arte.

Para o lanche, crepes com recheio de caramel au beurre salé, duas receitas bretãs. Souberam ainda melhor na companhia de amigos queridos que apareceram de surpresa. 
Ficam imagens do dia e as receitas. Boa semana!








Crepes

100 g de farinha; 3 ovos; 50 g de manteiga derretida; 2,5 dl de leite; 20 g de açúcar; 1 pitada de sal
Bater tudo, num liquidificador, e deixar descansar 1/2 hora.
Numa frigideira untada, colocar uma porção de massa, espalhando-a uniformemente e deixar cozer. Quando se começar a soltar, virar, com a ajuda de uma espátula, ou, se tiverem mais jeito do que eu, fazer saltar o crepe, virando-o no ar (a única tentativa que fiz não correu lá muito bem, por isso não repeti a proeza ;). 

Recheio de caramel au beurre salé (caramelo com manteiga salgada):
100 g de açúcar amarelo; 40 g de manteiga com sal (usei Milhafre); 200 ml de natas gordas
Levar o açúcar ao lume, numa caçarola, e deixá-lo derreter. Misturar a manteiga e, depois, as natas. Deixar ferver, em lume brando. O caramelo pode ser guardado num frasco, no frigorífico.

Barrar cada crepe com caramelo e dobrá-lo em quatro partes. Se forem mesmo gulosos, podem cobri-los com mais um pouco de recheio. Acompanhar com leite frio ou com um chá quente. Bem bom, para rematar este domingo de inverno!









6 comentários:

  1. A biofontinhas é um óptimo exemplo do que será o futuro para um mundo mais sustentável :)
    Adorei a receita, obrigada!
    Love*
    Treze Mundos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Catarina. O Avelino está sempre a fazer experiências interessantíssimas que, quem sabe, ditarão o futuro desta ilha.

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Que delícia de receita e ideia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/farrapo-velho-de-3-peixes.html

    ResponderEliminar
  3. Precisamos mesmo de mais momentos assim Ilídia.
    Visitar os locais onde somos felizes, aproveitar a casa e cozinhar coisas boas.
    E comer uns crepes tão bons, relaxar e saborear a vida.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamos muito, Inês. Muito mesmo.
      Às vezes, há que fazer um esforço grande para arranjar tempo. Mas é necessário.

      Um beijinho para ti,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.