terça-feira, 28 de agosto de 2012

KEEP CALM and MAKE JELLY

Agosto está quase a chegar ao fim. Para trás, ficam os dias longos e calmos. Dias de descanso, preguiça e brincadeiras. Dias de leituras que se estendem por horas e filmes pela noite dentro. E jantares prolongados no jardim, entre copos e gargalhadas. 
Do que vou ter mais saudades é dos dias sem horas nem preocupações. Não ter compromissos, nem horários, nem ter de fazer. Estarmos os três. Almoçarmos os três. Fazer legos com o Manel ou desenhar a quatro mãos. Mãe, desenha um barco com um senhor a pescar. E eu, com a minha falta de jeito, faço-lhe a vontade. E ele aprova.

A toldar estes momentos, a hora de comer a fruta. O meu filho não é apreciador de fruta. Nada esquisito para comer (sopas com ingredientes invulgares, flores comestíveis, marisco, caracóis - até sushi provou estas férias), não recusa nada. Só fruta. Assim, os finais de refeição não costumam ser lá muito pacíficos. Para bem da harmonia familiar, fiz-lhe gelatina caseira. Esta, ainda antes de irmos de férias, com cerejas. E ele gostou muito. E eu gostei especialmente de não ter de desesperar durante meia hora enquanto tento dar-lhe fruta. Obrigada, Isabel, pela sugestão :)

Gelatina de cerejas

250 g de cerejas, descaroçadas
40 g de açúcar
1 saqueta de gelatina em pó, neutra (ou 6 folhas)
1 colher de sobremesa de mel
1 colher de sumo de limão
300 ml de água

Descaroce as cerejas, triture-as (usei a Bimby) e junte ao puré o sumo de limão. Num tacho, coloque o açúcar, a água e o mel. Quando ferver, junte a gelatina e o puré de cerejas. Retire do lume e distribua por copos ou formas e leve ao frigorífico, pelo menos quatro horas antes de servir.

NB: Na receita da Isabel, o puré de fruta é coado, com um pano. Caso pretendam uma gelatina mais fina, podem fazê-lo. Limitei-me a triturar as cerejas, para aproveitar toda a fruta. E o Manel gostou, mesmo assim.


18 comentários:

  1. Olá Ilídia :)
    Os dias de rotina por aqui estão a voltar aos poucos também, mas eu gosto da rotina.
    Assim como gosto desses dias fora dela, do descanso e despreocupação, do prazer em ter tempo para o tempo.
    Adorei a gelatina de cerejas, um final de refeição bem animado :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto da rotina. Não desespero no dia de voltar ao trabalho, como algumas pessoas (confesso que já tenho algumas saudades de dar aulas:). No entanto, estes dias despreocupados são tão bons. "Ter tempo para o tempo", como dizes, é das melhores coisas :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Não tenho filhos mas felizmente as minhas sobrinhas adoram fruta. Para a mais nova então, é preciso tirar-lha da frente. Mas a gelatina é uma excelente solução...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, de facto. Claro que continuo a dar-lhe fruta ao natural, mas de vez em quando, esta é uma boa solução.

      Eliminar
  3. Um dos meus meninos adora fruta, Praticamente toda. O outro só gosta de banana, maçã e de vez em quando pêra... Mas não vamos desistir! E de repente vão gostar! Até lá o truque da gelatina parece-me bem ;)
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Manel agora anda a comer bem melão e ameixas. Banana é a fruta preferida, mas não lha posso dar todos os dias. E sim, vou tentando dar-lhe de tudo, incluindo laranja, a "menos preferida".
      Beijinho

      Eliminar
  4. Oi Ilidia
    Tens de comprar um piano ao Manel (assim tocaram a 4 mãos também) :).
    Quanto à gelatina...com papas e bolos se enganam os tolos... só que o doce Manel de tolo não tem nada e a prova foi ter aceite sem dificuldade esta frutinha vestida de guloseima
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aceitou muito bem, principalmente com o truque da forma catita :) Tenho de voltar a fazer, com outra fruta.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Neste verão também fiquei fã das gelatinas caseiras! a tua ficou linda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Argas, obrigada. É, realmente, uma sobremesa bem saudável.

      Eliminar
  6. Olá Ilídia
    Cá por casa a fruta não é problema. A única que comem com menos vontade é a banana (iguais à mãezinha delas :) Adoram sobretudo frutos vermelhos, quanto mais ácidos melhor. Também gostam muito de gelatina, que é a sobremesa de eleição. Por isso vou experimentar a tua sugestão.
    Quanto a comidas estranhas, a Leonor afirma com muita convicção que a comida favorita é sushi! E eu acredito ;)
    Um abraço
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, já tínhamos falado sobre este ponto em comum :) É tão bom podermos sair e comer em restaurantes sem termos de nos preocupar se há menu infantil. Para os nossos filhos, não é preciso. Ainda ontem, num jantar em casa dos meus pais, com vários pratos, incluindo de carne, o Manel optou por polvo :) O pior é mesmo a fruta.
      Um abraço

      Eliminar
  7. Têm muito bom aspecto e a paisagem parece-me muito bonita.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Tixa. A paisagem é muito verde. E calma :)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Um mimo estas gomas e cheias de substância no conteúdo. Uma estratégia que poderei utilizar com o mais velho, que é o ser mais anti-fruta que conheço. A mais novita é o contrário: tenho de lhe tirar a fruteira da frente.Mistérios da vida!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, na verdade a consistência é mesmo de gelatina, não de goma. O Manel adorou. Sim, experimenta e vais ver que a Vivi, mesmo gostando de fruta ao natural, não diz que não.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Daqui a nada, volto a acordar com despertador a marcar as seis e meia:) As coisas são como são. Saber que estes dias foram sendo vividos como pude. Com coisas que corresponderam às expectativas. Outras não. E outras ainda que nem foram antecipadas. Bom assim.
    E este fim-de-semana vou fazer uma coisa que não fazia há anos. No Domingo vou ver Bush a Lisboa e regresso logo a seguir, para uma reunião às nove horas de segunda-feira:) Assim chega ao fim, o tempo com sol.
    Na semana passada apeteceu-me gelatina. Uma coisa de que nunca me lembro. Fiz de maracujá. Ficou bem bonita, a gelatina para o Manuel comer fruta sem dar dores de cabeça à Ilídia:) Quando voltar a haver cerejas, venho buscar a receita, certamente.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, os dias sem horários estão a acabar. Por aqui, também. Mas também já tenho um bocadinho de saudades do frenesim do dia-a-dia (o meu marido não entende como é possível :)Por outro lado, tenho pena de deixar a boa vida. Estou dividida :)
      Por esta hora, já deves estar em Lisboa ou a caminho. Espero que te divirtas (sei que este concerto vai ser especial para vocês :)
      Um beijo

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acerca de mim

A minha foto
O Acre e Doce é um blogue que celebra a vida de casa, principalmente os momentos passados à volta da mesa. É um blogue de coisas que nos fazem felizes, sejam uma refeição, um filme, um livro ou um ramo de flores frescas.