quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Uma espécie de mexilhões à Bulhão Pato

Há poucas coisas que evoquem o verão como o cheiro do marisco fresco e o barulho de conchas a cair no metal. É daqueles sons que me alegram, enquanto faço o jantar, com a porta escancarada para o jardim, já com a mesa posta para receber amigos. 
Às vezes, enquanto cozinho, dou por mim a pensar que será o prazer nestes detalhes que nos distinguem, nós, os que gostamos de cozinhar, das outras pessoas, as que o fazem sem gosto, por obrigação. Quem gosta de fazer comida tem os sentidos alerta e consegue tirar prazer de todos os pequenos detalhes que envolvem a preparação de uma refeição. O paladar é apenas o fim. Pelo meio, todos participam. O colorido dos legumes, o barulho da faca na madeira da tábua, os aromas que nos chegam das ervas aromáticas pousadas na bancada, o frigir do alho no azeite e o cheiro que começa a tomar conta da cozinha e que atrai o Manel a esta divisão, curioso sobre o que será o jantar.
Neste dia, tudo começou na bancada da peixaria. Ao olhar para o saquinho de mexilhões a cheirar a mar, lembrei-me que seriam a entrada perfeita daquele jantar de domingo. Uma espécie de mexilhões à Bulhão Pato, pensei, mas sem coentros, para que não haja narizes torcidos. Já em casa, entreguei-me à tarefa (a menos prazerosa, confesso) de os limpar, puxando, com uma faca pequena, as barbas, antes de os mergulhar em água fresca, temperada com sal. A seguir, foi só abrir o armário, tirar alho, azeite e vinho branco. Depois, sal e pimenta e umas folhinhas de salsa. Não tardou nada, estávamos à mesa, a sorvê-los das conchas, que depois eram usadas como colher para beber o resto do molho. Tão bom!



Ingredientes:
1,5 kg de mexilhões
1,5 dl de azeite
6 dentes de alho, fatiados
salsa, picada grosseiramente
sal, pimenta preta e sumo de limão q.b.
vinho branco q.b. (cerca de 1/2 dl)

Limpam-se os mexilhões, retirando-lhes todas as barbas, com a ajuda de uma faca pequena, e colocam-se de molho, em água temperada com sal.
Numa frigideira grande, leva-se ao lume o azeite e os alhos, até estes começarem a ganhar cor. Junta-se a salsa e os mexilhões. Refresca-se com o vinho branco, tempera-se com sal e pimenta e tapa-se. Quando  os mexilhões estiverem abertos, polvilham-se com mais salsa e regam-se com sumo de limão. O resto é fácil: servir os mexilhões, com uma fatia de pão fresco e um copo de vinho branco.


10 comentários:

  1. Já há algum tempo que ando afastada dos blogues. É bom voltar e saber que alguns espaços permanecem iguais. Não me consigo encaixar no mundo do facebook onde basta carregar no "gosto" quando, tantas vezes, o que apetece é demorar-me e apreciar cada palavra. Adoro esta forma de escrever e ia jurar que quase ouvi o barulho das conchas na frigideira. Até breve e boas férias se for o caso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas tuas palavras. Fico feliz que tenhas gostado de me visitar :) De facto, vivemos num mundo em que tudo se quer rápido, a condizer com a agitação dos nossos dias, mesmo correndo o risco de não apreciarmos as coisas como elas merecem. Vejo vantagens no Facebook, só tenho pena que algumas pessoas não vão além dele. Isso é que não.
      As férias já terminaram há algum tempo. Mas os programas de férias continuam ao fim de semana e depois do trabalho. E a comida de verão também :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  2. Bo mesmo, adoro este tipo de petiscos/entradas.O que seria do Verão sem uma boa ameijoa, marisco ou o bom do mexilhão Ilídia,

    beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, Mariana. Por mais que no inverno também se comam, nunca sabem como agora ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  3. Olá Ilídia,

    É mesmo bom que estejas de volta. Por coisas destas. A tua alma e a tua comida não podiam ficar circunscritas à tua cozinha e ao teu jardim. E sabes, eu até nem gosto muito de mexilhões, mas olho para as imagens e leio o texto e penso que devo mas é começar a gostar:)

    Dias bons. Antes e depois das 17.30:) Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu carinho. Também estou muito feliz por ter voltado. Tenho andado a fotografar tanto, de forma tão entusiasmada :) E ler comentários como este ainda me fazem mais feliz.
      Dá uma oportunidade aos mexilhões. Vais ver que ainda te convertes ;)

      Dias bons para ti também. Aproveita bem o resto do verão.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  4. É o que gosto aqui, de te ler, assim como apreciar todo o processo do cozinhar, estava aqui a imaginar a preparação da tua receita e quase senti o cheirinho a pairar no ar. Como sabe bem, este momento.
    Aqui há boa comida, boas palavras com sentido e alma, com perfumes e sabores que adoro.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Inês :) Os teus comentários deixam-me sempre com um sorriso :)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  5. Nunca comi mexilhoes! Tenho mesmo de experimentar! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, está na hora de experimentar ;)

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.