domingo, 19 de março de 2017

Primavera. E uma receita com coco em dia do pai.

O calendário diz que é só amanhã. Mas eu estou pronta. Nunca estive tanto. Quero que este inverno acabe e que a primavera chegue, com todas as coisas que lhe estão associadas. As flores e os pássaros e todos os sinais que a ilustram em livros infantis e poemas ultra-românticos. Com as flores e o verde, quero que venham todas as outras coisas que simboliza. A calma,  a renovação, a esperança.

Enchi a casa de flores. Às de todo o ano, juntam-se outras, da estação. As do jardim acompanham as vindas do sítio do costume. Já há frésias. Sempre uma alegria quando vejo as primeiras.  Junto-lhes gerberas e proteas. Do jardim, vêm jarros e margaridas. Está composto o ramalhete. Que bem que ficam, todas juntas, a cantar a uma só voz. Na cozinha, voltou a vontade de misturar, de experimentar.  E de brincar com ingredientes menos comuns. Esta manhã, não resisti aos ovos de codorniz que encontrei na praça. Que lindas que são aquelas miniaturas pintadas de preto! Parece-me que hão de ficar bonitos a encimar uma pizza. 

Sabe bem cozinhar ao som de uma música bonita, numa tarde de domingo. Hoje foi esta, muito linda, banda sonora de uma das séries que nos têm acompanhado
Aos poucos, a primavera volta. É sempre assim, felizmente.

Deixo-vos as flores. E a música. E o trailer da série. E a receita dos queques de coco que fiz para o meu pai.














Queques de coco
(Receita adaptada daqui)

Ingredientes para 12 unidades:
1 ovo batido
1/2 chávena de leite
1/4 chávena de óleo
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento para bolos
1/2 chávena de açúcar
1 chávena de coco ralado 
1 chávena e meia de farinha
coco a gosto para polvilhar os queques

Preparação:
Numa taça grande, bater o ovo. Juntar-lhe o leite, o óleo, a baunilha e mexer bem. Juntar os restantes ingredientes, mexendo até estarem todos bem incorporados.
Forrar um tabuleiro de queques com forminhas de papel e enchê-las até 2/3. Polvilhar com coco e levar ao forno, a 180 graus, cerca de 25 minutos.




6 comentários:

  1. Querida Ilídia,
    o sentimento por aqui é semelhante!
    Adorei as tuas palavras, as fotografias, a receita.
    Também ando nessa leitura. Que me dizes? Continua a tratar com a mesma profundidade os temas complexos e os detergentes domésticos?
    Abraço de saudades,
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Guida,

      obrigada pelas tuas palavras. Não escrevia aqui há um mês. O fim deste inverno tem sido duro. Talvez por isso precise tanto da primavera.
      Quando ao "nosso" Karl Ove, comecei há pouco. Ainda não me arrebatou como os anteriores, principalmente os primeiros dois. Mas pode ser problema meu, que não ando muito concentrada. É bem capaz. E tu, que me dizes?

      Temos de falar um destes dias.

      Um abraço, também de saudades,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Que saudades. Fiquei muito contente com a nova receita e com as flores 💐🌹🌹

    ResponderEliminar
  3. Adoro queques de coco.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.