segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Segunda-feira. E uma entrada preciosa.

Hoje é segunda-feira. Aquele dia mal amado. E com vento e chuva, mais ainda. Hoje, na ilha, o tempo esteve mau. Triste, mesmo. A pedir manta, sofá e lareira acesa. Num dia como o de hoje, de trabalho, mesmo que grande parte em casa, não houve tempo para refeições elaboradas. Comida reconfortante era o que apetecia. Caldo verde e um gratinado. Tudo feito depressa, com a Bimby a ajudar. Enquanto preparava o jantar, a chuva parou, o ventou acalmou, o céu encheu-se de cores. Como se, depois de um dia demasiado sisudo, alguém se lembrasse de dar uma festa lá em cima. Lindo, o meu Pico do Capitão em tons de púrpura e laranja. Seja com nevoeiro, com ou sem vacas, com terrenos verdes ou lavrados de fresco, o Pico do Capitão, visto do meu escritório, nunca deixa de me deslumbrar.

A receita que trago não é de hoje. Não é receita de dias apressados. É daquelas que, não sendo difíceis, requerem alguma paciência. Vontade de estar na cozinha, pelo menos. No dia em que a fiz, o prato principal era simples. Um daqueles assados que se fazem sozinhos. A sobremesa estava no frigorífico, pronta a desenformar. Servi o meu vinho, pus a minha música e pus mãos à obra. Sentada na ilha da cozinha, sozinha, fui cravando as pedras da romã, uma a uma, até cobrir toda a base. Não há como olharmos para os grãos deste fruto sem deixarmos de pensar na metáfora, já tão gasta, dos rubis. Ao colar os bagos, um por um, senti-me o ourives que cria uma jóia preciosa. Quando os meus convidados chegaram, exibi, cheia de orgulho, a peça que acabara de fazer. 

Ficam as imagens do céu de hoje. E das flores que estão na jarra. E da receita da entrada de há uns dias. Uma boa semana!






Paté de queijo com romã
(Adaptado de Bimby - Momentos de Partilha, Dezembro de 2016)


Ingredientes:
15 g de sementes de sésamo
10 g de manjericão (usei salsa)
150 g de queijo cheddar, cortado em pedaços
100 g de queijo mascarpone
200 g de queijo-creme
1 pitada de pimenta
1 romã
Preparação tradicional:
Forrar uma taça, com aproximadamente 14 cm de diâmetro, com película aderente.
Numa frigideira, tostar ligeiramente as sementes de sésamo. Colocá-las num almofariz e esmagá-las, juntamente com a salsa. Juntar o queijo cheddar, ralado, o mascarpone e o queijo-creme e amassar tudo muito bem, até obter uma pasta. 
Colocar a mistura na taça e levar ao frigorífico cerca de 1 hora, ou até ganhar consistência.
Desenformar, cobrir com a romã e servir com tostas.
Preparação na Bimby:
Forrar uma taça, com aproximadamente 14 cm de diâmetro, com película aderente.
Colocar as sementes no copo e aquecer 3 minutos/ varoma/ velocidade colher. Adicionar a salsa e triturar 2 minutos/ velocidade 7. Baixar com a ajuda da espátula o que ficou na parede do copo.
Adicionar o queijo cheddar e triturar 10 segundos/ velocidade 7. Juntar o mascarpone, o queijo-creme e a pimenta e envolver 15 segundos/ velocidade 4. 
Colocar a mistura na taça e levar ao frigorífico cerca de 1 hora, ou até ganhar consistência.
Desenformar, cobrir com a romã e servir com tostas.


8 comentários:

  1. Minha querida: Já nem me lembro há quanto tempo por aqui não passava:(
    Adoooooroooo romã! Tem um aspeto fantástico! Tenho que experimentar:)
    Bjs, mts bjs
    M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre tão bom ver-te por aqui :) Apesar de até eu já vir cá com menos frequência ;)
      Experimenta! O interior é muito fácil, principalmente com a ajuda da Bimby. O exterior é para aqueles dias em que a paciência está em alta :)

      Muitos beijos para ti também, com saudades.

      Ilídia

      Eliminar
  2. Adorei essa entrada e achei um máximo a ideia de servir com os gomos da romã.
    Bela partilha.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/segundas-sem-carne-nabo-gratinado.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma entrada saborosa e bonita, Clara. Experimente :)

      Um beijinho,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Querida Ilídia,
    continua a ter problemas em deixar comentários no teu blog... só pode ser incompetência minha.
    Adorei as tuas fotos. Que paisagem essa! Que privilégio o teu. E chuva quando se está em casa é tão, tão bom.
    Quanto à receita, tal como dizes, uma «preciosidade»!
    Fica com o meu abraço,
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deve ser incompetência tua. O blogger tem uns caprichos de vez em quando.
      As nossas paisagens são bonitas, sim. Tens de as vir conhecer ao vivo ;) Hoje está um dia cinzento, mas já estou em casa, por isso não estou mal :)
      Não consigo olhar para a romã sem pensar em rubis. Eu e toda a gente, parece-me. Daí o adjetivo "preciosa" :)

      Outro abraço para ti,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.