quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Um bolo de chocolate para consolar a vista

Não costumo falar aqui de dietas, nem de calorias. Acho aborrecido. Triste, até. No dia-a-dia, costumo ter alguns cuidados, evito fritos e não faço doces com muita regularidade. Mas confesso que me aborrecem as pessoas que não tiram partido da comida (e do prazer a ela associado) por pensarem constantemente nas calorias. Acho que a vida sem umas transgressões esporádicas é tão desenxabida como as comidas recomendadas pelos dietistas. O problema é quando essas transgressões se tornam regra e não exceção. E foi o que aconteceu estas férias. E não me arrependo, note-se. Afinal, considero que as férias só valem a pena aliadas a momentos de prazer à mesa. Não consigo sequer dissociar uma coisa da outra. Conheço todas as regras para não engordar, tudo o que se deve evitar, tudo aquilo de que se pode abusar (só coisinhas sem graça, claro), etc., etc.. Nas férias, porém, escolho esquecer-me delas. Sei que vou ter de me sujeitar a sacrifícios em setembro. Mas prefiro isso a ter de andar a martirizar-me porque não posso comer  aquele prato delicioso ou porque tenho de beber só um copinho de vinho (afinal são cerca de 100 calorias cada um) ou porque não posso ir jantar fora porque "esta semana já tive muitos jantares". Ou pior, martirizar-me porque estou a comer. Por isso, meus amigos, não é só o país que está na penúria. Desde ontem, o meu estômago também está. E eu, apesar de não poder comer, posso olhar. Por isso, aqui fica este bolinho de chocolate que andava perdido nos rascunhos.

BRIGADEIRÃO



Ingredientes:

6 ovos
350 g de açúcar
200 g de manteiga
350 g de farinha
20 g de fermento em pó para bolos
50 g de chocolate em pó
1 pitada de sal
250 g de leite

Ingredientes para o recheio e cobertura:
2 latas de leite condensado
100 g de chocolate em pó
20 g de manteiga
Granulado de chocolate para decorar

Preparação na Bimby:

Bolo:
Coloque a "borboleta", as claras e programe 6 minutos/ velocidade 3 1/2. Retire e reserve.
Sem a "borboleta", deite no copo o açúcar, a manteiga, as gemas e programe 3 minutos, velocidade 3.
Aqueça o forno a 180 graus.
Adicione à mistura anterior a farinha, o fermento, o chocolate, o sal e o leite e programe 20 segundos, velocidade 3.
Junte as claras em castelo e programe 15 segundos / velocidade 3.
Deite o preparado numa forma alta de 20-22 cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno cerca de 30-40 minutos. Verifique se está cozido com um palito.

Recheio e cobertura:
Coloque no copo todos os ingredientes e programe 36 minutos, 100 graus, velocidade 4. Retire de imediato e deixe arrefecer.

Depois de o bolo estar frio, corte-o ao meio. Recheie o bolo com parte do preparado e, com o restante, cubra-o e decore-o com o granulado de chocolate.

Preparação tradicional (não testada):

Bolo:
Bata as claras em castelo e reserve.
Bata o açúcar, a manteiga e as gemas, até obter uma massa esbranquiçada.
Aqueça o forno a 180 graus.
Adicione à mistura anterior a farinha, o chocolate, o sal e o leite e continue a bater até que todos os ingredientes estejam incorporados.
Junte as claras em castelo e misture, com cuidado.
Deite o preparado numa forma alta de 20-22 cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno cerca de 30-40 minutos. Verifique se está cozido com um palito.

Recheio e cobertura:
Leve todos os ingredientes ao lume, mexendo sempre, até obter um creme espesso.

Depois de o bolo estar frio, corte-o ao meio. Recheie o bolo com parte do preparado e, com o restante, cubra-o e decore-o com o granulado de chocolate. 

Fonte: A Bimby - Massas e Doces, Vorwerk


Vou só olhar para ele mais um bocadinho. 
E depois vou dormir, antes que me dê (muita) fome. 

17 comentários:

  1. Obrigada por esta receita :) vai fazer uma criança (e vá ... a mãe também lol) muito feliz :)

    ResponderEliminar
  2. Tem piada, cá na quinta andamos da mesma maneira, a tentar recuperar do pecado da gula do Verão... enfim, em dieta. Aliás o meu blog nasceu inicialmente pela nossa dieta anual, e então na altura chama-se Odisseia de uma Dieta. Mas tal como Ilídea, um dos maiores prazeres é a mesa, por isso não poderia viver eternamente nessa Odisseia, pelo que passei à Quinta da Vinagreira que esse sim é um projecto de todos os dias.

    ResponderEliminar
  3. concordo!! férias merecemos tudo! amei sua receita! e bora para cozinha fazer delicias para agradar e acalentar nossas vidas!

