É muito bom, o verão nesta terra. Mesmo quando as férias acabaram e se regressou ao trabalho. Nos dias grandes, parece caber tudo o que lhes quisermos juntar. Não perdemos horas no trânsito caótico e não chegamos a casa irritados, a pensar que o tempo se esgotou. Mesmo que nos acompanhe alguma irritação, é mais fácil afugentá-la em dias de sol. Aqui, aproveitamos o verão. Cada um à sua maneira. Há os que saem do trabalho e correm para as touradas. Há os outros, para quem o verão é praia e esplanadas. E há quem prefira vir para casa já a pensar na preparação do jantar. Flores do jardim, guardanapos e louça colorida. Não é preciso muito, no verão. Uns petiscos, uns grelhados e uma salada. Vinho branco fresquinho e o festim está completo. O resultado é quase sempre o mesmo: jantares que se prolongam pelo serão, entre gargalhadas e os cânticos dos grilos, que este ano perderam a timidez e resolveram cantar mesmo ao pé de nós. No dia seguinte, custa um bocadinho acordar, mas vale a pena.
Azeitonas temperadas
com alho, tomilho e louro
Num saco de plástico, coloca-se 200 g de azeitonas pretas, de boa qualidade, 1 folha de louro, cortada em pedacinhos, 6 dentes de alho, fatiados, tomilho fresco, a gosto, e 5 colheres (de sopa) de azeite. Tempera-se com sal e pimenta, agita-se o saco e deixa-se marinar algumas horas (fiz as minhas na véspera).
A receita das lapas está aqui, escrita pela minha amiga Maria. Costumo servir as minhas regadas com umas gotinhas de sumo de limão, pão de trigo e vinho branco.
As belas das Lapas! E as azeitonas tambem sabem bem! Beijinhos
ResponderEliminarTão boas, as nossas lapas. E umas azeitonas temperadas são sempre uma opção muito de verão.
EliminarUm beijinho,
Ilídia
Delicioso :)
ResponderEliminarObrigada :)
EliminarObrigada, Susana :)
ResponderEliminarBeijinho,
Ilídia
Não conhecia lapas! Acabei de aprender aqui. Estou curiosa quanto ao sabor. Vou procurar se tem aqui no Brasil.
ResponderEliminar