sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Vegan? Eu?!

Fujo sempre de receitas vegan. Eu, que não concebo a minha vida sem um bife mal passado ou um peixinho grelhado, não me identifico minimanente com a ideologia vegan. Respeito as opiniões diferentes da minha, mas há formas de vida que não têm a ver comigo. Não conseguiria ser vegetariana, muito menos me vejo a seguir uma dieta vegan e a ter de abdicar de ovos, leite e outros alimentos de proveniência animal. 
Não obstante, já fiz esta receita duas vezes e tenho de confessar que é um dos melhores bolos de chocolate que já provei. Como já deve ter ficado claro depois do parágrafo anterior, bolo de chocolate vegan não foi a primeira coisa que me ocorreu depois de os meus rapazes me terem solicitado bolo de chocolate, numa tarde de domingo cinzenta e chuvosa. Quando percebi que não havia ovos em casa, a primeira coisa que lhes disse foi Não há ovos. Fica para a próxima. Porém, perante o ar desolado dos dois, lembrei-me de pesquisar uma receita alternativa. O Manel ajudou a mexer o bolo e lá o pus no forno, sem esperar nada de especial. O resultado foi surpreendente. Um bolo fofo e húmido, como se querem os bolos de chocolate. Desde então, já o voltei a fazer, mesmo com ovos no frigorífico.

Bolo de chocolate vegan 
(ligeiramente adaptado daqui)


Ingredientes:
3 chávenas de farinha de trigo
1 chávena e meia de açúcar
1/2 chávena de cacau em pó
3/4 chávena de óleo
2 chávenas de água
1 colher (de chá) de sal
2 colheres (de chá) de vinagre
2 colhres (de sopa) de anis (não usei)
2 colheres (de chá) de bicarbonato de soda

Pré-aquecer o forno a 180 graus. 
Untar e enfarinhar uma forma de buraco.
Mexer todos os ingredientes (com uma vara de arames, sem bater), colocar na forma e levar ao forno, cerca de meia hora (fazer o teste do palito). 

18 comentários:

  1. Tem um aspecto super fofinho!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ola moça tudo bem ?
    Não percebi a parte dos 2/4 de chávena de óleo, não seria 1/4 ?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São 3/4, Andreia :) Já corrigi. Obrigada.
      Beijinhos para ti e para os teus rapazes.
      Ilídia

      Eliminar
  3. e que rico aspeto tem esse bolo! Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Claro que não:) Não te imagino convertida, pelo menos. Mas isso não quer dizer que não se possa sempre retirar o bom de qualquer coisa que nos é exterior a vários níveis. Como um bolo de chocolate sem ovos, por exemplo. Convivi demasiado de perto e durante muito tempo com adeptos fervorosos da comida vegetariana e da versão mais radical, a vegan. Aprendi muito, retirei as coisas que me pareceram bem e deitei fora tudo o mais. Para memória futura, uma lição bem importante: o nosso corpo precisa de muitas coisas diferentes. Caso contrário, cabelos sem vida e fracos, pele baça e nada macia e carências de ordens diferentes. Os pais de uma das minhas amigas de infância eram hippies e vegetarianos. Os filhos cresceram nessa filosofia. Não correu lá muito bem, que a um dado momento, tiveram de começar a comer carne e ovos e a beber leite a sério. Ainda bem que sim.

    Uma semana linda para ti!

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, associo sempre a filosofia vegan a radicalismos que rejeito completamente. De tal modo que, quando vejo uma receita vegan, passo à frente. O fundamentalismo subjacente irrita-me e pronto. No entanto, este bolo surpreendeu-me. Ainda bem que me faltaram os ovos, caso contrário, não o teria descoberto.

      Uma semana linda para ti também :)

      Um beijo

      Eliminar
  5. Eu já pensei em tornar-me vegetariana, a sério, depois de muitas coisas que vi durante o meu curso e matadouros (yak), mas na verdade não resisto a um bacalhau, a ovos, a alheiras, manteiga e queijos.
    Mas este bolo eu adoro, já o fiz e todos adoraram :) é mesmo bom!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que a ideia de te tornares vegan não te tenha passado pela cabeça :) Não te vejo assim tão radical :)

      Um beijo

      Eliminar
    2. E eu não a via assim tão preconceituosa

      Eliminar
  6. Vegan ou não este bolo é uma tentação!
    Se der ainda o vou testar um dia destes
    beijinhios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Testa, Mané. Não te vais arrepender :) Que bom ver-te por aqui. Obrigada por todos os comentários. Deixaram-me tão feliz :)
      Um beijo enorme, querida.

      Eliminar
  7. Também não sou vegan, apesar de passar sem carne, não passo sem um belo peixinho fresco, mas apesar disso este bolo convenceu-me.
    Vou ter que experimentar
    Um beijo e bom fim de semana

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.