sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O mistério do ingrediente desconhecido

Este poderia ser o título de um romance juvenil. Confesso que me lembrei d' Os Cinco, ao escrevê-lo. De facto, foi uma aventura fazer esta sobremesa. Não que seja difícil. Não que tenha corrido mal. A aventura foi fazê-la, numa manhã de sábado, com o meu marido à minha volta, e tentar esconder um ingrediente que sei que não lhe agradaria. Esta sobremesa leva milho doce. E o meu marido abomina milho doce. E se soubesse que aquele creme achocolatado com bom aspeto levava milho doce, nem o chegaria a provar. Assim, a solução mais sensata pareceu-me não lhe contar a parte do milho doce.
À mesa, no fim do jantar, todos provaram. Começaram os huns de satisfação por parte de todos os comensais. Incluindo o dele. Perguntei-lhe: É bom, não é? Ele, que me conhece como ninguém, perguntou, desconfiado: Porquê, o que é que leva? E eu, triunfante (pronto, admito, com um risinho muito irritante): Milho doce! Ele nem queria acreditar. Mas, depois de tantos elogios efusivos, já não dava para voltar atrás. Ah! Ah!Ah!Ah!
Doce de chocolate
1 lata de leite condensado
1 lata de milho (do mesmo tamanho da de leite condensado)
1 lata de leite (medida das anteriores)
1 colher de chá de maizena
1/2 colher de sobremesa de chocolate em pó

Bata no liquidificador, ou na Bimby, a lata de milho com a do leite condensado e a do leite. Passe por um passador para retirar as cascas do milho e, por fim, junte a colher de maizena (que se desfez num pouco de leite roubado à medida deste) e o chocolate em pó. Leve ao lume, num tacho, a engrossar (na Bimby, 20 minutos, velocidade 4, 90 graus). Leve ao frigorífico algumas horas ou de um dia para o outro. 
Pode servir, morno, como calda para gelado.

Fonte: O melhor livro de chocolate do mundo, Carlos Braz Lopes, Casa das Letras.

18 comentários:

  1. Acho que foi um truque sábio ;)
    Beijinho
    PS Vou ficar com a receita

    ResponderEliminar
  2. hmmmm :D deve ser delicioso
    beijinhos e bom fim de semana :)
    http:\\alfazema-chocolate.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Hummmmm...Já estou a imaginar a delicia que deve ser!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Que delicia, adorei!
    beijinhos e bom fim de semana,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Ah, adorei Ilídia :)
    Também já fiz isso ao meu querido, que abomina nozes, e não é que comeu e gostou. E só quando eu me ria e perguntava, é bom não é? Ele lá desconfiou! hehehe.
    Adorei esta sobremesa, vou querer experimentar um dia :)
    Um beijinho querida.

    ResponderEliminar
  6. Olá Ilídia,

    Adorei o doce. Ficou muito apetitoso e com um aspeto magnifico. Ao contrário do teu marido eu adoro milho por isso esta sobremesa já foi para cad vez maior lista de A Fazer. Aqui pelos Sabores só escondo ingredientes da minha pequena (é difícil de contentar).

    Bjnhos e um final de semana maravilhoso.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. LOLOLOLOLOLOL, muito bom! Adorava ter visto a cara do teu marido! Também já fiz isso ao Vel, que não gosta de coco :p

    ResponderEliminar
  8. Olá Lídia,

    afinal o teu marido já não pode dizer que não gosta de milho doce, pelo menos quando incorporado nesta receita. Tem um aspecto fantástico.

    Beijinhos.

    http://receitaspanelaferro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Que marota ;) Mas com um gim justificável. Ele até gostou e tudo, vês?
    Beijo
    babette

    ResponderEliminar
  10. Ahahah!! Tolos que são os nossos senhores!!!
    Confesso que fiquei super curiosa!

    ResponderEliminar
  11. aiii!!! deve ser mesmo uma delícia!!´´

    beijinho
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Oi Llidia, realmente temos muitas vezes por disfarçar determinado ingrediente que dizem não gostar, mas que no final o comem sem nem ao menos percebe-lo.Sempre faço isso com meu marido e filhos, mas eles continuam teimando em dizer que não gostam depois de comerem muito.Adorei sua receita de creme de milho com chocolate.Parece delicioso.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  13. Olá Ilídia!
    Ah, onde já vi isso:) A ansiedade e aquele gostinho.. que antecede a revelação do facto vale bem as aventuras! eheheh.
    Adoro milho e este doce deve ter certamente um sabor delicado. já o levei!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Que bela partida! O P. deve fazer parte do clube dos que dizem não gostar sem provarem. Convenhamos que neste caso, o milho foi bem disfarçado. Gostei desta receita intrigante: milho e chocolate!
    Como deves ter reparado, tenho andado ausente. Tive um problema de hardware no portátil que me custou a perda de alguns ficheiros (pouca coisa felizmente)e alguns dias sem que a máquina estivesse funcional. Agora já voltei à normalidade e ando cheia de saudades de visitar alguns cantinhos.
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  15. Até eu me surpreendi e não pude deixar de comentar, a diferença é que amo milho...adorei e já está anotada para provar!

    ResponderEliminar
  16. Que ideia fantástica! Tenho que experimentar esta receita (com as devidas adaptações que as minhas restrições alimentares me obrigam...)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.