domingo, 4 de dezembro de 2016

Uma receita de panna cotta

Há algum tempo que não aparece por aqui uma receita. Não é que não se cozinhe por estes dias. Simplesmente, com os afazeres de final de período, não há tempo para grandes experiências com comida. Faço os pratos conhecidos, que sei que que não desiludem. Ou passo no talho de sempre e compro carne para grelhar. As sobremesas andam esquecidas. Nesta altura, em que se avizinham muitos jantares e alguns excessos, em casa, tentamos ser regrados. 
A sobremesa de hoje foi feita há muito tempo e estava guardada, à espera do seu dia. Uma panna cotta para adultos, com uma pontinha de Baileys. Deixo agora a receita por me parecer que se adequa a esta época festiva. Ainda não perdi a esperança de fazer as minhas panna cottas em formas e de as desenformar com aquela dose de dramatismo que fica sempre bem, de preferência em frente aos convidados. Mas ainda não me atrevi. Para já, sigo o caminho mais simples: faço-as em copos de cocktail e não corro riscos.

Panna Cotta de chocolate e baileys
(Ligeiramente adaptado de Chocolate... simplesmente irresistível, Vorwerk.)


Ingredientes:
4 folhas de gelatina neutra, cortadas em pedaços
Água q.b. para hidratar a gelatina
320 g de natas
50 g de açúcar
80 g de chocolate para culinária, partido em pedaços
100 g de queijo-creme
120 g de requeijão
80 g de licor de creme irlandês (Baileys)
Amêndoa tostada, picada, para servir

Preparação tradicional:
Colocar as folhas de gelatina num recipiente com água fria para hidratar durante 5 minutos. Retirar, espremer e reservar.
Levar ao lume, em banho-maria, o chocolate, 120 g de natas e 20 g de açúcar até obter um creme. Retirar do lume, adicionar metade das folhas de gelatina, bem espremidas, e misturar bem, com a batedeira. Adicionar 50 g de queijo-creme e 50 g de requeijão e continuar a bater, até estar tudo bem incorporado. Distribuir por taças individuais ou copos e levar ao frigorífico cerca de 1 hora, ou até ganhar consistência.
Aquecer, também em banho-maria, 200 g de natas e 30 g de açúcar, mexendo sempre, até o açúcar estar derretido. Adicionar a restante gelatina bem espremida e bater, até esta estar bem incorporada. Juntar 50 g de queijo-creme, 70 g de requeijão e o licor e misturar, com a batedeira. 
Distribuir pelas taças, sobre o creme de chocolate, e levar ao frigorífico cerca de 2 horas. 
Servir com amêndoa granulada, previamente tostada.

Preparação na Bimby:
Colocar as folhas de gelatina num recipiente com água fria para hidratar durante 5 minutos. Retirar, espremer e reservar.
Colocar no copo 120 g de natas, 20 g de açúcar e o chocolate e programar 2 minutos e meio, 60 graus, velocidade 2.
Adicionar metade das folhas de gelatina bem espremidas e misturar 30 segundos, 60 graus, velocidade 3.
Adicionar 50 g de queijo-creme e 50 g de requeijão e misturar 30 g, velocidade 4. Distribuir por taças individuais ou copos e levar ao frigorífico cerca de 1 hora, ou até ganhar consistência.
No copo limpo, colocar 200 g de natas e 30 g de açúcar e programar 2 minutos e meio, 60 graus, velocidade 2.
Adicionar a restante gelatina bem espremida e misturar 30 segundos, 60 graus, velocidade 3. Juntar 50 g de queijo-creme, 70 g de requeijão e o licor e misturar 30 segundos, velocidade 4. 
Distribuir pelas taças, sobre o creme de chocolate, e levar ao frigorífico cerca de 2 horas. 
Servir com amêndoa granulada, previamente tostada.



Boa semana para todos!

6 comentários:

  1. Adoro panna cotta, mas os meus homens não acham grande piada:( Quando faço, sou a única que come e não dou vazão, por mais que goste.
    Há dias assim como esses que descreves. Vida real, normal, que não conta histórias. Lindo, o gatinho com olhos verdes:)

    Uma boa semana! Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa, eu também sou a maior apreciadora de panna cotta. Por isso, só faço quando tenho alguém para jantar. Nunca só para nós.
      Ultimamente, tem havido muitos dias assim, apressados, sem tempo para as minhas coisas. Dias melhores virão. Bem que precisamos.
      É linda a Amélia, não é? Está aqui perto de mim, sempre à procura de mais mimo :)

      Uma boa semana para ti também.

      Um beijo.

      Ilídia

      Eliminar
  2. Está tão bonito o novo logotipo :)
    Gosto muito de panna cotta, desde que não seja demasiado densa e com demasiada gelatina, mas nem sempre faço e sou como tu, prefiro jogar pelo seguro e servir em copos. Os dias por cá andam como por aí, muito trabalho e quase não tenho cozinhado nada de novo, mas é mesmo assim, só vou parar a 25 e nesse dia logo preparo algo bom para todos.
    Aproveito para te desejar umas boas festas Ilídia, a ti e à tua família.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Estava cansada do anterior. Estava demasiado pesada. De vez em quando, há que mudar!

      Muito trabalho por aqui também. Ainda hoje estive na escola. Espero poder ficar por casa a partir de amanhã, para me dedicar às coisas da casa e da cozinha. E ao Manel, que já está em casa desde segunda-feira :)

      Umas boas festas para ti também, querida.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Que bom aspecto. Deve ser uma maravilha!!! :)
    Beijinho!!

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.