    ResponderEliminar
  4. Concordo!
    Eu cá como de tudo um pouco, evito fritos também e doces como, mas 1, 2, 3 fatias no máximo.
    O teu bolo ficou com um ar bem guloso.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Tenho alguns cuidados com a alimentação mas não é por isso que deixo de comer bem e aproveitar uma boa refeição na companhia de familiares, amigos ou mesmo sozinha. Esse bolinho para mim não dava (tem chocolate a mais) mas está um luxo. Bjs

    ResponderEliminar
  6. Partilho do teu pensamento!
    Também exagero por vezes, mas acho que tudo deve ser feito com peso e medida.
    Gostei muito do aspecto desse bolo, bem guloso!

    ResponderEliminar
  7. São tantas regras dietéticas, que estou vendo a hora em que vão dizer que água e oxigênio fazem mal.A regra é ter bom senso e não enfiar o pé na jaca todos os dias.Transgredir, ocasionalmente, faz bem para a alma.

    ResponderEliminar
  8. Concordo totalmente com as suas palavras, aliás o meu lema é "sempre e pouco" pois penso que a moderação à mesa é que fará a diferença e não propriamente o que se come.

    Adorei o aspecto do seu bolo, ficou lindo e convidativo.
    Bolo de chocolate é sempre benvindo para mim, por isso não me faria de rogada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Concordo totalmente com as suas palavras, aliás o meu lema é "sempre e pouco" pois penso que a moderação à mesa é que fará a diferença e não propriamente o que se come.

    Adorei o aspecto do seu bolo, ficou lindo e convidativo.
    Bolo de chocolate é sempre benvindo para mim, por isso não me faria de rogada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Concordo completamente, vou também ficar a consolar-me a olhar para ele, está lindo!

    ResponderEliminar
  11. Perigo! Bolo ALTAMENTE irresistivel!!!
    :))

    ResponderEliminar
  12. Também tento ser razoável no dia-a-dia. Como sopa, vegetais, nada de fritos e doces só ao fim-de-semana. Mas quem espreita o meu blog julga até que é um festival de bolos todos os dias :) Faço mais para partilhar e provar.
    Mas quando são férias e dias especiais, podemos exagerar um pouco :)
    Também não me privo de petiscos, doces, gelados e refrescos.
    E este teu bolo, que pecado!!! Será que resisto?
    Um beijinho. E easy on the diet :)

    ResponderEliminar
  13. Contrariamente a ti, ainda n consegui começar! A minha irmã vai embora sábado e vamos entrar em vida nova cá em casa!!! A desgraça vai ser o forno de lenha no inverno... Vamos ter fé q este barco chega a bom Porto...:) beijinho .M

    ResponderEliminar
  14. Muito obrigada a todas pelos vossos comentários e partilhas. Gostaria de responder a cada comentário individualmente, como tenho feito, mas o tempo já começa a ser muito pouco: tive formação e as aulas começam na próxima semana, pelo que estou a prepará-las.
    Beijinhos para todas.

    P.S.: Continuo a portar-me bem :) Bolos e comida calórica em geral, só aqui :)

    ResponderEliminar
  15. Um bolo destes e só dá para olhar?:) Quando estivemos juntas, acabámos por não falar destes domínios. Embora já tivéssemos iniciado uma conversa sobre algumas das coisas. Não consigo abrir mão do prazer associado à comida. Nunca fiz nenhuma dieta. O que não implica que não tenha alguns cuidados que me ficaram da disciplina da dança. Comer pouco e muitas vezes é o mais importante. Água sim. Mas nunca a acompanhar as coisas que comemos entre as refeições. Uma falácia, aquilo de bebermos litros e litros de água. Principalmente se associados a bolachas (mesmo que sejam daquelas que não sabem a nada).Para além de que pode fazer muito mal, segundo já me explicaram. E vinho às refeições. Sem exageros. Havemos de falar mais um bocadinho sobre estas coisas:) Entretanto, determinação. E cuidado com as coisas entre as aulas. A nossa profissão presta-se a esse tipo de erros, por termos tão pouco tempo entre uma aula e outra. Queremos saciar rápido e às vezes fazemos opções rápidas:)

    Uma boa semana para ti.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mar. Não bebo litros e litros de água. Bebo a suficiente. E aceitei o teu conselho das tisanas :) Neste momento, não bebo vinho às refeições, pois pretendo mesmo perder peso de forma mais ou menos rápida. Daí que tenha tido mesmo de fazer uma dieta mais austera. Daqui a pouco tempo, entro na fase do copinho ao jantar:) As coisas entre as aulas nunca foram o meu problema. Costumo comer fruta ou um iogurte com uma ou duas bolachas. O problema foi ter-me descontrolado este verão. E agora tenho de sofrer um bocadinho :) Mas estou determinada e já comecei a perder peso.
      Um beijo e obrigada pelas dicas ;)

      Eliminar
  16. Quero consolar minha vontade de comer chocolate todo o tempo. aiaiai
    Deve ter ficado delicioso. Vou fazer.
    Dar uma olhadinha no meu blog ele acabou de nascer....rsrsrrsrsrs

    http://virandocomida.blogspot.com

    Beijos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.