domingo, 30 de setembro de 2012

Sublime

Acho que sublime é a palavra. Não me ocorre nenhuma mais adequada ao entardecer de ontem.
Quando fazíamos o trajeto entre Angra do Heroísmo e São Sebastião, fomos presenteados com um dos espetáculos mais belos que vi nos últimos tempos. A natureza majestosa a mostrar-nos que é capaz das mais belas obras de arte. Uma lua imponente, que nos fez companhia enquanto contornávamos o sul da ilha. Uma lua muito redonda, que riscava um mar de azeite e iluminava um pequeno barco de pesca.



Atrás de nós, um quadro não menos belo. Daqueles raros, que apetece contemplar horas a fio, numa tentativa de os absorver, de os guardar. O Monte Brasil, em primeiro plano. Ao fundo, São Jorge e, por trás, a silhueta grandiosa do Pico.
Nas ilhas do triângulo (Pico, Faial e São Jorge), é maior a noção de arquipélago. A noção de pertencermos a um todo. Quase acreditamos que, se nos lançarmos ao mar, facilmente alcançamos os nossos vizinhos. Na Terceira, não. Bem mais afastada das irmãs, só lhes vemos a silhueta se o tempo estiver bom. São Jorge, com alguma frequência. O Pico, se tivermos sorte. Ontem, foi um desses dias. Ontem, tivemos a sensação de pertencer a um arquipélago. 



A rematar a tarde, um jantar com a vista já tão familiar do farol das Contendas.


18 comentários:

  1. Fotos lindas! E que belas paisagens têm os Açores! Portugal é lindo!!!
    Que bela forma de terminar o dia!

    ResponderEliminar
  2. Tenho que ir aí! Maldita austeridade :((

    ResponderEliminar
  3. Que lindas fotos e que Portugal tão lindo

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha mesmo.
    Obrigada por partilhares o presente que recebeste.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Sublime é mesmo a palavra certa. Que fim de dia singular.
    As fotos estão todas muito bonitas, mas fiquei mais tempo a apreciar a que retrata o monte brasil, a ilha de São Jorge e a do Pico.Um 3D fantástico. Há dias com momentos assim.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Não podias ter escolhido melhor designação... sublime, com toda a certeza. Parabens as fotos realçam mesmo o paraízo em que vivemos.

    Beijos e boa semana para ti :)

    ResponderEliminar
  7. Sabes, ao olhar as imagens, penso só na dádiva enorme que é podermos estar aqui. Ver coisas assim. Sermos capazes do encantamento inicial que nos faz estar despertos. E uma lua não ser só um ponto branco num céu escuro. E um mar não ser só uma quantidade de água impossível de determinar. Tu aí na tua ilha que te deu a sensação de ser um arquipélago. Eu aqui, junto a dois rios com muito verde à volta. Lá fora, a mesma lua que aí.

    Um beijo de boa semana.

    Mar

    PS: Um dado novo na minha vida. Melhor, uma pessoa nova na minha vida. Vinda de Itália. Depois explico estes dias sem dar sinal.

    ResponderEliminar
  8. Tem toda a razão Ilídia, é sublime! Apesar de haver muitas limitações relacionadas com a insularidade, da belíssima paisagem não nos podemos queixar. Por cá, nos dias de bom tempo além de ver o Pico e São Jorge, também se pode ver a Graciosa, o que para mim é uma imagem muito bonita!
    Temos de aproveitar o melhor que temos!
    Uma boa semana,
    Graça

    ResponderEliminar
  9. Adorei as fotos, paisagens encantadoras !
    Não conheço os Açores... ainda ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que lindas fotos... Os Açores são encantadores (até fiz verso!)

    ResponderEliminar
  11. Bem.. que foto magnífica! Eu sou do continente, mas já me rendi aos Açores! Isto é simplesmente algo que não tem explicação, só mesmo sentindo e vivendo.

    ResponderEliminar
  12. De facto vivemos no paraíso e nem damos conta :)

    Vim cá espreitar se já tinhas novo banner no teu blog.

    C'ma tu tás profeita mulhé com o tê cópe de vinhe :P

    Gostei muito do new look!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obriguiade, Manuela :) Tinha que tê o cope de vinhe ;) Senão não seria eu :)
      Beijos

      Eliminar
  13. Que saudades da viagem que fiz aos Açores, já lá vai mais de uma década!
    Fotos lindas.
    Um privilégio viver desse lado :)

    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  14. Obrigada a todos pelos comentários. Apesar de, como diz a Graça, a insularidade trazer algumas limitações, somos, realmente, privilegiados em muitos aspetos. E paisagens como estas são raras e muito, muito belas. Fico muito feliz por ter a máquina comigo naquele dia e ter podido registar este belo espetáculo.
    Beijos,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  15. As fotos estão espectaculares! Eu que já me habituei a ver o Pico e São jorge do Faial, confesso que também gostei do enquadramento visto da Terceira. E as cores da foto estão maravilhosas!
    Saudações insulares*

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.