domingo, 11 de maio de 2014

Peixes. Pintos. Favas. Sábado.

Mesmo que a medo e de uma forma um bocadinho intermitente, a primavera vai-se aproximando. Apesar dos chuviscos que começam a cair sem se fazerem avisar, do vento que me obriga a recolher o vaso dos morangos, das nuvens pesadas que nos enegrecem os dias, os sinais estão aí. A vontade de exterior cresce de dia para dia. Andar pelo jardim e pela horta, apanhar cenouras, descascar favas. Ir ao canteiro das aromáticas colher as flores da sálvia para enfeitar a mesa do jantar.
Aos sábados, há tempo para as rotinas saborosas. Ontem, mais uma visita à Biofontinhas, num dia muito especial. Nasceram os pintainhos da quinta, de uma espécie que já nasce com pantufas :) 




De seguida, uma visita a um lugar novo, pelo menos para mim, onde também se respira simpatia e boa disposição: Os peixes do Paulo. Um lugar onde se compra peixe fresquíssimo, de olhos muito límpidos, acabado de sair do mar. Um casal muito simpático, que, pelos vistos, lê o meu blogue e parece conhecer-me desde sempre :)

 Peixe-rei do alto
Abrótea
Raia

A abrir o jantar, as típicas favas escoadas, com uma inovação: tirei-lhes a casca branca e só depois as misturei com o molho. Um devaneio que os puristas reprovarão, mas que foi bastante elogiado :)



A todos quantos por aqui passam, desejo uma boa semana.


10 comentários:

  1. Que belíssimo fim de semana com tantas coisas boas e passeios tão bonitos. Esses pintos são tão fofos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um fim de semana bem relaxante, Ondina. Estava mesmo a precisar :)

      Eliminar
  2. Bem, essas favas têm um ar magnífico! E os pintos, tão fofos! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As favas são viciantes. Os pintainhos são lindos; tinham nascido poucas horas antes :)

      Eliminar
  3. Amorosas, essas vidas em tons de sol. E os peixes. Gostei tanto do nome dessa loja de peixes. Se aí estivesse, seria cliente certa:) Peixes em vez de peixe. No plural, como a Sophia, a escrever sobre Lagos.
    Eu não gosto assim muito de favas. Faço porque o Vasco adora. E a sério que tentei gostar e tudo, por gostar muito do meu homem:) Mas não consegui assim muito. Em todo o caso, sempre que as faço, é assim verdinhas. Acho que ficam tão feias, com aquelas cascas de fora. Trabalho- extra a descascar, para as ver verdinhas e tenras. Comida de Primavera:) Estou à espera das ervilhas, por esta altura.

    Um beijo de boa semana para ti.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ias adorar aqueles cestos cheios de peixe fresquíssimo. Também gosto muito do texto da Sophia. E a descrição que ela faz dos peixes coloridos tem muito a ver com estes "peixes do Paulo". Muito frescos, a cheirar a mar.
      Acho que já me tinhas dito que não és muito apreciadora de favas. Cá em casa, é o contrário. Eu adoro. O Paulo não. Por isso, só faço quando vem alguém jantar. Por aqui, as favas escoadas típicas ficam com as cascas. Mas gostei desta versão, mais leve :) Tamb+em estou à espera das ervilhas. As da minha horta já têm flor :)

      Um beijo para ti também,

      Ilídia

      Eliminar
  4. Querida Ilídia
    Que sorte a tua teres os "Peixes do Paulo". E que lindos que são!
    Quanto às favas, confesso que só assim me agradam, sem aquele pele horrorosa. E como estamos na época deles, tenho feito bastante e diversas maneiras. Acho que vou tentar a tua versão, não sendo fiel ao original, pois não sei onde desencantar o feto!
    E sim, temos de fazer um telefonema. Tanta coisa para conversar...
    Um abraço,
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este lugar é a tua cara :)
      Eu não acho a pele das favas horrorosa, mas prefiro sem :) Dá um bocadinho de trabalho, mas acho que vale a pena. Pois, feto numa cidade não deve ser fácil. De qualquer maneira, é um preciosismo perfeitamente dispensável :)

      Lá para o fim de semana, o telefonema. O que dizes? ;)

      Beijo,

      Ilídia

      Eliminar
  5. Também só gosto desta versão das favas "sem camisa", como algumas vezes ouço chamar. São muito mais fáceis de digerir e ficam mais bonitas e tudo! Que privilégio, esses peixes fresquinhos que se pode chamar pelo nome ;) Beijo
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha ouvido a expressão :) Ficam realmente muito mais bonitas. No entanto, as favas escoadas típicas da minha ilha servem-se "vestidas" :) Este meu devaneio não agradou muito ao meu pai, habituado a comê-las da forma tradicional.
      Estes peixes frescos são, realmente, um privilégio. Muito rico, o mar dos Açores.

      Um beijo,

      Ilídia

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.